A importância da prática de harmónicos naturais na aprendizagem musical do saxofone
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9011 |
Resumo: | O presente trabalho consiste num relatório de estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE), e da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. Pretende ser um relatório reflexivo acerca da minha prática pedagógica realizada no Conservatório de Música do Porto, sob orientação dos professores Henk van Twillert (orientador), Sofia Lourenço (co-orientadora) e Rosa Oliveira (cooperante). Por outro lado, este relatório inclui também um projeto de investigação intitulado “A importância da prática de harmónicos naturais na aprendizagem musical do saxofone”, realizado junto de alunos de saxofone do ensino básico e do ensino profissional, de modo a comprovar a importância da realização destes exercícios para o desenvolvimento das qualidades sonoras e flexibilidade no instrumento. Partindo de uma abordagem metodológica sob a perspetiva de investigação-ação, foram realizados testes em contexto de sala de aula com 8 alunos do 1º ao 4º grau do Ensino básico, e 3 alunos do ensino profissional; assim como um inquérito a professores de saxofone. Após a respetiva recolha dos dados, foi realizada uma análise de âmbito qualitativo e quantitativo. Foi possível concluir que a realização destes exercícios é exequível mesmo em alunos que ainda estão numa fase inicial de aprendizagem, desenvolvendo competências necessárias para que no futuro estejam criadas condições para a construção de uma embocadura e sonoridade flexíveis, com todas as vantagens que isso acarreta para a qualidade da performance dos alunos. |
id |
RCAP_3f5d0cebeda403660f34cc4da7c96d06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9011 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da prática de harmónicos naturais na aprendizagem musical do saxofoneSaxofoneHarmónicos naturaisEmbocaduraFlexibilidadeSaxophoneOvertonesEmbouchureFlexibilityO presente trabalho consiste num relatório de estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE), e da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. Pretende ser um relatório reflexivo acerca da minha prática pedagógica realizada no Conservatório de Música do Porto, sob orientação dos professores Henk van Twillert (orientador), Sofia Lourenço (co-orientadora) e Rosa Oliveira (cooperante). Por outro lado, este relatório inclui também um projeto de investigação intitulado “A importância da prática de harmónicos naturais na aprendizagem musical do saxofone”, realizado junto de alunos de saxofone do ensino básico e do ensino profissional, de modo a comprovar a importância da realização destes exercícios para o desenvolvimento das qualidades sonoras e flexibilidade no instrumento. Partindo de uma abordagem metodológica sob a perspetiva de investigação-ação, foram realizados testes em contexto de sala de aula com 8 alunos do 1º ao 4º grau do Ensino básico, e 3 alunos do ensino profissional; assim como um inquérito a professores de saxofone. Após a respetiva recolha dos dados, foi realizada uma análise de âmbito qualitativo e quantitativo. Foi possível concluir que a realização destes exercícios é exequível mesmo em alunos que ainda estão numa fase inicial de aprendizagem, desenvolvendo competências necessárias para que no futuro estejam criadas condições para a construção de uma embocadura e sonoridade flexíveis, com todas as vantagens que isso acarreta para a qualidade da performance dos alunos.This work consists of an intership report developed under the Master in Music of the Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, and Escola Superior de Educação, both from Instituto Politécnico do Porto. It is meant to be a thoughful report about my teaching practice held at the Oporto Music Conservatory, under the guidance of teachers Henk van Twillert (advisor), Sofia Lourenço (co-advisor) and Rosa Oliveira (cooperative). On the other hand, this report also includes a research project entitled "The importance of practicing overtones in the learning process of the saxophone", conducted among middle school saxophone students and vocational studentes, in order to prove the importance of performing these exercises to develop the quality of sound and flexibility in the instrument. In a methodological approach based on the perspective of action-research, tests were performed on classroom context with eight middle school students (from 1st to 4th grade), and three vocational students; and it was made an inquiry to saxophone teachers. After the data collection, it was carried out a quantitative and qualitative analysis. It was concluded that it is possible to conduct these exercises even with students who are still at an early stage of learning, and develop the required skills to create the conditions for the construction of a flexible embouchure and sound, which entails advantages for the quality of student performance.Van Twillert, HendrikFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daOliveira, RosaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMonteiro, Lúcio de Jesus2016-12-28T10:16:19Z2016-11-092016-11-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9011TID:201486440porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:09Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:30.254258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da prática de harmónicos naturais na aprendizagem musical do saxofone |
title |
A importância da prática de harmónicos naturais na aprendizagem musical do saxofone |
spellingShingle |
A importância da prática de harmónicos naturais na aprendizagem musical do saxofone Monteiro, Lúcio de Jesus Saxofone Harmónicos naturais Embocadura Flexibilidade Saxophone Overtones Embouchure Flexibility |
title_short |
A importância da prática de harmónicos naturais na aprendizagem musical do saxofone |
title_full |
A importância da prática de harmónicos naturais na aprendizagem musical do saxofone |
title_fullStr |
A importância da prática de harmónicos naturais na aprendizagem musical do saxofone |
title_full_unstemmed |
A importância da prática de harmónicos naturais na aprendizagem musical do saxofone |
title_sort |
A importância da prática de harmónicos naturais na aprendizagem musical do saxofone |
author |
Monteiro, Lúcio de Jesus |
author_facet |
Monteiro, Lúcio de Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Van Twillert, Hendrik Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da Oliveira, Rosa Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Lúcio de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saxofone Harmónicos naturais Embocadura Flexibilidade Saxophone Overtones Embouchure Flexibility |
topic |
Saxofone Harmónicos naturais Embocadura Flexibilidade Saxophone Overtones Embouchure Flexibility |
description |
O presente trabalho consiste num relatório de estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE), e da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. Pretende ser um relatório reflexivo acerca da minha prática pedagógica realizada no Conservatório de Música do Porto, sob orientação dos professores Henk van Twillert (orientador), Sofia Lourenço (co-orientadora) e Rosa Oliveira (cooperante). Por outro lado, este relatório inclui também um projeto de investigação intitulado “A importância da prática de harmónicos naturais na aprendizagem musical do saxofone”, realizado junto de alunos de saxofone do ensino básico e do ensino profissional, de modo a comprovar a importância da realização destes exercícios para o desenvolvimento das qualidades sonoras e flexibilidade no instrumento. Partindo de uma abordagem metodológica sob a perspetiva de investigação-ação, foram realizados testes em contexto de sala de aula com 8 alunos do 1º ao 4º grau do Ensino básico, e 3 alunos do ensino profissional; assim como um inquérito a professores de saxofone. Após a respetiva recolha dos dados, foi realizada uma análise de âmbito qualitativo e quantitativo. Foi possível concluir que a realização destes exercícios é exequível mesmo em alunos que ainda estão numa fase inicial de aprendizagem, desenvolvendo competências necessárias para que no futuro estejam criadas condições para a construção de uma embocadura e sonoridade flexíveis, com todas as vantagens que isso acarreta para a qualidade da performance dos alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-28T10:16:19Z 2016-11-09 2016-11-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/9011 TID:201486440 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/9011 |
identifier_str_mv |
TID:201486440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131474142691328 |