Educação e democracia: O papel do movimento feminista para a igualdade de gênero na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brabo,Tânia Suely Antonelli Marcelino
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602008000100010
Resumo: O texto reflete sobre a participação do movimento feminista no processo de redemocratização da sociedade brasileira e sobre o desafio da atualidade para «democratizara democracia». Considera-se especificamente o Estado de São Paulo (Brasil), no qual o movimento feminista teve um importante papel político na década de 1980. São grandes a preocupação e o esforço investidos em mudanças na educação básica brasileira nesse período, principalmente no final dos anos de 1980, com a consolidação da Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988. Portanto, o recorte histórico dos anos de 1980 ao final dos anos de 1990, foi escolhido por ser importante para a análise das legislações e reformas federais na área da administração pública e da educação, todas elas voltadas à democratização da sociedade brasileira.
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