Efeito do nascimento prematuro, a termo ou tardio e do sexo na coordenação motora em alunos do ensino secundário:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Daniel
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36895
Resumo: O presente documento surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interdisciplinares e Transculturais do Instituto Piaget, Campus Universitário de Almada. O documento está estruturado de acordo com as 4 áreas que definem o perfil geral de desempenho profissional do professor do ensino básico e secundário e apresenta uma reflexão sobre as opções metodológicas adotadas, os objetivos definidos e concretizados e as principais dificuldades sentidas: Área I – Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional. No seguimento desta área, o presente estudo foca-se no efeito do nascimento prematuro, a termo ou tardio e do sexo na coordenação motora em alunos do ensino secundário. A literatura sobre a perturbação do desenvolvimento da coordenação motora (PDC) revela maior prevalência e menor desempenho motor em indivíduos nascidos com idades gestacionais baixas, mas também tardias. O efeito do sexo revela que os meninos têm melhor desempenho nas habilidades motoras grossas, e as meninas nas habilidades motoras finas. Assim, visa-se identificar o efeito do nascimento prematuro, a termo ou tardio e do sexo na coordenação motora em alunos do 10º ano. Foi aplicado o MABC-2 a 28 alunos (13 ♂ e 15 ♀) com idades entre os 15 e 16 anos, 22 com nascimento a termo (10 ♂ e 12 ♀), 4 com nascimento pré-termo (2 ♂ e 2 ♀) e 2 com nascimento tardio (1 ♂ e 1 ♀). O mesmo avalia 3 áreas: Destreza Manual (DM), Equilíbrio (Eq) e Habilidades com Bola (HB). O teste de kruskall-Wallis não revelou diferenças estatisticamente significativas em relação à idade gestacional dos alunos. O teste de Mann-Whitney revelou diferenças estatisticamente significativas entre sexos nas componentes Eq e nas HB, tendo as raparigas demonstrado melhor desempenho no Eq e os rapazes melhor desempenho nas HB. Na DM e no resultado total da bateria não se verificaram diferenças estatisticamente significativas. É importante que os problemas relacionados com a coordenação motora sejam detetados de forma precoce e adotadas estratégias para prevenir e minimizar os atrasos no desenvolvimento e potencializar um desenvolvimento das habilidades motoras.
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