Efeito do nascimento prematuro, a termo ou tardio e do sexo na coordenação motora em alunos do ensino secundário:
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36895 |
Resumo: | O presente documento surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interdisciplinares e Transculturais do Instituto Piaget, Campus Universitário de Almada. O documento está estruturado de acordo com as 4 áreas que definem o perfil geral de desempenho profissional do professor do ensino básico e secundário e apresenta uma reflexão sobre as opções metodológicas adotadas, os objetivos definidos e concretizados e as principais dificuldades sentidas: Área I – Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional. No seguimento desta área, o presente estudo foca-se no efeito do nascimento prematuro, a termo ou tardio e do sexo na coordenação motora em alunos do ensino secundário. A literatura sobre a perturbação do desenvolvimento da coordenação motora (PDC) revela maior prevalência e menor desempenho motor em indivíduos nascidos com idades gestacionais baixas, mas também tardias. O efeito do sexo revela que os meninos têm melhor desempenho nas habilidades motoras grossas, e as meninas nas habilidades motoras finas. Assim, visa-se identificar o efeito do nascimento prematuro, a termo ou tardio e do sexo na coordenação motora em alunos do 10º ano. Foi aplicado o MABC-2 a 28 alunos (13 ♂ e 15 ♀) com idades entre os 15 e 16 anos, 22 com nascimento a termo (10 ♂ e 12 ♀), 4 com nascimento pré-termo (2 ♂ e 2 ♀) e 2 com nascimento tardio (1 ♂ e 1 ♀). O mesmo avalia 3 áreas: Destreza Manual (DM), Equilíbrio (Eq) e Habilidades com Bola (HB). O teste de kruskall-Wallis não revelou diferenças estatisticamente significativas em relação à idade gestacional dos alunos. O teste de Mann-Whitney revelou diferenças estatisticamente significativas entre sexos nas componentes Eq e nas HB, tendo as raparigas demonstrado melhor desempenho no Eq e os rapazes melhor desempenho nas HB. Na DM e no resultado total da bateria não se verificaram diferenças estatisticamente significativas. É importante que os problemas relacionados com a coordenação motora sejam detetados de forma precoce e adotadas estratégias para prevenir e minimizar os atrasos no desenvolvimento e potencializar um desenvolvimento das habilidades motoras. |
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Efeito do nascimento prematuro, a termo ou tardio e do sexo na coordenação motora em alunos do ensino secundário:estudo com o MABC-2Nascimento prematuroA termo ou tardioSexoCoordenação motoraMABC-2Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente documento surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interdisciplinares e Transculturais do Instituto Piaget, Campus Universitário de Almada. O documento está estruturado de acordo com as 4 áreas que definem o perfil geral de desempenho profissional do professor do ensino básico e secundário e apresenta uma reflexão sobre as opções metodológicas adotadas, os objetivos definidos e concretizados e as principais dificuldades sentidas: Área I – Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional. No seguimento desta área, o presente estudo foca-se no efeito do nascimento prematuro, a termo ou tardio e do sexo na coordenação motora em alunos do ensino secundário. A literatura sobre a perturbação do desenvolvimento da coordenação motora (PDC) revela maior prevalência e menor desempenho motor em indivíduos nascidos com idades gestacionais baixas, mas também tardias. O efeito do sexo revela que os meninos têm melhor desempenho nas habilidades motoras grossas, e as meninas nas habilidades motoras finas. Assim, visa-se identificar o efeito do nascimento prematuro, a termo ou tardio e do sexo na coordenação motora em alunos do 10º ano. Foi aplicado o MABC-2 a 28 alunos (13 ♂ e 15 ♀) com idades entre os 15 e 16 anos, 22 com nascimento a termo (10 ♂ e 12 ♀), 4 com nascimento pré-termo (2 ♂ e 2 ♀) e 2 com nascimento tardio (1 ♂ e 1 ♀). O mesmo avalia 3 áreas: Destreza Manual (DM), Equilíbrio (Eq) e Habilidades com Bola (HB). O teste de kruskall-Wallis não revelou diferenças estatisticamente significativas em relação à idade gestacional dos alunos. O teste de Mann-Whitney revelou diferenças estatisticamente significativas entre sexos nas componentes Eq e nas HB, tendo as raparigas demonstrado melhor desempenho no Eq e os rapazes melhor desempenho nas HB. Na DM e no resultado total da bateria não se verificaram diferenças estatisticamente significativas. É importante que os problemas relacionados com a coordenação motora sejam detetados de forma precoce e adotadas estratégias para prevenir e minimizar os atrasos no desenvolvimento e potencializar um desenvolvimento das habilidades motoras.Rodrigues, PaulaRepositório ComumOliveira, Daniel2021-06-25T14:36:45Z2021-02-192021-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36895TID:202733254porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:20:17Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:22.289422Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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