O discurso de futuros profissionais de educação sobre Didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro-Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/22033 |
Resumo: | O estudo objetivou compreender como ocorriam as representações de futuros profissionais de educação que atuarão com o ensino da língua portuguesa sobre a abordagem da didática da oralidade no seu processo de formação. A pesquisa está fundamentada nos trabalhos de Schneuwly e Dolz (2004), Núñez Delgado (2002), Perrenoud (1988), Nonnon (1999), dentre outros. Trata-se de um estudo de caso, uma vez que investiga uma realidade individual: a formação dos futuros educadores de infância e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico na Universidade de Aveiro, Portugal, em uma turma específica de Prática Pedagógica Supervisionada-A1 (PPS-A1). Os dados foram coletados através da aplicação de questionários e da produção de texto escrito (reflexão escrita individual). O corpus é, portanto, o discurso das estudantes em diferentes momentos do estudo. Os resultados apontam que grande foi a evolução das representações das estudantes quanto à sua formação em didática da oralidade. |
id |
RCAP_3f41cb9e45d728a35504fc82b2af0667 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/22033 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O discurso de futuros profissionais de educação sobre Didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro-Portugalformação inicialdidática de línguaensino-aprendizagem da oralidadeO estudo objetivou compreender como ocorriam as representações de futuros profissionais de educação que atuarão com o ensino da língua portuguesa sobre a abordagem da didática da oralidade no seu processo de formação. A pesquisa está fundamentada nos trabalhos de Schneuwly e Dolz (2004), Núñez Delgado (2002), Perrenoud (1988), Nonnon (1999), dentre outros. Trata-se de um estudo de caso, uma vez que investiga uma realidade individual: a formação dos futuros educadores de infância e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico na Universidade de Aveiro, Portugal, em uma turma específica de Prática Pedagógica Supervisionada-A1 (PPS-A1). Os dados foram coletados através da aplicação de questionários e da produção de texto escrito (reflexão escrita individual). O corpus é, portanto, o discurso das estudantes em diferentes momentos do estudo. Os resultados apontam que grande foi a evolução das representações das estudantes quanto à sua formação em didática da oralidade.This study aimed to comprehend how occurred representations of future education professionals who will act with teaching of Portuguese language about the approach of didactic of orality in their process of formation. The research is based on Schneuwly and Dolz (2004), Núñez Delgado (2002), Perrenoud (1988), Nonnon (1999), among others. It is a case study, that is, an investigation of a particular reality: the formation of future infant educators and teachers of 1st Circle of Basic Teaching in Aveiro University, Portugal, in a specific classroom of Supervised Pedagogical Practice-A1. Data were collected through the application of questionnaires and written production (individual written reflection). Corpus is, thus, students’ discourses in different moments from study. The results pointed that the evolution of students’ representations was meaningful in relation to their formation in didactic of orality2018-02-02T19:39:51Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/22033por1983-828XLuna, Ewerton Ávila dos AnjosSá, Cristina Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:43:16Zoai:ria.ua.pt:10773/22033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:19.072212Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O discurso de futuros profissionais de educação sobre Didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro-Portugal |
title |
O discurso de futuros profissionais de educação sobre Didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro-Portugal |
spellingShingle |
O discurso de futuros profissionais de educação sobre Didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro-Portugal Luna, Ewerton Ávila dos Anjos formação inicial didática de língua ensino-aprendizagem da oralidade |
title_short |
O discurso de futuros profissionais de educação sobre Didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro-Portugal |
title_full |
O discurso de futuros profissionais de educação sobre Didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro-Portugal |
title_fullStr |
O discurso de futuros profissionais de educação sobre Didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro-Portugal |
title_full_unstemmed |
O discurso de futuros profissionais de educação sobre Didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro-Portugal |
title_sort |
O discurso de futuros profissionais de educação sobre Didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro-Portugal |
author |
Luna, Ewerton Ávila dos Anjos |
author_facet |
Luna, Ewerton Ávila dos Anjos Sá, Cristina Manuela |
author_role |
author |
author2 |
Sá, Cristina Manuela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luna, Ewerton Ávila dos Anjos Sá, Cristina Manuela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação inicial didática de língua ensino-aprendizagem da oralidade |
topic |
formação inicial didática de língua ensino-aprendizagem da oralidade |
description |
O estudo objetivou compreender como ocorriam as representações de futuros profissionais de educação que atuarão com o ensino da língua portuguesa sobre a abordagem da didática da oralidade no seu processo de formação. A pesquisa está fundamentada nos trabalhos de Schneuwly e Dolz (2004), Núñez Delgado (2002), Perrenoud (1988), Nonnon (1999), dentre outros. Trata-se de um estudo de caso, uma vez que investiga uma realidade individual: a formação dos futuros educadores de infância e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico na Universidade de Aveiro, Portugal, em uma turma específica de Prática Pedagógica Supervisionada-A1 (PPS-A1). Os dados foram coletados através da aplicação de questionários e da produção de texto escrito (reflexão escrita individual). O corpus é, portanto, o discurso das estudantes em diferentes momentos do estudo. Os resultados apontam que grande foi a evolução das representações das estudantes quanto à sua formação em didática da oralidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2018-02-02T19:39:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/22033 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/22033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1983-828X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137616950460416 |