Networking como instrumento de desenvolvimento empresarial: um estudo de caso sobre a Organização BNI Elite

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ricardo Ferreira Vivas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/5002
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais
id RCAP_3ef24b5df319c4b7c5129095a251eade
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/5002
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Networking como instrumento de desenvolvimento empresarial: um estudo de caso sobre a Organização BNI EliteRedesNetworkingMarketing pessoalMarketing boca-a-bocaNetworkingPersonal MarketingMarketing Word-of-MouthDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências EmpresariaisNo presente contexto económico de crise e declínio económico global, marcado pelo elevado grau de risco e incerteza no sector empresarial, são colocados diariamente desafios às empresas no sentido de as mesmas conseguirem prosperar e sobreviver, num ambiente cada vez mais global e competitivo. Em concreto, no caso Português, a crise económica, fez com que as empresas e empresários tivessem de delinear novas estratégias e reunir todos os recursos disponíveis para assim se tornar possível competir num mercado global, tendo em conta que a maioria do sector empresarial é constituído por PME´s, tal facto demonstra ser determinante. Deste modo, o presente estudo apresenta como principal objetivo analisar as vantagens e implicações da prática do networking no círculo empresarial em Portugal, ou seja, discernir quais os benefícios que resultam para os indivíduos que se encontram a atuar nesta tipologia de networking. A metodologia de investigação centrou-se essencialmente na necessidade de estudar a temática ao nível teórico assente na revisão bibliográfica disponível, sendo posteriormente ser possível investigar o caso de estudo em questão. Assim o networking desempenha um papel preponderante no universo empresarial, pois promove os negócios em conjunto, promove as parcerias, intercâmbios de conhecimento e acima de tudo a visibilidade, credibilidade e rentabilidade dos indivíduos e empresas.In the present economic climate crisis and global economic decline, marked by high degree of risk and uncertainty in the business sector, they are placed daily challenges for companies to get the same thrive and survive in an increasingly global and competitive environment. Specifically, in the Portuguese case, the economic crisis has made companies and entrepreneurs had to devise new strategies and gather all available resources to thus become possible to compete in a global market, given that most of the business sector consists by SMEs, this fact proves to be decisive. Thus, the present study has as main objective to analyze the advantages and networking practice implications in the business circle in Portugal, that is, to discern what benefits afforded to individuals who are to act in this type of networking. The research methodology focused mainly on the need to study the issue to the theoretical level based on available literature review, and subsequently be possible to investigate the case study in question. So networking plays a major role in the business world, it promotes business together, promotes partnerships, knowledge exchange and above all the visibility, credibility and profitability of individuals and businesses.[s.n.]Cardoso, AntónioRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPereira, Ricardo Ferreira Vivas2015-11-18T14:33:12Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5002202183858porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:19Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:50.137969Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Networking como instrumento de desenvolvimento empresarial: um estudo de caso sobre a Organização BNI Elite
title Networking como instrumento de desenvolvimento empresarial: um estudo de caso sobre a Organização BNI Elite
spellingShingle Networking como instrumento de desenvolvimento empresarial: um estudo de caso sobre a Organização BNI Elite
Pereira, Ricardo Ferreira Vivas
Redes
Networking
Marketing pessoal
Marketing boca-a-boca
Networking
Personal Marketing
Marketing Word-of-Mouth
title_short Networking como instrumento de desenvolvimento empresarial: um estudo de caso sobre a Organização BNI Elite
title_full Networking como instrumento de desenvolvimento empresarial: um estudo de caso sobre a Organização BNI Elite
title_fullStr Networking como instrumento de desenvolvimento empresarial: um estudo de caso sobre a Organização BNI Elite
title_full_unstemmed Networking como instrumento de desenvolvimento empresarial: um estudo de caso sobre a Organização BNI Elite
title_sort Networking como instrumento de desenvolvimento empresarial: um estudo de caso sobre a Organização BNI Elite
author Pereira, Ricardo Ferreira Vivas
author_facet Pereira, Ricardo Ferreira Vivas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, António
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ricardo Ferreira Vivas
dc.subject.por.fl_str_mv Redes
Networking
Marketing pessoal
Marketing boca-a-boca
Networking
Personal Marketing
Marketing Word-of-Mouth
topic Redes
Networking
Marketing pessoal
Marketing boca-a-boca
Networking
Personal Marketing
Marketing Word-of-Mouth
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-18T14:33:12Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/5002
202183858
url http://hdl.handle.net/10284/5002
identifier_str_mv 202183858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130285131956224