Registo sobreagudo do saxofone: exercícios direcionados para o seu domínio progressivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Ana Maria Balas dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/33526
Resumo: Este relatório encontra-se dividido em duas partes principais, sendo que a primeira corresponde a uma exposição e análise das aulas assistidas durante a prática de ensino supervisionada, explorando-se também as características e contextualização da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, bem como dos alunos acompanhados durante a PES. A segunda parte do relatório descreve o processo de investigação e os seus resultados, com o objetivo de produzir um conjunto de exercícios/estudos direcionados para o domínio do registo sobreagudo do saxofone. Esta investigação partiu da realização do estado da arte, começando-se por uma explicação dos conceitos de harmónico e sobreagudo, quais as habilidades técnicas de que o saxofonista precisa para emitir estes sons e, posteriormente, propondo alguns exercícios de abordagem e execução de harmónicos/sobreagudos no saxofone, construídos seguindo um aumento gradual de dificuldade, de forma a serem aplicáveis a alunos do ensino vocacional de saxofone desde o ensino básico até ao ensino secundário, conforme as características individuais de cada aluno forem permitindo; - Altissimo register of the saxophone: exercises directioned towards its progressive mastery Abstract: This report is divided in two main parts, being that the first corresponds to an exposure and analysis of the classes that were watched during the supervised teaching practice, also exploring the characteristics and context of the Artistic Music School of the National Conservatory, as well as the students who were accompanied. The second part describes the investigation process and its results, with the main purpose of producing a set of exercises/etudes directioned towards the saxophone’s third register. This investigation started by doing the state of the art, beginning with an explanation of the concepts of overtone and altissimo, which technical abilities are demanded from the saxophonist to produce these sounds, and then proposing some exercises to approach and execute overtones/altissimo on the saxophone, elaborated following a progressive increase of difficulty, so as to be adaptable to students who attend the specialized music schools, from the basic cycle to the secondary cycle, depending, of course, on the individual characteristics of each student.
id RCAP_a91f656dadc4815987e9198aa21ab313
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/33526
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Registo sobreagudo do saxofone: exercícios direcionados para o seu domínio progressivoSaxofoneHarmónicosSobreagudosVocalizaçãoEmbocaduraSaxophoneOvertoneAltissimoVoicingEmbouchureEste relatório encontra-se dividido em duas partes principais, sendo que a primeira corresponde a uma exposição e análise das aulas assistidas durante a prática de ensino supervisionada, explorando-se também as características e contextualização da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, bem como dos alunos acompanhados durante a PES. A segunda parte do relatório descreve o processo de investigação e os seus resultados, com o objetivo de produzir um conjunto de exercícios/estudos direcionados para o domínio do registo sobreagudo do saxofone. Esta investigação partiu da realização do estado da arte, começando-se por uma explicação dos conceitos de harmónico e sobreagudo, quais as habilidades técnicas de que o saxofonista precisa para emitir estes sons e, posteriormente, propondo alguns exercícios de abordagem e execução de harmónicos/sobreagudos no saxofone, construídos seguindo um aumento gradual de dificuldade, de forma a serem aplicáveis a alunos do ensino vocacional de saxofone desde o ensino básico até ao ensino secundário, conforme as características individuais de cada aluno forem permitindo; - Altissimo register of the saxophone: exercises directioned towards its progressive mastery Abstract: This report is divided in two main parts, being that the first corresponds to an exposure and analysis of the classes that were watched during the supervised teaching practice, also exploring the characteristics and context of the Artistic Music School of the National Conservatory, as well as the students who were accompanied. The second part describes the investigation process and its results, with the main purpose of producing a set of exercises/etudes directioned towards the saxophone’s third register. This investigation started by doing the state of the art, beginning with an explanation of the concepts of overtone and altissimo, which technical abilities are demanded from the saxophonist to produce these sounds, and then proposing