O desenvolvimento emocional de crianças em idade pré-escolar: do sentir ao agir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Bianca Filipa Freitas Barreto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/20094
Resumo: O título “O desenvolvimento emocional de crianças em idade pré-escolar: do sentir ao agir.” surgiu de uma investigação realizada em contexto de jardim de infância, numa unidade curricular integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Algarve. Este estudo contou com um total de vinte e cinco crianças com idades compreendidas entre os três e os quatro anos, sendo que a instituição se encontra localizada na cidade de Faro. O desenvolvimento emocional é fulcral desde tenra idade, no sentido em que uma criança ao adquirir conhecimentos relativos à identificação e gestão das suas emoções e dos outros irá tornar-se um sujeito com maior capacidade na tomada de decisões e na gestão das emoções intra e interpessoais. Numa fase inicial, as questões de partida desta investigação recaíram sobre “Em que medida o desenvolvimento emocional contribui para a identificação e regulação de emoções em crianças em idade pré-escolar?” e “Qual a importância da educação emocional na educação pré-escolar ou no desenvolvimento da criança?”, do qual surgiram objetivos gerais que remetem para a promoção do desenvolvimento emocional em crianças em idade pré-escolar através de diferentes linguagens (orais, faciais e corporais) e domínios (dança, educação em ciências, literatura, entre outros), bem como para a sensibilização para a importância da educação emocional. O estudo em questão baseou-se numa metodologia de cariz qualitativo, recorrendo a um paradigma interpretativo, já que através de diversas técnicas de recolha de dados: análise documental, pesquisa bibliográfica, observação, notas de campo, registos audiovisuais e entrevistas semiestruturadas, foi possível realizar reflexões contínuas de maneira a promover um desenvolvimento emocional saudável nos participantes. Assim, os resultados obtidos comprovam a importância da sensibilização e promoção de um desenvolvimento emocional desde a primeira infância, bem como é notório a evolução do grupo ao longo das diferentes fases descritas.
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