A escrita didática como fomento para a motivação dos alunos no ensino da música : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/7195 |
Resumo: | A primeira parte deste relatório final de Mestrado em Ensino de Música consta de um relato do estágio no âmbito das disciplinas de Formação Musical e de Música de Conjunto, enquadradas na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Essa atividade letiva decorreu no ano letivo de 2018/2019, na Academia de Amadores de Música de Lisboa, estando amplamente descrita no presente trabalho. Assim, começa-se por contextualizar o estudo, introduzindo a escola e as turmas envolvidas, passando-se depois à descrição das práticas educativas, complementando-se esta exposição com uma breve análise crítica dos acontecimentos. A segunda parte do documento apresenta um estudo de caso realizado no âmbito da unidade curricular Projeto de Ensino Artístico. Neste, partiu-se da escrita de uma composição didática, com vista à sua preparação e apresentação em concerto, por parte dos alunos da Academia Musical dos Amigos das Crianças, no ano letivo de 2019/2020. Depois de se fundamentar teoricamente a importância deste empreendimento, faz-se uma breve descrição da escola e da comunidade educativa participante, abordando-se depois os aspetos concretos da escrita musical didática, no rescaldo dos ensaios e do concerto. Finalmente, são analisadas as respostas a dois questionários – um feito a professores e outro a alunos – observando-se os resultados e tentando perceber-se se a peça foi um elemento importante para a motivação dos envolvidos. |
id |
RCAP_3e96708a6f83f50039014aa761e43342 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7195 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A escrita didática como fomento para a motivação dos alunos no ensino da música : um estudo de casoEnsino da músicaFormação musicalComposição didáticaMotivaçãoMusic teachingMusical educationDidactic compositionMotivationDomínio/Área Científica : HumanidadesA primeira parte deste relatório final de Mestrado em Ensino de Música consta de um relato do estágio no âmbito das disciplinas de Formação Musical e de Música de Conjunto, enquadradas na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Essa atividade letiva decorreu no ano letivo de 2018/2019, na Academia de Amadores de Música de Lisboa, estando amplamente descrita no presente trabalho. Assim, começa-se por contextualizar o estudo, introduzindo a escola e as turmas envolvidas, passando-se depois à descrição das práticas educativas, complementando-se esta exposição com uma breve análise crítica dos acontecimentos. A segunda parte do documento apresenta um estudo de caso realizado no âmbito da unidade curricular Projeto de Ensino Artístico. Neste, partiu-se da escrita de uma composição didática, com vista à sua preparação e apresentação em concerto, por parte dos alunos da Academia Musical dos Amigos das Crianças, no ano letivo de 2019/2020. Depois de se fundamentar teoricamente a importância deste empreendimento, faz-se uma breve descrição da escola e da comunidade educativa participante, abordando-se depois os aspetos concretos da escrita musical didática, no rescaldo dos ensaios e do concerto. Finalmente, são analisadas as respostas a dois questionários – um feito a professores e outro a alunos – observando-se os resultados e tentando perceber-se se a peça foi um elemento importante para a motivação dos envolvidos.Abstract : The first part of this document consists of a report within the scope of the disciplines of Formação Musical (Music Education), framed in the curricular unit of Prática de Ensino Supervisionada (Supervised Teaching Practice). This teaching activity took place between 2018 and 2019, at the Academia de Amadores de Música, being widely described in the present work. Thus, we start by contextualizing the study, introducing the school and the classes involved, then going on to describe the educational practices developed. To complement this exhibition, a brief critical analysis of the events is made. The second part of the document presents a case study carried out within the curricular unit Projeto de Ensino Artístico (Project of Artistic Teaching). Here, the starting point was the writing of a didactic composition, aimed to be premiered in concert by the students of the Academia Musical dos Amigos das Crianças, in the academic year 2019/2020. Consequently, after theoretically substantiating the importance of this undertaking, a brief description of the school and its community is made. After that, the concrete aspects of didactic musical writing are addressed, in the aftermath of rehearsals and the concert. Finally, the responses to two questionnaires – one made to teachers and the other one to students – are analyzed. The results are then observed in an effort to understand if the new composition was an important element for the motivation of those involved.Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões daRaimundo, José Filomeno MartinsRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoDerriça, Tiago de Sousa2020-07-17T15:32:17Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7195TID:202509230porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:47:32Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:46.249502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escrita didática como fomento para a motivação dos alunos no ensino da música : um estudo de caso |
title |
A escrita didática como fomento para a motivação dos alunos no ensino da música : um estudo de caso |
spellingShingle |
A escrita didática como fomento para a motivação dos alunos no ensino da música : um estudo de caso Derriça, Tiago de Sousa Ensino da música Formação musical Composição didática Motivação Music teaching Musical education Didactic composition Motivation Domínio/Área Científica : Humanidades |
title_short |
A escrita didática como fomento para a motivação dos alunos no ensino da música : um estudo de caso |
title_full |
A escrita didática como fomento para a motivação dos alunos no ensino da música : um estudo de caso |
title_fullStr |
A escrita didática como fomento para a motivação dos alunos no ensino da música : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A escrita didática como fomento para a motivação dos alunos no ensino da música : um estudo de caso |
title_sort |
A escrita didática como fomento para a motivação dos alunos no ensino da música : um estudo de caso |
author |
Derriça, Tiago de Sousa |
author_facet |
Derriça, Tiago de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da Raimundo, José Filomeno Martins Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Derriça, Tiago de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da música Formação musical Composição didática Motivação Music teaching Musical education Didactic composition Motivation Domínio/Área Científica : Humanidades |
topic |
Ensino da música Formação musical Composição didática Motivação Music teaching Musical education Didactic composition Motivation Domínio/Área Científica : Humanidades |
description |
A primeira parte deste relatório final de Mestrado em Ensino de Música consta de um relato do estágio no âmbito das disciplinas de Formação Musical e de Música de Conjunto, enquadradas na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Essa atividade letiva decorreu no ano letivo de 2018/2019, na Academia de Amadores de Música de Lisboa, estando amplamente descrita no presente trabalho. Assim, começa-se por contextualizar o estudo, introduzindo a escola e as turmas envolvidas, passando-se depois à descrição das práticas educativas, complementando-se esta exposição com uma breve análise crítica dos acontecimentos. A segunda parte do documento apresenta um estudo de caso realizado no âmbito da unidade curricular Projeto de Ensino Artístico. Neste, partiu-se da escrita de uma composição didática, com vista à sua preparação e apresentação em concerto, por parte dos alunos da Academia Musical dos Amigos das Crianças, no ano letivo de 2019/2020. Depois de se fundamentar teoricamente a importância deste empreendimento, faz-se uma breve descrição da escola e da comunidade educativa participante, abordando-se depois os aspetos concretos da escrita musical didática, no rescaldo dos ensaios e do concerto. Finalmente, são analisadas as respostas a dois questionários – um feito a professores e outro a alunos – observando-se os resultados e tentando perceber-se se a peça foi um elemento importante para a motivação dos envolvidos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-17T15:32:17Z 2020 2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/7195 TID:202509230 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/7195 |
identifier_str_mv |
TID:202509230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130840640258048 |