Competências-chave do formador: estudo de caso no CENFIM-NSIi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Generosa Correia de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cordeiro, João Pedro Pina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/33415
Resumo: O objetivo geral deste estudo é analisar e refletir sobre as competências-chave dos formadores do Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM), no seu Núcleo de Sines (NSI). Como objetivos específicos pretende-se definir o perfil ideal do formador do CENFIM NSI, de forma a avaliar o grau de similaridade do candidato a esse perfil, com vista a tornar mais eficiente e eficaz o processo de recrutamento e seleção destes profissionais. Realizou-se um estudo de caso único com uma abordagem quantitativa, através da utilização do inquérito. Ao nível da amostra, a recolha de informação centrou-se em três grupos de intervenientes: primeiro, os candidatos a formador, “objeto” do processo de seleção; segundo, o grupo de profissionais da equipa de gestão do CENFIM-NSI, que serão referidos como especialistas; terceiro, o grupo de formadores de referência, que são formadores que colaboram com o NSI desde há vários anos. A ordenação da importância relativa das competências identificadas permitiu obter o perfil de competências do formador (PCF) para os candidatos a formador. Cada um dos PCFs foram comparados ao perfil de competências ideal do formador e ao perfil de competências do formador de referência. As percentagens de similaridade obtidas para cada um dos PCFs foram bastante elevadas, situando-se entre os 83% e os 89%. Os resultados apresentados neste processo são significativos e concorrem para a decisão de contratação do candidato a formador. Auxilia os gestores das instituições de formação profissional na conceção de políticas com enfoque nas competências que contribuam para a elaboração de sistemas de trabalho deelevado desempenho, alavancando para níveis superiores a eficiência dos formadores, e, por inerência, o resultado dos próprios formandos.
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