Relatório de estágio em educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8595 |
Resumo: | No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar surge este relatório de estágio, que apresenta uma reflexão acerca da prática pedagógica desenvolvida nos contextos de estágio de creche e educação pré-escolar, bem como do processo de construção e desenvolvimento profissional de competências da mestranda. Assim, foi através de processos inerentes à metodologia de investigaçãoação que, a mestranda desenvolveu a sua prática recorrendo a estratégias de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão que lhe permitiram desenvolver atitudes questionadoras e críticas. Este desenvolvimento de atitudes foi permitido não só pelas estratégias utilizadas, mas também pela colaboração das orientadoras cooperantes, da supervisora institucional e do par pedagógico, que, conjuntamente, refletiam com a mestranda na, para e sobre a ação, articulando a prática e teoria na ação desenvolvida. Considerando a prática desenvolvida, a mestranda terá ainda oportunidade de refletir sobre as aprendizagens desenvolvidas, bem como o percurso realizado ao longo do ano letivo, nunca esquecendo que esta é uma prática que tem o intuito de a emancipar mediante o desenvolvimento dos seus saberes e das suas capacidades de acção educativa e a sua postura crítico-reflexiva face aos contextos profissionais em que se insere (Vieira, 2006).Deste modo, ao refletir sobre as suas ações e desenvolvimento, a mestranda explanará também as oportunidades de aprendizagem proporcionadas aos grupos de crianças, tendo em conta a imagem de criança como um ser com agência, competente e participativo (Oliveira-Formosinho & Araújo, 2013). |
id |
RCAP_b3d2464ab0a1c7362d840d90fa6b9a62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8595 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio em educação pré-escolarInvestigação-açãoDesenvolvimento profissionalCriançasAprendizagemAction researchProfessional developmentLearningChildrenDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar surge este relatório de estágio, que apresenta uma reflexão acerca da prática pedagógica desenvolvida nos contextos de estágio de creche e educação pré-escolar, bem como do processo de construção e desenvolvimento profissional de competências da mestranda. Assim, foi através de processos inerentes à metodologia de investigaçãoação que, a mestranda desenvolveu a sua prática recorrendo a estratégias de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão que lhe permitiram desenvolver atitudes questionadoras e críticas. Este desenvolvimento de atitudes foi permitido não só pelas estratégias utilizadas, mas também pela colaboração das orientadoras cooperantes, da supervisora institucional e do par pedagógico, que, conjuntamente, refletiam com a mestranda na, para e sobre a ação, articulando a prática e teoria na ação desenvolvida. Considerando a prática desenvolvida, a mestranda terá ainda oportunidade de refletir sobre as aprendizagens desenvolvidas, bem como o percurso realizado ao longo do ano letivo, nunca esquecendo que esta é uma prática que tem o intuito de a emancipar mediante o desenvolvimento dos seus saberes e das suas capacidades de acção educativa e a sua postura crítico-reflexiva face aos contextos profissionais em que se insere (Vieira, 2006).Deste modo, ao refletir sobre as suas ações e desenvolvimento, a mestranda explanará também as oportunidades de aprendizagem proporcionadas aos grupos de crianças, tendo em conta a imagem de criança como um ser com agência, competente e participativo (Oliveira-Formosinho & Araújo, 2013).Under the master's degree in pre-school Education the following placement report, which presents a reflection about the pedagogical practice developed in contexts of nursery and pre-school education stage, as well as the process of construction and development of professional skills of the graduate student. Thus, it was through processes of research - action methodology that the graduate student developed their practice using observation strategies, planning, action, evaluation and reflection that allowed her to develop questions and critical attitudes. This development of attitudes was allowed not only by the strategies used, but also by the collaboration of cooperating mentors, of institutional supervisory and pedagogical pair, which, together with the graduate student, reflected to and about the action, articulating practice and theory in action. Considering the developed practice, the graduate student will have the opportunity to reflect on the learning activities, as well as the journey performed during the school year, never forgetting that this is a practice that aims to emancipate by developing their knowledge and their educational action skills and their critical and reflective stance towards the professional contexts in which it operates Vieira, 2006, p. 19). This way, to reflect on her actions and development, graduate student will explain also the learning opportunities gaved to groups of children, having regard to the child as someone competent and participative. (Oliveira-Formosinho & Araújo, 2013).Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Cláudia Gabriela Alves2016-11-02T17:59:32Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8595TID:201361841porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:51Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:23.496467Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio em educação pré-escolar |
title |
Relatório de estágio em educação pré-escolar |
spellingShingle |
Relatório de estágio em educação pré-escolar Pereira, Cláudia Gabriela Alves Investigação-ação Desenvolvimento profissional Crianças Aprendizagem Action research Professional development Learning Children Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio em educação pré-escolar |
title_full |
Relatório de estágio em educação pré-escolar |
title_fullStr |
Relatório de estágio em educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio em educação pré-escolar |
title_sort |
Relatório de estágio em educação pré-escolar |
author |
Pereira, Cláudia Gabriela Alves |
author_facet |
Pereira, Cláudia Gabriela Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araújo, Sara de Barros Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Cláudia Gabriela Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Investigação-ação Desenvolvimento profissional Crianças Aprendizagem Action research Professional development Learning Children Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Investigação-ação Desenvolvimento profissional Crianças Aprendizagem Action research Professional development Learning Children Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar surge este relatório de estágio, que apresenta uma reflexão acerca da prática pedagógica desenvolvida nos contextos de estágio de creche e educação pré-escolar, bem como do processo de construção e desenvolvimento profissional de competências da mestranda. Assim, foi através de processos inerentes à metodologia de investigaçãoação que, a mestranda desenvolveu a sua prática recorrendo a estratégias de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão que lhe permitiram desenvolver atitudes questionadoras e críticas. Este desenvolvimento de atitudes foi permitido não só pelas estratégias utilizadas, mas também pela colaboração das orientadoras cooperantes, da supervisora institucional e do par pedagógico, que, conjuntamente, refletiam com a mestranda na, para e sobre a ação, articulando a prática e teoria na ação desenvolvida. Considerando a prática desenvolvida, a mestranda terá ainda oportunidade de refletir sobre as aprendizagens desenvolvidas, bem como o percurso realizado ao longo do ano letivo, nunca esquecendo que esta é uma prática que tem o intuito de a emancipar mediante o desenvolvimento dos seus saberes e das suas capacidades de acção educativa e a sua postura crítico-reflexiva face aos contextos profissionais em que se insere (Vieira, 2006).Deste modo, ao refletir sobre as suas ações e desenvolvimento, a mestranda explanará também as oportunidades de aprendizagem proporcionadas aos grupos de crianças, tendo em conta a imagem de criança como um ser com agência, competente e participativo (Oliveira-Formosinho & Araújo, 2013). |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-11-02T17:59:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8595 TID:201361841 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8595 |
identifier_str_mv |
TID:201361841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131389964058624 |