A transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2526 |
Resumo: | Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_3e913eff0af1c1a07989c0734d5c7a70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2526 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básicotransiçãocontinuidade educativaarticulação curriculartrabalho colaborativotransitioneducational continuitycurriculum articulationcollaborative workRelatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com a finalidade de dar a conhecer os trabalhos desenvolvidos e as aprendizagens adquiridas ao longo dos quatros estágios realizados durante o curso e o trabalho de pesquisa que emergiu desta formação. O relatório está organizado em duas partes: numa primeira parte são apresentados os contextos de estágio (creche, jardim de infância e 1º ciclo do ensino básico) e o trabalho desenvolvido em cada um deles; na segunda parte é apresentado o trabalho de pesquisa realizado sobre a transição entre a educação pré-escolar e o 1ºCEB. O tema da pesquisa surgiu durante a realização dos estágios por ter sentido várias dúvidas sobre como se prepara e processa a transição das crianças entre a educação pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico. Com esta pesquisa procurei estudar as estratégias que os/as educadores/as de infância e professores/as do 1ºCEB desenvolvem para a preparação do processo de transição, a importância e os objetivos do trabalho colaborativo entre os/as vários/as profissionais da educação e a família. Foi ainda estudada a perspetiva das crianças destes dois níveis educativos face a esta problemática. O presente estudo envolveu três educadoras de infância, três professoras de 1ºCEB, dez crianças de jardim de infância e dez crianças de 1ºCEB. Com a realização desta pesquisa consegui dar resposta a questões e dúvidas que sentia, percebendo como é realizado o processo de transição entre o jardim de infância e a escola, de modo a que este seja facilitado para todos os intervenientes do processo: crianças, profissionais da educação e famílias. Mas como é evidente, e de acordo com os objetivos do estudo, este trabalho foi desenvolvido para que como futura educadora/professora saiba gerir o processo de transição entre a educação pré-escolar e o 1ºCEB de forma a promover o bem-estar e as aprendizagens das crianças.This internship report was carried out within the framework of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB), with the aim of sharing the work developed and the learning acquired in the four internships performed during the course and the research work that emerged from this training as well. This report is organized in two phases, the first phase presents the internship contexts (nursery, kindergarten and 1st CEB) and the work developed. In the second phase describes the research work on the transition between pre-school education and the 1st CEB. The research theme emerged during the internships, having several questions on how to prepare and perform the children transition process between pre-school education and first Cycle of Basic Education. With this research, I managed to study the strategies that educators and 1st CEB teachers develop for the transition process preparation, the importance and the objectives of collaborative work between the various education professionals and the children families. It was also studied the children perspective from both educational levels and the faced challenges from the transition point of view. This study involved three kindergarten educators, three 1st CEB teachers, ten kindergarten children and ten 1st CEB children. With this research, I was able to answer to my initial doubts and questions, understanding how the transition between the kindergarten and the school is carried out, in the way to support those involved in this process: children, education professionals and families. Obviously and in line with the study objectives, this work has been developed in order to be able to manage all transition process between the pre-school education and the 1st CEB as a future educator/teacher, and to promote the children welfare and their successful learnings.Cardona, Maria JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémPardal, Ana Sofia Rana2019-04-24T16:15:25Z2019-02-272019-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2526TID:202189635por202189635202189635info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:35Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2526Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:33.030919Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
A transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
A transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico Pardal, Ana Sofia Rana transição continuidade educativa articulação curricular trabalho colaborativo transition educational continuity curriculum articulation collaborative work |
title_short |
A transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
A transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
A transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
A transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
A transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Pardal, Ana Sofia Rana |
author_facet |
Pardal, Ana Sofia Rana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardona, Maria João Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pardal, Ana Sofia Rana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
transição continuidade educativa articulação curricular trabalho colaborativo transition educational continuity curriculum articulation collaborative work |
topic |
transição continuidade educativa articulação curricular trabalho colaborativo transition educational continuity curriculum articulation collaborative work |
description |
Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-24T16:15:25Z 2019-02-27 2019-02-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/2526 TID:202189635 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/2526 |
identifier_str_mv |
TID:202189635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202189635 202189635 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137035202592768 |