Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Diana Pires
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8929
Resumo: O relatório de estágio que aqui se apresenta integra-se na unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio integrante do ciclo de estudos do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se com ele, analisar reflexivamente o percurso de desenvolvimento profissional da professora estagiária, concretizado no 2ºCiclo do Ensino Básico da Escola Pêro Vaz de Caminha e no 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola EB1/JI dos Miosótis pertencentes ao Agrupamento de Escolas Pêro Vaz de Caminha. A prática pedagógica supervisionada em complemento com os saberes aprofundados, partilhados e desenvolvidos nas várias unidades curriculares que compõem o ciclo de estudos do mestrado, contribuíram para o desenvolvimento de competências profissionais, tais como, a construção de uma atitude profissional investigativa e reflexiva; a articulação entre saberes teóricos e a prática pedagógica; o saber pensar e agir nos contextos; a co construção de saberes profissionais junto da comunidade educativa; e a planificação de atividades promotoras de aprendizagens significativas e diversificadas. Destacam-se as caraterísticas da metodologia de Investigação- Ação como orientadoras do desenvolvimento da prática pedagógica supervisionada, sendo promotoras de um processo que permitiu a professora estagiária analisar as suas práticas de uma forma sistemática e aprofundada. Como tal, a prática pedagógica foi baseada em ciclos que alternaram entre a observação, planificação, ação e reflexão crítica basilares para a construção de uma identidade profissional docente.
id RCAP_db2a16f63d274217b1e784b387a78fde
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8929
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioEducaçãoReflexãoDesenvolvimento profissionalCo-construção de saberesEducationReflectionProfessional developmentco construction of knowledgeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório de estágio que aqui se apresenta integra-se na unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio integrante do ciclo de estudos do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se com ele, analisar reflexivamente o percurso de desenvolvimento profissional da professora estagiária, concretizado no 2ºCiclo do Ensino Básico da Escola Pêro Vaz de Caminha e no 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola EB1/JI dos Miosótis pertencentes ao Agrupamento de Escolas Pêro Vaz de Caminha. A prática pedagógica supervisionada em complemento com os saberes aprofundados, partilhados e desenvolvidos nas várias unidades curriculares que compõem o ciclo de estudos do mestrado, contribuíram para o desenvolvimento de competências profissionais, tais como, a construção de uma atitude profissional investigativa e reflexiva; a articulação entre saberes teóricos e a prática pedagógica; o saber pensar e agir nos contextos; a co construção de saberes profissionais junto da comunidade educativa; e a planificação de atividades promotoras de aprendizagens significativas e diversificadas. Destacam-se as caraterísticas da metodologia de Investigação- Ação como orientadoras do desenvolvimento da prática pedagógica supervisionada, sendo promotoras de um processo que permitiu a professora estagiária analisar as suas práticas de uma forma sistemática e aprofundada. Como tal, a prática pedagógica foi baseada em ciclos que alternaram entre a observação, planificação, ação e reflexão crítica basilares para a construção de uma identidade profissional docente.The internship report presented here is part of the Course Curriculum Integration: Educational Practice and internship Report cycle integrated in the Masters in Education from the 1st and 2nd Cycle of Basic Education. The aim for this report was to; reflexively analyze the route of the professional trainee teacher development, implemented in 2nd Cycle of Basic Education School Pêro Vaz de Caminha and the 1st Cycle of Basic Education in EB1 / JI Miosótis belonging to the Group of Schools Pêro Vaz de Caminha. The Supervised Teaching Practice in addition to the deep knowledge, shared and developed in several courses that is part of the master's studies cycle knowledge, contributed to the development of professional skills, such as building a professional investigative and reflective attitude; the relationship between theoretical knowledge and pedagogical practice; learn to think and act in contexts; co build professional knowledge within the educational community; planning activities in order to promote meaningful and diversified learning. We highlight the features of the methodology of action research as guiding the development of supervised teaching practice, and facilitating a process that allowed the intern to analyze her practices in a systematic and thorough manner. As such, the pedagogical practice was based on cycles that alternated between observation, planning, action and critical reflection essential to the construction of a professional identity.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoSá, Susana MarquesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRodrigues, Diana Pires2016-12-21T11:39:26Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8929TID:201355760porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:50:04Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:36.975736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Rodrigues, Diana Pires
Educação
Reflexão
Desenvolvimento profissional
Co-construção de saberes
Education
Reflection
Professional development
co construction of knowledge
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Rodrigues, Diana Pires
author_facet Rodrigues, Diana Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Susana Marques
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Diana Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Reflexão
Desenvolvimento profissional
Co-construção de saberes
Education
Reflection
Professional development
co construction of knowledge
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Reflexão
Desenvolvimento profissional
Co-construção de saberes
Education
Reflection
Professional development
co construction of knowledge
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O relatório de estágio que aqui se apresenta integra-se na unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio integrante do ciclo de estudos do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se com ele, analisar reflexivamente o percurso de desenvolvimento profissional da professora estagiária, concretizado no 2ºCiclo do Ensino Básico da Escola Pêro Vaz de Caminha e no 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola EB1/JI dos Miosótis pertencentes ao Agrupamento de Escolas Pêro Vaz de Caminha. A prática pedagógica supervisionada em complemento com os saberes aprofundados, partilhados e desenvolvidos nas várias unidades curriculares que compõem o ciclo de estudos do mestrado, contribuíram para o desenvolvimento de competências profissionais, tais como, a construção de uma atitude profissional investigativa e reflexiva; a articulação entre saberes teóricos e a prática pedagógica; o saber pensar e agir nos contextos; a co construção de saberes profissionais junto da comunidade educativa; e a planificação de atividades promotoras de aprendizagens significativas e diversificadas. Destacam-se as caraterísticas da metodologia de Investigação- Ação como orientadoras do desenvolvimento da prática pedagógica supervisionada, sendo promotoras de um processo que permitiu a professora estagiária analisar as suas práticas de uma forma sistemática e aprofundada. Como tal, a prática pedagógica foi baseada em ciclos que alternaram entre a observação, planificação, ação e reflexão crítica basilares para a construção de uma identidade profissional docente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-12-21T11:39:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8929
TID:201355760
url http://hdl.handle.net/10400.22/8929
identifier_str_mv TID:201355760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131391887147008