some exercises to approach and execute overtones/altissimo on the saxophone, elaborated following a progressive increase of difficulty, so as to be adaptable to students who attend the specialized music schools, from the basic cycle to the secondary cycle, depending, of course, on the individual characteristics of each student.Universidade de Évora2023-01-18T12:50:12Z2023-01-182022-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/33526http://hdl.handle.net/10174/33526TID:203130090porDepartamento de Músicaana.maria_04@sapo.pt203Rosa, Ana Maria Balas dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:35:24Zoai:dspace.uevora.pt:10174/33526Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:19.448467Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Registo sobreagudo do saxofone: exercícios direcionados para o seu domínio progressivo
title Registo sobreagudo do saxofone: exercícios direcionados para o seu domínio progressivo
spellingShingle Registo sobreagudo do saxofone: exercícios direcionados para o seu domínio progressivo
Rosa, Ana Maria Balas dos Santos
Saxofone
Harmónicos
Sobreagudos
Vocalização
Embocadura
Saxophone
Overtone
Altissimo
Voicing
Embouchure
title_short Registo sobreagudo do saxofone: exercícios direcionados para o seu domínio progressivo
title_full Registo sobreagudo do saxofone: exercícios direcionados para o seu domínio progressivo
title_fullStr Registo sobreagudo do saxofone: exercícios direcionados para o seu domínio progressivo
title_full_unstemmed Registo sobreagudo do saxofone: exercícios direcionados para o seu domínio progressivo
title_sort Registo sobreagudo do saxofone: exercícios direcionados para o seu domínio progressivo
author Rosa, Ana Maria Balas dos Santos
author_facet Rosa, Ana Maria Balas dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Ana Maria Balas dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Saxofone
Harmónicos
Sobreagudos
Vocalização
Embocadura
Saxophone
Overtone
Altissimo
Voicing
Embouchure
topic Saxofone
Harmónicos
Sobreagudos
Vocalização
Embocadura
Saxophone
Overtone
Altissimo
Voicing
Embouchure
description Este relatório encontra-se dividido em duas partes principais, sendo que a primeira corresponde a uma exposição e análise das aulas assistidas durante a prática de ensino supervisionada, explorando-se também as características e contextualização da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, bem como dos alunos acompanhados durante a PES. A segunda parte do relatório descreve o processo de investigação e os seus resultados, com o objetivo de produzir um conjunto de exercícios/estudos direcionados para o domínio do registo sobreagudo do saxofone. Esta investigação partiu da realização do estado da arte, começando-se por uma explicação dos conceitos de harmónico e sobreagudo, quais as habilidades técnicas de que o saxofonista precisa para emitir estes sons e, posteriormente, propondo alguns exercícios de abordagem e execução de harmónicos/sobreagudos no saxofone, construídos seguindo um aumento gradual de dificuldade, de forma a serem aplicáveis a alunos do ensino vocacional de saxofone desde o ensino básico até ao ensino secundário, conforme as características individuais de cada aluno forem permitindo; - Altissimo register of the saxophone: exercises directioned towards its progressive mastery Abstract: This report is divided in two main parts, being that the first corresponds to an exposure and analysis of the classes that were watched during the supervised teaching practice, also exploring the characteristics and context of the Artistic Music School of the National Conservatory, as well as the students who were accompanied. The second part describes the investigation process and its results, with the main purpose of producing a set of exercises/etudes directioned towards the saxophone’s third register. This investigation started by doing the state of the art, beginning with an explanation of the concepts of overtone and altissimo, which technical abilities are demanded from the saxophonist to produce these sounds, and then proposing some exercises to approach and execute overtones/altissimo on the saxophone, elaborated following a progressive increase of difficulty, so as to be adaptable to students who attend the specialized music schools, from the basic cycle to the secondary cycle, depending, of course, on the individual characteristics of each student.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-28T00:00:00Z
2023-01-18T12:50:12Z
2023-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/33526
http://hdl.handle.net/10174/33526
TID:203130090
url http://hdl.handle.net/10174/33526
identifier_str_mv TID:203130090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
ana.maria_04@sapo.pt
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136704838238208