Efeitos da precisão da informação de retorno sobre o resultado na aprendizagem motora em crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrosa, Anabela Godinho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/4743
Resumo: Estudámos os efeitos da precisão da informação de retorno sobre o resultado (IRR) ou conhecimento de resultados, na aprendizagem de uma habilidade motora que consistia em lançar um disco metálico a deslizar numa mesa para acertar num alvo. Participaram voluntariamente 80 crianças (42 meninos e 38 meninas), com 8,96 + 1,05 anos de idade, sem experiência prévia na tarefa. Foram organizados quatro grupos experimentais, sendo manipulada a variável IRR nos 60 ensaios da aquisição: grupo de pouca precisão de IRR (GPP), grupo de precisão de IRR (GP), grupo de muita precisão de IRR (GMP) e grupo de controlo (GC), ou seja sem IRR. Cada grupo fez ainda 30 ensaios (10 por teste): transfer imediato, retenção e transfer a uma semana. Usou-se o erro absoluto (EA) como variável dependente, sendo calculados blocos de 5 ensaios cada. A comparação do nível de desempenho nos diferentes blocos de ensaio com os quatro grupos experimentais, em cada uma das quatro fases, foi efetuada usando a ANOVA two-way. Não foram detetadas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos, apesar do GMP apresentar melhores resultados no bloco A8 (fase de aquisição). Concluímos que o efeito do aumento da precisão de IRR não se manifestou positivo na performance (aquisição) e aprendizagem (retenção e transfer) motora da tarefa por crianças.
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