Análise qualitativa sobre a relação existente entre os conceitos de networking e de marketing pessoal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pelica, Rita Alexandra Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/4598
Resumo: Mestrado em Marketing
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spelling Análise qualitativa sobre a relação existente entre os conceitos de networking e de marketing pessoalnetworkingredes pessoais,redes sociaismarketing pessoalmarca pessoalpersonal networkssocial networkspersonal marketingpersonal brandingMestrado em MarketingNa sociedade de conhecimento em que vivemos, networking e marketing pessoal são conceitos muito actuais, a julgar pelo crescente número de iniciativas que têm surgido a nível global. Verifica-se que os portugueses são early adopters, não só pela utilização e adaptação no mercado português de conceitos e plataformas já testados internacionalmente, como no desenvolvimento de iniciativas próprias (empreendedorismo 100% português), tanto a nível presencial (por ex., na organização e participação em workshops e eventos), como online (nas designadas redes sociais e plataformas de colaboração). Falar de networking implica falar de marketing pessoal, na perspectiva de que este é um marketing de referências, de word of mouth e de partilha, resultante das relações que se criam e que são fortalecidas social e profissionalmente, tendo em vista a "qualidade dos relacionamentos". Cada indivíduo deve definir se quer ser encarado como líder ou como participante nos círculos de influência nos quais se insere. Face à escassez de literatura científica existente sobre a relação entre estes dois conceitos, academicamente detectou-se a oportunidade de investigar a natureza dessa relação. Foi realizada uma investigação qualitativa e exploratória, para se procurar obter uma perspectiva portuguesa. As questões de investigação que se colocaram evidenciaram que (1) o networking é utilizado, consciente e objectivamente, como ferramenta de marketing pessoal; (2) os indivíduos têm uma clara noção da importância da sua marca pessoal (personal brand); (3) existem motivações subjacentes ao desenvolvimento das actividades de networking; (4) há características, competências e valores pessoais associados ao perfil pessoal de um networker; (5) os indivíduos criam, mantêm e actualizam as suas redes pessoais para atingirem determinados objectivos (pessoais e/ou profissionais); (6) existem benefícios reais que os networkers têm retirado das suas actividades; (7) existem várias ferramentas de networking (presenciais e online) utilizadas por networkers portugueses.In the knowledge society we are living in, networking and personal marketing are quite actual concepts, judging from the rising number of initiatives that have appeared at a global level. The Portuguese people are early adopters, not only just for using and adapting to the Portuguese market concepts and platforms internationally tested, but also developing initiatives of their own (100% Portuguese entrepreneurship), in a presential manner (for instance, organizing and participating in workshops and events) and online (on the social networks and collaboration platforms). Talking about networking implies talking about personal marketing, in the perspective that this is a referral marketing, of word of mouth and sharing, resulting from the relationships that are build and grow socially and professionally, on the pursuit of the relationships quality. Each individual should define if he wants to be considered a leader or a participant on the influential circles where he stands. Due to the lack of scientific literature about the existing relationship between these two concepts, academically was detected the opportunity to investigate the nature of this relationship. It was conducted a qualitative and exploratory research, in order to get a Portuguese perspective. The formulated research questions highlighted that (1) networking is used, conscious and objectively, as a personal marketing tool; (2) individuals have a clear notion of the importance of their personal brand; (3) there are motivations underneath the development of networking activities; (4) there are characteristics, skills and personal values associated to the personal profile of a networker; (5) individuals build, maintain and update their personal networks to achieve determinate objectives (personal and/or professional); (6) there are real benefits that networkers have obtained from their activities; (7) there are several networking tools (presential and online) used by the Portuguese networkers.Instituto Superior de Economia e GestãoCarrera, Filipe Santos MarinoRepositório da Universidade de LisboaPelica, Rita Alexandra Oliveira2012-07-30T09:04:48Z2011-122011-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/4598porPelica, Rita Alexandra Oliveira. 2011. "Análise qualitativa sobre a relação existente entre os conceitos de networking e de marketing pessoal". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:34Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/4598Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:13.872407Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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