Gênero e Educação: o Papel do Movimento Feminista para a Igualdade de Gênero
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
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Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/5135 |
Resumo: | Esse texto tem como objetivo relembrar a participação do movimento feminista na busca da garantia dosdireitos humanos das mulheres, dentre eles a educação igualitária. Reflete sobre as concepções de cidadania e gênero encontradas nas práticas pedagógicas de professoras e de um professor da cidade de Marília/SP, a partir de duas pesquisas de mestrado uma realizada em 1997 no Ensino Fundamental e outra em 2010 na Educação Infantil. Destacando a relevância das ações do movimento, mostra avanços e desafios que ainda estão em pauta para a concretização da educação para a igualdade de gênero. Ao adentrar no cotidiano das escolas, no caso uma de Educação Infantil e outra de Ensino Fundamental, podemos constatar o embate que estas políticas ainda enfrentam no cotidiano educacional, que comprovamos desafios que ainda estão postos para práticas educacionais não sexistas e para a igualdade de direitos. |
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