O desenvolvimento emocional de crianças em idade pré-escolar: do sentir ao agir
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/20094 |
Resumo: | O título “O desenvolvimento emocional de crianças em idade pré-escolar: do sentir ao agir.” surgiu de uma investigação realizada em contexto de jardim de infância, numa unidade curricular integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Algarve. Este estudo contou com um total de vinte e cinco crianças com idades compreendidas entre os três e os quatro anos, sendo que a instituição se encontra localizada na cidade de Faro. O desenvolvimento emocional é fulcral desde tenra idade, no sentido em que uma criança ao adquirir conhecimentos relativos à identificação e gestão das suas emoções e dos outros irá tornar-se um sujeito com maior capacidade na tomada de decisões e na gestão das emoções intra e interpessoais. Numa fase inicial, as questões de partida desta investigação recaíram sobre “Em que medida o desenvolvimento emocional contribui para a identificação e regulação de emoções em crianças em idade pré-escolar?” e “Qual a importância da educação emocional na educação pré-escolar ou no desenvolvimento da criança?”, do qual surgiram objetivos gerais que remetem para a promoção do desenvolvimento emocional em crianças em idade pré-escolar através de diferentes linguagens (orais, faciais e corporais) e domínios (dança, educação em ciências, literatura, entre outros), bem como para a sensibilização para a importância da educação emocional. O estudo em questão baseou-se numa metodologia de cariz qualitativo, recorrendo a um paradigma interpretativo, já que através de diversas técnicas de recolha de dados: análise documental, pesquisa bibliográfica, observação, notas de campo, registos audiovisuais e entrevistas semiestruturadas, foi possível realizar reflexões contínuas de maneira a promover um desenvolvimento emocional saudável nos participantes. Assim, os resultados obtidos comprovam a importância da sensibilização e promoção de um desenvolvimento emocional desde a primeira infância, bem como é notório a evolução do grupo ao longo das diferentes fases descritas. |
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O desenvolvimento emocional de crianças em idade pré-escolar: do sentir ao agirEducação emocionalEducação pré-escolarRelação pedagógicaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO título “O desenvolvimento emocional de crianças em idade pré-escolar: do sentir ao agir.” surgiu de uma investigação realizada em contexto de jardim de infância, numa unidade curricular integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Algarve. Este estudo contou com um total de vinte e cinco crianças com idades compreendidas entre os três e os quatro anos, sendo que a instituição se encontra localizada na cidade de Faro. O desenvolvimento emocional é fulcral desde tenra idade, no sentido em que uma criança ao adquirir conhecimentos relativos à identificação e gestão das suas emoções e dos outros irá tornar-se um sujeito com maior capacidade na tomada de decisões e na gestão das emoções intra e interpessoais. Numa fase inicial, as questões de partida desta investigação recaíram sobre “Em que medida o desenvolvimento emocional contribui para a identificação e regulação de emoções em crianças em idade pré-escolar?” e “Qual a importância da educação emocional na educação pré-escolar ou no desenvolvimento da criança?”, do qual surgiram objetivos gerais que remetem para a promoção do desenvolvimento emocional em crianças em idade pré-escolar através de diferentes linguagens (orais, faciais e corporais) e domínios (dança, educação em ciências, literatura, entre outros), bem como para a sensibilização para a importância da educação emocional. O estudo em questão baseou-se numa metodologia de cariz qualitativo, recorrendo a um paradigma interpretativo, já que através de diversas técnicas de recolha de dados: análise documental, pesquisa bibliográfica, observação, notas de campo, registos audiovisuais e entrevistas semiestruturadas, foi possível realizar reflexões contínuas de maneira a promover um desenvolvimento emocional saudável nos participantes. Assim, os resultados obtidos comprovam a importância da sensibilização e promoção de um desenvolvimento emocional desde a primeira infância, bem como é notório a evolução do grupo ao longo das diferentes fases descritas.The title "The Emotional Development of Preschoolers: From Feeling to Acting?" arose from a research carried out in the context of kindergarten, in a curricular unit integrated in the study plan of the Master in Pre-School Education of the University of Algarve. This study had a total of twenty-five children aged between three and four years, and the institution is located in the city of Faro. Emotional development is central from an early age, in the sense that a child acquiring knowledge regarding the identification and management of their emotions and those of others will become a subject with greater capacity in decision-making and in the management of intra and interpersonal emotions. At an early stage, of this research the initial issues were the following "To what extent does emotional development contribute to the identification and regulation of emotions in preschool children?" and "What is the importance of emotional education in preschool education or in the development of the child?", from which emerged general objectives that refer to the promotion of emotional development in preschool children through different languages (oral, facial and body domains) and domains (dance, science education, literature, among others), as well as for raising awareness of the importance of emotional education. The study in question was based on a qualitative methodology, using an interpretative paradigm, since through several data collection techniques: documentary analysis, bibliographic research, observation, field notes, audiovisual records and semi-structured interviews, it was possible to carry out continuous reflections in order to promote a healthy emotional development in the participants. Therefore, the results obtained prove the importance of sensitization and promotion of emotional development from early childhood, as well as the evolution of the group throughout the different phases described.Luísa, Cláudia Cristina GuerreiroSapientiaMartins, Bianca Filipa Freitas Barreto2023-10-25T11:26:26Z2023-06-222023-06-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/20094TID:203343387porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-01T02:00:36Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/20094Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:15.506997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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