A política e os media: o enviesamento da imprensa portuguesa em 2009 e 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Francisco Varandas Soares
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/14833
Resumo: Com o objetivo de avaliar a existência de enviesamentos partidários na cobertura política dos jornais portugueses em termos de tom, volume e enfoque temático, e que eventuais fatores contextuais influenciam esse enviesamento, foi realizada uma análise de conteúdo de quatro jornais, PÚBLICO, Expresso, Jornal de Notícias (JN) e Correio da Manhã (CM), durante os anos eleitorais de 2009 e 2015. Os resultados apontam para que os partidos mainstream sejam favorecidos a nível de volume de cobertura, mas prejudicados em termos de tonalidade de artigos. Encontraram-se diferentes padrões de enviesamento, notando-se, em termos de tom, uma ligeira preferência do CM e Expresso por partidos de direita e uma menor antipatia do JN por partidos mais à esquerda, enquanto no PÚBLICO a dicotomia relevante é mainstream/franja (com os últimos a serem alvo de cobertura menos negativa). Verificou-se a importância do enfoque nas acções de campanha na cobertura jornalística, em detrimento de temas substantivos, principalmente no caso dos partidos mais pequenos. Em termos dos fatores contextuais, constatou-se uma tendência jornalística pelo partido incumbente que se apresentasse às eleições; observaram-se ainda diferentes tendências em períodos distintos do calendário eleitoral, sobressaindo comportamentos opostos ao nível da evolução de neutralidade consoante se tratem de partidos catch-all ou de franjas, além de se ter reconhecido um aumento da politização de 2009 para 2015, com a percentagem de peças neutras a diminuir para todos os partidos. Em suma, comprovou-se a existência de algumas inclinações partidárias na imprensa portuguesa, apesar de esta estar longe dos enviesamentos presentes noutros países com sistemas de media desenvolvidos.
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