Emergência matemática em educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ana Rita Batista Paixão
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/7177
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_3ef83b3b36e5a9925e5f1b138a7e5073
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7177
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Emergência matemática em educação pré-escolarJardim de infânciaCurrículo emergenteMatemática em educação de infânciaOportunidades de aprendizagemPapel do educadorKindergartenEmerging curriculumMathematics in childhood educationLearning opportunitiesRole of the educatorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática Supervisionada em Jardim-de-infância, do Mestrado em Educação Pré-escolar. O mesmo pretende apresentar uma investigação, decorrente da prática supervisionada, que tem como principal objetivo articular as práticas educativas e os referenciais teóricos e deste modo construir um percurso de consolidação do conhecimento profissional da sua autora. A prática supervisionada decorreu numa instituição de cariz privado, em Lisboa, na valência de jardim-de-infância e contou com a colaboração de 26 crianças, dos 3 aos 5 anos de idade. Este relatório tem como título “Emergência da matemática em educação pré-escolar” e surgiu da necessidade de compreender como surge a matemática em contexto de jardimde- infância e como poderá ser promovida a sua aprendizagem. Para dar início aos trabalhos subjacentes a este relatório foram realizadas diversas leituras com o objetivo de compreender e desenvolver conhecimentos acerca da temática. Para tal, foi conduzido um estudo qualitativo, onde os dados foram recolhidos essencialmente através de observação direta bem como através da análise das propostas de intervenção realizadas em prática supervisionada em Jardim de Infância. As mesmas foram analisadas de acordo com indicadores de oportunidade de aprendizagem ao nível do domínio da matemática. São ainda apresentadas as considerações finais deste estudo, onde é dada resposta aos objetivos aos quais me proponho responder com a execução deste estudo, assim como o seu impacto para a minha formação pessoal e profissional e uma reflexão da forma como pretendo que o mesmo faça parte do meu percurso profissional que agora se iniciaThis report results in the context of the curricular unit of supervised practice in kindergarten, in the master in preschool education. The same report aims to present an investigation, resulting from the supervised practice, which has as main objective to articulate the educational practices and the theoretical frameworks and thus build a path of consolidation of the professional knowledge of the author. The supervised practice took place in a private institution, in Lisbon, in the section of kindergarten and counted on the collaboration of 26 children, from 3 to 5 years old. This report is titled "Emergence of Mathematics in preschool education" and developed from the need to understand how mathematics appears in the context of kindergarten and how it can be promoted to their learning. To initiate the work underlying this report, several readings were carried out in order to understand and develop knowledge about the theme. To this end, a qualitative study was conducted, where data were collected essentially through direct observation as well as through the analysis of intervention proposals performed in supervised practice in kindergarten. They were examined according to indicators of learning opportunities at the level of mathematics mastery. The final deliberations of this study are also presented, where answers are given to the objectives to which I propose to respond with the implementation of this study, as well as its impact on my personal and professional training and a reflection on how I intend it to be part of my professional career that now begins.Gomes, Elisabete XavierRepositório do ISPALopes, Ana Rita Batista Paixão2019-09-20T15:10:36Z2019-07-09T00:00:00Z2019-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/7177202275540porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:52Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7177Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:25:00.109763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Emergência matemática em educação pré-escolar
title Emergência matemática em educação pré-escolar
spellingShingle Emergência matemática em educação pré-escolar
Lopes, Ana Rita Batista Paixão
Jardim de infância
Currículo emergente
Matemática em educação de infância
Oportunidades de aprendizagem
Papel do educador
Kindergarten
Emerging curriculum
Mathematics in childhood education
Learning opportunities
Role of the educator
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Emergência matemática em educação pré-escolar
title_full Emergência matemática em educação pré-escolar
title_fullStr Emergência matemática em educação pré-escolar
title_full_unstemmed Emergência matemática em educação pré-escolar
title_sort Emergência matemática em educação pré-escolar
author Lopes, Ana Rita Batista Paixão
author_facet Lopes, Ana Rita Batista Paixão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Elisabete Xavier
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ana Rita Batista Paixão
dc.subject.por.fl_str_mv Jardim de infância
Currículo emergente
Matemática em educação de infância
Oportunidades de aprendizagem
Papel do educador
Kindergarten
Emerging curriculum
Mathematics in childhood education
Learning opportunities
Role of the educator
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Jardim de infância
Currículo emergente
Matemática em educação de infância
Oportunidades de aprendizagem
Papel do educador
Kindergarten
Emerging curriculum
Mathematics in childhood education
Learning opportunities
Role of the educator
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-20T15:10:36Z
2019-07-09T00:00:00Z
2019-07-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/7177
202275540
url http://hdl.handle.net/10400.12/7177
identifier_str_mv 202275540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130111216189440