Precisão da informação de retorno sobre o resultado no processo de aprendizagem motora em crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marta, Ana Abranches
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6503
Resumo: O nível de precisão da informação de retorno sobre o resultado (IRR) é uma variável que interfere na aprendizagem de habilidades motoras. Este estudo analisou o efeito da precisão da IRR na aprendizagem de uma habilidade motora, numa tarefa manipulativa discreta, com meta de precisão espacial clara, que consistiu em acertar com discos metálicos deslizantes num alvo colocado na horizontal sobre uma mesa. Participaram voluntariamente 80 crianças de ambos os sexos, 46 do sexo feminino e 34 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos de idade (11,50 ± 0,67 anos), sem experiência anterior na tarefa. Foram formados quatro grupos experimentais de acordo com o nível de precisão da IRR: GPP – Grupo de Pouca Precisão, GP – Grupo de Precisão, GMP – Grupo de Muita Precisão, e GC – Grupo de Controlo, cada um com 20 crianças. A variável independente, IRR, foi manipulada em 60 ensaios durante a fase de aquisição, tendo os grupos recebido IRR de acordo com a frequência relativa de 66%. Cada grupo realizou ainda 10 ensaios na fase de transfer imediato, 10 na fase de retenção e mais 10 na fase de transfer a uma semana. Utilizou-se o erro absoluto (EA) como medida do desempenho, tendo-se considerado a média dos erros em blocos de cinco ensaios. Para efeitos de cálculo dos níveis de desempenho de EA, considerou-se a média dos erros em blocos de 5 ensaios. A comparação do nível de desempenho de EA nos diferentes blocos de ensaio nos quatro grupos experimentais em cada uma das quatro fases (aquisição, transfer imediato, retenção a uma semana e transfer a uma semana), foi efectuada usando a ANOVA two-way. O conjunto dos resultados permitiu concluir que o aumento da precisão da IRR não se manifestou positivamente de forma clara na performance (aquisição) e na aprendizagem (retenção e transferência) motora de uma tarefa de lançamento do disco em crianças.
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