Coordenação motora em alunos surdos e normouvintes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/42548 |
Resumo: | O presente relatório enquadra-se no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do curso de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares- Instituto Piaget de Almada. A sua estrutura tem como base quatro áreas; a área Profissional, Social e Ética, que enquadra as aprendizagens e a forma como o professor as encara; a área de Desenvolvimento do ensino e aprendizagem, que contextualiza a promoção das atividades, bem como o seu rigor científico e metodologias usadas; a área de Participação na escola e relação com a comunidade, que enucia a forma como o professor se integra nas diferentes dimensões da escola e comunidade educativa e, por fim, a área de Desenvolvimento profissional ao longo da vida, que fomenta o contributo da formação na prática profissional com recurso à investigação. Nesta última objetivou-se avaliar e comparar a coordenação motora entre alunos surdos e normouvintes e aquilatar se existem desordens da coordenação motora. A amostra do estudo foi constituída por 20 alunos (10♀ e 10♂) dos quais 10 surdos e 10 normouvintes com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos de idade. Utilizou-se a bateria de teste Movement Assessment Batery for Children-2 (MABC-2) de forma a avaliar as respetivas faixas etárias, assim como os sexos. O tratamento estatístico foi realizado através do teste de Mann-Whitney. Os resultados evidenciaram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos, ao nível da Destreza Manual, Habilidades com Bolas e Equilíbrio. Os resultados corroboraram os resultados evidenciados em alguns estudos e refutaram os resultados evidenciados noutros estudos. A avaliação da coordenação motora é fundamental para analisar os problemas dos indivíduos, assim como as suas causas. Esta exerce um papel de grande importância ao longo da vida de cada indivíduo. O indivíduo diagnosticado com TDC pode ter, para além das desordens motoras, dificuldades comportamentais, sociais e afetivas. Neste sentido, é importante ajudar as crianças com essas dificuldades a lidar com as mesmas nos meios ambientes onde se encontram, especialmente na escola. |
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