Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Luísa Alves da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10552
Resumo: Neste documento formativo apresenta-se de um modo descritivo, crítico e reflexivo o percurso desenvolvido ao longo da Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada, integrada no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório revela-se um espaço caracterizador das intervenções educativas realizadas nos contextos da EPE e do 1º CEB, que espelham o desenvolvimento profissional e pessoal conseguido. As práticas mencionadas foram sustentadas por um quadro teórico e legal, que mobilizado, juntamente, com valores e crenças pessoais possibilitou a construção gradativa de um quadro teórico e prático próprio. Em cada ação desenvolvida a criança foi considerada o principal interveniente no processo de ensino e de aprendizagem, sendo ela que concede sentido ao ato educativo. Assim, ao longo dos meses de estágio procurou-se conduzir à construção de saberes que articulassem os programas nacionais com os interesses e dificuldades dos grupos de crianças, o que só foi possível através da metodologia de investigação-ação. Foi através desta, que a observação, a planificação, a ação, a reflexão e a avaliação se juntaram rumo a um objetivo comum: construir aprendizagens significativas. Deste modo, toda a ação educativa teve em consideração a educação, a aprendizagem e o bem-estar de cada criança, com vista ao seu desenvolvimento holístico. Por isso, a promoção da articulação de saberes revelou-se fundamental. Neste sentido, a PES proporcionou o desenvolvimento de conhecimentos e competências imprescindíveis para a construção de uma identidade profissional, integrada num contexto de perfil duplo.
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