A escrita didática como fomento para a motivação dos alunos no ensino da música : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Derriça, Tiago de Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7195
Resumo: A primeira parte deste relatório final de Mestrado em Ensino de Música consta de um relato do estágio no âmbito das disciplinas de Formação Musical e de Música de Conjunto, enquadradas na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Essa atividade letiva decorreu no ano letivo de 2018/2019, na Academia de Amadores de Música de Lisboa, estando amplamente descrita no presente trabalho. Assim, começa-se por contextualizar o estudo, introduzindo a escola e as turmas envolvidas, passando-se depois à descrição das práticas educativas, complementando-se esta exposição com uma breve análise crítica dos acontecimentos. A segunda parte do documento apresenta um estudo de caso realizado no âmbito da unidade curricular Projeto de Ensino Artístico. Neste, partiu-se da escrita de uma composição didática, com vista à sua preparação e apresentação em concerto, por parte dos alunos da Academia Musical dos Amigos das Crianças, no ano letivo de 2019/2020. Depois de se fundamentar teoricamente a importância deste empreendimento, faz-se uma breve descrição da escola e da comunidade educativa participante, abordando-se depois os aspetos concretos da escrita musical didática, no rescaldo dos ensaios e do concerto. Finalmente, são analisadas as respostas a dois questionários – um feito a professores e outro a alunos – observando-se os resultados e tentando perceber-se se a peça foi um elemento importante para a motivação dos envolvidos.
id RCAP_3e96708a6f83f50039014aa761e43342
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7195
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escrita didática como fomento para a motivação dos alunos no ensino da música : um estudo de casoEnsino da músicaFormação musicalComposição didáticaMotivaçãoMusic teachingMusical educationDidactic compositionMotivationDomínio/Área Científica : HumanidadesA primeira parte deste relatório final de Mestrado em Ensino de Música consta de um relato do estágio no âmbito das disciplinas de Formação Musical e de Música de Conjunto, enquadradas na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Essa atividade letiva decorreu no ano letivo de 2018/2019, na Academia de Amadores de Música de Lisboa, estando amplamente descrita no presente trabalho. Assim, começa-se por contextualizar o estudo, introduzindo a escola e as turmas envolvidas, passando-se depois à descrição das práticas educativas, complementando-se esta exposição com uma breve análise crítica dos acontecimentos. A segunda parte do documento apresenta um estudo de caso realizado no âmbito da unidade curricular Projeto de Ensino Artístico. Neste, partiu-se da escrita de uma composição didática, com vista à sua preparação e apresentação em concerto, por parte dos alunos da Academia Musical dos Amigos das Crianças, no ano letivo de 2019/2020. Depois de se fundamentar teoricamente a importância deste empreendimento, faz-se uma breve descrição da escola e da comunidade educativa participante, abordando-se depois os aspetos concretos da escrita musical didática, no rescaldo dos ensaios e do concerto. Finalmente, são analisadas as respostas a dois questionários – um feito a professores e outro a alunos – observando-se os resultados e tentando perceber-se se a peça foi um elemento importante para a motivação dos envolvidos.Abstract : The first part of this document consists of a report within the scope of the disciplines of Formação Musical (Music Education), framed in the curricular unit of Prática de Ensino Supervisionada (Supervised Teaching Practice). This teaching activity took place between 2018 and 2019, at the Academia de Amadores de Música, being widely described in the present work. Thus, we start by contextualizing the study, introducing the school and the classes involved, then going on to describe the educational practices developed. To complement this exhibition, a brief critical analysis of the events is made. The second part of the document presents a case study carried out within the curricular unit Projeto de Ensino Artístico (Project of Artistic Teaching). Here, the starting point was the writing of a didactic composition, aimed to be premiered in concert by the students of the Academia Musical dos Amigos das Crianças, in the academic year 2019/2020. Consequently, after theoretically substantiating the importance of this undertaking, a brief description of the school and its community is made. After that, the concrete aspects of didactic musical writing are addressed, in the aftermath of rehearsals and the concert. Finally, the responses to two questionnaires – one made to teachers and the other one to students – are analyzed. The results are then observed in an effort to understand if the new composition was an important element for the motivation of those involved.Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões daRaimundo, José Filomeno MartinsRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoDerriça, Tiago de Sousa2020-07-17T15:32:17Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7195TID:202509230porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:47:32Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:46.249502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escrita didática como fomento para a motivação dos alunos no ensino da música : um estudo de caso
title A escrita didática como fomento para a motivação dos alunos no ensino da música : um estudo de caso
spellingShingle A escrita didática como fomento para a motivação dos alunos no ensino da música : um estudo de caso
Derriça, Tiago de Sousa
Ensino da música
Formação musical
Composição didática
Motivação
Music teaching
Musical education
Didactic composition
Motivation
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short A escrita didática como fomento para a motivação dos alunos no ensino da música : um estudo de caso
title_full A escrita didática como fomento para a motivação dos alunos no ensino da música : um estudo de caso
title_fullStr A escrita didática como fomento para a motivação dos alunos no ensino da música : um estudo de caso
title_full_unstemmed A escrita didática como fomento para a motivação dos alunos no ensino da música : um estudo de caso
title_sort A escrita didática como fomento para a motivação dos alunos no ensino da música : um estudo de caso
author Derriça, Tiago de Sousa
author_facet Derriça, Tiago de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da
Raimundo, José Filomeno Martins
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Derriça, Tiago de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
Formação musical
Composição didática
Motivação
Music teaching
Musical education
Didactic composition
Motivation
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Ensino da música
Formação musical
Composição didática
Motivação
Music teaching
Musical education
Didactic composition
Motivation
Domínio/Área Científica : Humanidades
description A primeira parte deste relatório final de Mestrado em Ensino de Música consta de um relato do estágio no âmbito das disciplinas de Formação Musical e de Música de Conjunto, enquadradas na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Essa atividade letiva decorreu no ano letivo de 2018/2019, na Academia de Amadores de Música de Lisboa, estando amplamente descrita no presente trabalho. Assim, começa-se por contextualizar o estudo, introduzindo a escola e as turmas envolvidas, passando-se depois à descrição das práticas educativas, complementando-se esta exposição com uma breve análise crítica dos acontecimentos. A segunda parte do documento apresenta um estudo de caso realizado no âmbito da unidade curricular Projeto de Ensino Artístico. Neste, partiu-se da escrita de uma composição didática, com vista à sua preparação e apresentação em concerto, por parte dos alunos da Academia Musical dos Amigos das Crianças, no ano letivo de 2019/2020. Depois de se fundamentar teoricamente a importância deste empreendimento, faz-se uma breve descrição da escola e da comunidade educativa participante, abordando-se depois os aspetos concretos da escrita musical didática, no rescaldo dos ensaios e do concerto. Finalmente, são analisadas as respostas a dois questionários – um feito a professores e outro a alunos – observando-se os resultados e tentando perceber-se se a peça foi um elemento importante para a motivação dos envolvidos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-17T15:32:17Z
2020
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/7195
TID:202509230
url http://hdl.handle.net/10400.11/7195
identifier_str_mv TID:202509230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130840640258048