Relatório de estágio em educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cláudia Gabriela Alves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8595
Resumo: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar surge este relatório de estágio, que apresenta uma reflexão acerca da prática pedagógica desenvolvida nos contextos de estágio de creche e educação pré-escolar, bem como do processo de construção e desenvolvimento profissional de competências da mestranda. Assim, foi através de processos inerentes à metodologia de investigaçãoação que, a mestranda desenvolveu a sua prática recorrendo a estratégias de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão que lhe permitiram desenvolver atitudes questionadoras e críticas. Este desenvolvimento de atitudes foi permitido não só pelas estratégias utilizadas, mas também pela colaboração das orientadoras cooperantes, da supervisora institucional e do par pedagógico, que, conjuntamente, refletiam com a mestranda na, para e sobre a ação, articulando a prática e teoria na ação desenvolvida. Considerando a prática desenvolvida, a mestranda terá ainda oportunidade de refletir sobre as aprendizagens desenvolvidas, bem como o percurso realizado ao longo do ano letivo, nunca esquecendo que esta é uma prática que tem o intuito de a emancipar mediante o desenvolvimento dos seus saberes e das suas capacidades de acção educativa e a sua postura crítico-reflexiva face aos contextos profissionais em que se insere (Vieira, 2006).Deste modo, ao refletir sobre as suas ações e desenvolvimento, a mestranda explanará também as oportunidades de aprendizagem proporcionadas aos grupos de crianças, tendo em conta a imagem de criança como um ser com agência, competente e participativo (Oliveira-Formosinho & Araújo, 2013).
id RCAP_b3d2464ab0a1c7362d840d90fa6b9a62
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8595
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio em educação pré-escolarInvestigação-açãoDesenvolvimento profissionalCriançasAprendizagemAction researchProfessional developmentLearningChildrenDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar surge este relatório de estágio, que apresenta uma reflexão acerca da prática pedagógica desenvolvida nos contextos de estágio de creche e educação pré-escolar, bem como do processo de construção e desenvolvimento profissional de competências da mestranda. Assim, foi através de processos inerentes à metodologia de investigaçãoação que, a mestranda desenvolveu a sua prática recorrendo a estratégias de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão que lhe permitiram desenvolver atitudes questionadoras e críticas. Este desenvolvimento de atitudes foi permitido não só pelas estratégias utilizadas, mas também pela colaboração das orientadoras cooperantes, da supervisora institucional e do par pedagógico, que, conjuntamente, refletiam com a mestranda na, para e sobre a ação, articulando a prática e teoria na ação desenvolvida. Considerando a prática desenvolvida, a mestranda terá ainda oportunidade de refletir sobre as aprendizagens desenvolvidas, bem como o percurso realizado ao longo do ano letivo, nunca esquecendo que esta é uma prática que tem o intuito de a emancipar mediante o desenvolvimento dos seus saberes e das suas capacidades de acção educativa e a sua postura crítico-reflexiva face aos contextos profissionais em que se insere (Vieira, 2006).Deste modo, ao refletir sobre as suas ações e desenvolvimento, a mestranda explanará também as oportunidades de aprendizagem proporcionadas aos grupos de crianças, tendo em conta a imagem de criança como um ser com agência, competente e participativo (Oliveira-Formosinho & Araújo, 2013).Under the master's degree in pre-school Education the following placement report, which presents a reflection about the pedagogical practice developed in contexts of nursery and pre-school education stage, as well as the process of construction and development of professional skills of the graduate student. Thus, it was through processes of research - action methodology that the graduate student developed their practice using observation strategies, planning, action, evaluation and reflection that allowed her to develop questions and critical attitudes. This development of attitudes was allowed not only by the strategies used, but also by the collaboration of cooperating mentors, of institutional supervisory and pedagogical pair, which, together with the graduate student, reflected to and about the action, articulating practice and theory in action. Considering the developed practice, the graduate student will have the opportunity to reflect on the learning activities, as well as the journey performed during the school year, never forgetting that this is a practice that aims to emancipate by developing their knowledge and their educational action skills and their critical and reflective stance towards the professional contexts in which it operates Vieira, 2006, p. 19). This way, to reflect on her actions and development, graduate student will explain also the learning opportunities gaved to groups of children, having regard to the child as someone competent and participative. (Oliveira-Formosinho & Araújo, 2013).Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Cláudia Gabriela Alves2016-11-02T17:59:32Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8595TID:201361841porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:51Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:23.496467Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio em educação pré-escolar
title Relatório de estágio em educação pré-escolar
spellingShingle Relatório de estágio em educação pré-escolar
Pereira, Cláudia Gabriela Alves
Investigação-ação
Desenvolvimento profissional
Crianças
Aprendizagem
Action research
Professional development
Learning
Children
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio em educação pré-escolar
title_full Relatório de estágio em educação pré-escolar
title_fullStr Relatório de estágio em educação pré-escolar
title_full_unstemmed Relatório de estágio em educação pré-escolar
title_sort Relatório de estágio em educação pré-escolar
author Pereira, Cláudia Gabriela Alves
author_facet Pereira, Cláudia Gabriela Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Sara de Barros
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Cláudia Gabriela Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação-ação
Desenvolvimento profissional
Crianças
Aprendizagem
Action research
Professional development
Learning
Children
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Investigação-ação
Desenvolvimento profissional
Crianças
Aprendizagem
Action research
Professional development
Learning
Children
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar surge este relatório de estágio, que apresenta uma reflexão acerca da prática pedagógica desenvolvida nos contextos de estágio de creche e educação pré-escolar, bem como do processo de construção e desenvolvimento profissional de competências da mestranda. Assim, foi através de processos inerentes à metodologia de investigaçãoação que, a mestranda desenvolveu a sua prática recorrendo a estratégias de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão que lhe permitiram desenvolver atitudes questionadoras e críticas. Este desenvolvimento de atitudes foi permitido não só pelas estratégias utilizadas, mas também pela colaboração das orientadoras cooperantes, da supervisora institucional e do par pedagógico, que, conjuntamente, refletiam com a mestranda na, para e sobre a ação, articulando a prática e teoria na ação desenvolvida. Considerando a prática desenvolvida, a mestranda terá ainda oportunidade de refletir sobre as aprendizagens desenvolvidas, bem como o percurso realizado ao longo do ano letivo, nunca esquecendo que esta é uma prática que tem o intuito de a emancipar mediante o desenvolvimento dos seus saberes e das suas capacidades de acção educativa e a sua postura crítico-reflexiva face aos contextos profissionais em que se insere (Vieira, 2006).Deste modo, ao refletir sobre as suas ações e desenvolvimento, a mestranda explanará também as oportunidades de aprendizagem proporcionadas aos grupos de crianças, tendo em conta a imagem de criança como um ser com agência, competente e participativo (Oliveira-Formosinho & Araújo, 2013).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-11-02T17:59:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8595
TID:201361841
url http://hdl.handle.net/10400.22/8595
identifier_str_mv TID:201361841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131389964058624