Educação ambiental e representações sociais : concepções dos alunos e professores do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aleksandra Marcelino da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6774
Resumo: A Educação Ambiental na atualidade não é apenas uma competência que deve ser ministrada com a intenção de adicionar conhecimento aos alunos, e sim, como forma de desenvolver atitudes e pensamentos proativos com vistas a um meio ambiente mais saudável. O presente trabalho se volta para análise e comparação das Representações Sociais dos professores e dos alunos do Ensino Médio, em uma Escola Pública Estadual no interior de Pernambuco, acerca do conceito de Educação Ambiental, comparando semelhanças e diferenças nas representações dos alunos que residem no espaço urbano e rural. Destacam-se, no referencial teórico, autores como: Carvalho (2008); Loureiro (2010); Reigota (2008); Moscovici (1978); Alves Mazzotti (2008); Libâneo (2005); Souza (2009); Dayrell (2007). Os participantes da pesquisa foram 10 (dez) professores e 209 (duzentos e nove) alunos do Ensino Médio. A metodologia usada foi qualitativa e quantitativa e optou-se por um Estudo de Caso. Os dados foram coletados através de questionário e entrevista e analisados na linha teórica do software Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A análise das informações obtidas revelou uma concepção de Educação Ambiental que exige uma releitura do ambiente por parte da coletividade (professores e alunos) e incide sobre a instituição escolar a sistematização e planejamento de estratégias educacionais que oportunizem aos indivíduos uma prática dialógica com a temática ambiental.
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