Plano de marketing social de apoio animal : plataforma digital sem fins lucrativos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/14966 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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Plano de marketing social de apoio animal : plataforma digital sem fins lucrativosPlaneamento de MarketingMarketing SocialOrganizações Sem Fins LucrativosPlataforma DigitalCausa AnimalMarketing PlanningSocial MarketingNon-Profit OrganizationsDigital PlatformAnimal CauseMestrado em MarketingEste projeto resultou da identificação de uma falha no mercado para uma problemática de cariz social. Se é certo que a taxa de abandono animal em Portugal é muito elevada, também é sabido que a aquisição de animais de estimação é uma pratica comum na sociedade. É neste ponto que a plataforma Ohana vem atuar, funcionando como meio de divulgação dos animais disponíveis para adoção e contribuindo para a aproximação destas duas realidades. Tratando-se de um projeto com uma missão social, sem objetivos financeiros, com vários públicos alvo e uma relação competitivo-cooperativa com os seus concorrentes, podemos assumir que Ohana é uma organização sem fins lucrativos (Blery, Katseli, e Tsara, 2010). A metodologia utilizada teve por base uma pesquisa descritiva, com o propósito base de conhecer a realidade atual das organizações sem fins lucrativos do ramo e identificar o perfil e necessidades dos potenciais utilizadores da plataforma. Para isso, foram feitas numa vertente qualitativa entrevistas semiestruturadas aplicadas aos representantes das associações de apoio animal, e numa vertente quantitativa questionários online ao publico em geral. A pesquisa e utilização dos conceitos teóricos de planeamento de marketing, marketing social e marketing digital foram fundamentais para alcançar a resposta às perguntas de investigação e consequente elaboração do plano de marketing da Ohana. A principal conclusão deste trabalho é que o desenvolvimento desta plataforma pode de facto representar um contributo importante para a causa, tendo o planeamento de marketing um papel fulcral nesse processo.This project resulted from the identification of a market gap arising from a social problem. If it is true that the rate of animal abandonment in Portugal is very high, it is also known that pet adoptions are a very common practice among the general population. It is here, that the Ohana platform plays a significant role by promoting pets available for adoption and putting together two realities with common needs. Being a project free from financial goals or profitability objectives, seeking a diverse target audience and a competitive-cooperative relationship with its competitors, we can assume that Ohana is a non-profit organization (Blery, Katseli, and Tsara, 2010). The methodology used was based on a descriptive research, with the purpose of understanding the current reality of non-profits in this area and identifying profiles and needs of potential users of the platform. For this purpose, the data collection instruments were used for a qualitative approach, where semi-structured interviews were performed to representatives of the animal support associations, and second, using a quantitative approach, with online questionnaires to a general audience. The research and the study of theoretical concepts of marketing planning, social marketing and digital marketing were fundamental to answer the research questions and consequent elaboration of Ohana's marketing plan. The main conclusion of this work is that the development of this platform can indeed make an important contribution to the cause and that the support of a Marketing plan plays a pivotal role in this process.Instituto Superior de Economia e GestãoBaptista, CristinaRepositório da Universidade de LisboaSilva, Marlene Cristina Dias da2018-02-21T16:20:51Z2017-102017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14966porSilva, Marlene Cristina Dias da (2017). "Plano de marketing social de apoio animal : plataforma digital sem fins lucrativos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:57Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14966Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:43.648640Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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