O discurso de futuros profissionais de educação sobre Didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro-Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luna, Ewerton Ávila dos Anjos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sá, Cristina Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/22033
Resumo: O estudo objetivou compreender como ocorriam as representações de futuros profissionais de educação que atuarão com o ensino da língua portuguesa sobre a abordagem da didática da oralidade no seu processo de formação. A pesquisa está fundamentada nos trabalhos de Schneuwly e Dolz (2004), Núñez Delgado (2002), Perrenoud (1988), Nonnon (1999), dentre outros. Trata-se de um estudo de caso, uma vez que investiga uma realidade individual: a formação dos futuros educadores de infância e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico na Universidade de Aveiro, Portugal, em uma turma específica de Prática Pedagógica Supervisionada-A1 (PPS-A1). Os dados foram coletados através da aplicação de questionários e da produção de texto escrito (reflexão escrita individual). O corpus é, portanto, o discurso das estudantes em diferentes momentos do estudo. Os resultados apontam que grande foi a evolução das representações das estudantes quanto à sua formação em didática da oralidade.
id RCAP_3f41cb9e45d728a35504fc82b2af0667
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/22033
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O discurso de futuros profissionais de educação sobre Didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro-Portugalformação inicialdidática de línguaensino-aprendizagem da oralidadeO estudo objetivou compreender como ocorriam as representações de futuros profissionais de educação que atuarão com o ensino da língua portuguesa sobre a abordagem da didática da oralidade no seu processo de formação. A pesquisa está fundamentada nos trabalhos de Schneuwly e Dolz (2004), Núñez Delgado (2002), Perrenoud (1988), Nonnon (1999), dentre outros. Trata-se de um estudo de caso, uma vez que investiga uma realidade individual: a formação dos futuros educadores de infância e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico na Universidade de Aveiro, Portugal, em uma turma específica de Prática Pedagógica Supervisionada-A1 (PPS-A1). Os dados foram coletados através da aplicação de questionários e da produção de texto escrito (reflexão escrita individual). O corpus é, portanto, o discurso das estudantes em diferentes momentos do estudo. Os resultados apontam que grande foi a evolução das representações das estudantes quanto à sua formação em didática da oralidade.This study aimed to comprehend how occurred representations of future education professionals who will act with teaching of Portuguese language about the approach of didactic of orality in their process of formation. The research is based on Schneuwly and Dolz (2004), Núñez Delgado (2002), Perrenoud (1988), Nonnon (1999), among others. It is a case study, that is, an investigation of a particular reality: the formation of future infant educators and teachers of 1st Circle of Basic Teaching in Aveiro University, Portugal, in a specific classroom of Supervised Pedagogical Practice-A1. Data were collected through the application of questionnaires and written production (individual written reflection). Corpus is, thus, students’ discourses in different moments from study. The results pointed that the evolution of students’ representations was meaningful in relation to their formation in didactic of orality2018-02-02T19:39:51Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/22033por1983-828XLuna, Ewerton Ávila dos AnjosSá, Cristina Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:43:16Zoai:ria.ua.pt:10773/22033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:19.072212Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O discurso de futuros profissionais de educação sobre Didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro-Portugal
title O discurso de futuros profissionais de educação sobre Didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro-Portugal
spellingShingle O discurso de futuros profissionais de educação sobre Didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro-Portugal
Luna, Ewerton Ávila dos Anjos
formação inicial
didática de língua
ensino-aprendizagem da oralidade
title_short O discurso de futuros profissionais de educação sobre Didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro-Portugal
title_full O discurso de futuros profissionais de educação sobre Didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro-Portugal
title_fullStr O discurso de futuros profissionais de educação sobre Didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro-Portugal
title_full_unstemmed O discurso de futuros profissionais de educação sobre Didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro-Portugal
title_sort O discurso de futuros profissionais de educação sobre Didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro-Portugal
author Luna, Ewerton Ávila dos Anjos
author_facet Luna, Ewerton Ávila dos Anjos
Sá, Cristina Manuela
author_role author
author2 Sá, Cristina Manuela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luna, Ewerton Ávila dos Anjos
Sá, Cristina Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv formação inicial
didática de língua
ensino-aprendizagem da oralidade
topic formação inicial
didática de língua
ensino-aprendizagem da oralidade
description O estudo objetivou compreender como ocorriam as representações de futuros profissionais de educação que atuarão com o ensino da língua portuguesa sobre a abordagem da didática da oralidade no seu processo de formação. A pesquisa está fundamentada nos trabalhos de Schneuwly e Dolz (2004), Núñez Delgado (2002), Perrenoud (1988), Nonnon (1999), dentre outros. Trata-se de um estudo de caso, uma vez que investiga uma realidade individual: a formação dos futuros educadores de infância e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico na Universidade de Aveiro, Portugal, em uma turma específica de Prática Pedagógica Supervisionada-A1 (PPS-A1). Os dados foram coletados através da aplicação de questionários e da produção de texto escrito (reflexão escrita individual). O corpus é, portanto, o discurso das estudantes em diferentes momentos do estudo. Os resultados apontam que grande foi a evolução das representações das estudantes quanto à sua formação em didática da oralidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2018-02-02T19:39:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/22033
url http://hdl.handle.net/10773/22033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1983-828X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137616950460416