A relação entre os cash-flows das empresas de imobiliário e os seus níveis de investimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Luís Manuel Sousa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24554
Resumo: O investimento é fundamental para o crescimento das empresas, já que permite que as mesmas possam expandir as suas operações através da criação de novas filiais, expandir a capacidade de produção ou alcançar novos mercados. Além disso, o investimento permite que as empresas possam melhorar os seus níveis de eficiência, através da aquisição de melhores equipamentos. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre os cash-flows e o Q de tobin das empresas de promoção imobiliária e os seus níveis de investimento. Para realizar essa análise, foram utilizados dados de 415 empresas do setor imobiliário em Portugal no período de 2012 a 2020, obtendo-se os resultados do estudo através de regressões lineares múltiplas com dados em painel e com efeitos fixos. Sendo a maior parte dos estudos realizados acerca da relação entre os cash-flows das empresas e os seus níveis de investimento sobre empresas cotadas em bolsa, este estudo foca-se em empresas não cotadas. Não havendo cotações de mercado destas empresas, estimou-se uma proxy do valor do Q de Tobin (medida de valor de mercado das empresas em relação ao seu valor contabilístico), um conhecido determinante do investimento empresarial. Como as empresas analisadas na amostra não estão cotadas em bolsa, foram utilizados três métodos para chegarmos a uma estimativa do valor de mercado das empresas, sendo eles, o método do Discounted Cash-flow (DCF), o método dos múltiplos de mercado e o método do Economic Value Added (EVA). Concluiu-se, utilizando modelos de dados em painel com efeitos fixos, que a variável Q de Tobin é significativa e exerce uma influência positiva no nível de investimento das empresas de promoção imobiliária. Por outro lado, em relação à variável do fluxo de caixa, a mesma não se mostrou estatisticamente significativa, levando-nos a concluir que não é determinante para o investimento das empresas de promoção imobiliária.
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