Melhoria do desempenho da manutenção utilizando a metodologia TPM numa empresa da indústria automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rui Pedro Fonte
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/74795
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
id RCAP_3f8c3e87418011de32e47227dbcb49b4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74795
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Melhoria do desempenho da manutenção utilizando a metodologia TPM numa empresa da indústria automóvelImproving manintenance performance using TPM methodology in an automotive companyMelhoria continuaQualidadeTPMContinuous improvementQualityEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão IndustrialDada a necessidade atual de maximizar o lucro de uma empresa, seja pelo aumento da receita ou pela redução de custos, nomeadamente, custos relativos a desperdícios, atendendo ao crescente mercado global de concorrentes, são fatores que levam as empresas a considerar todos os desperdícios inerentes à sua produção. O presente projeto industrial desenvolvido insere-se no 5ª ano do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial, afeto à Universidade do Minho. Esta dissertação retrata a realização de um projeto prático realizado na BorgWarner, em que o objetivo é melhorar o desempenho da manutenção em duas linhas de produção, através da implementação da metodologia Total Productive Maintenance (TPM). Após o investigador integrar a equipa responsável pelo desempenho e funcionamento das duas linhas de produção alvo deste projeto, somando algum tempo de adaptação, iniciou-se o diagnóstico de problemas existentes. Ambas as linhas de produção apresentavam muitos problemas sendo eles: tempo despendido em avarias ou problemas de qualidade gerados pelos equipamentos; elevada produção de defeitos e pouca experiência por parte da equipa técnica; baixa disponibilidade dos equipamentos; falta de agilidade e dinamismo por parte da equipa de manutenção. Ainda se verificou que os sistemas de registo de informação relativamente à produção e informação proveniente das intervenções de manutenção, não eram eficazes na normalização da informação. Assim, após se analisar profundamente os processos de produção, foi possível identificar os principais motivos de produção de defeitos e de paragens do equipamento. Ao serem utilizadas ferramentas como os cinco porquês e diagramas de Ishikawa, foi possível utilizar e complementar os Failure Mode and Effect Analysis (FMEA) existentes, preenchendo lacunas até então desconhecidas. Após a realização de ações de melhoria, assim como a implementação do pilar da manutenção autónoma, verificaram-se melhorias significativas no desempenho da equipa de manutenção e das linhas de produção. Conseguiu-se poupar cerca de 23.413€ em apenas dois meses, na produção de defeitos, com um investimento de apenas 4250€ e também aumentar o OEE da linha de produção L1 em cerca de 7%, e das linhas de produção L2 em cerca de 5%. Tais objetivos não seriam possíveis sem o trabalho realizado em equipa ao longo do projeto.Given the current need to maximize a company's profit, either by increasing revenue, or by reducing costs, specially, costs related to wastes, adding the weight of a growing global market full of competitors, becomes clear the necessity for companies to consider all the waste inherent to their production. The following industrial project is part of the 5th year of the integrated master’s degree in Industrial Engineering and Management at the University of Minho. This dissertation portrays the realization of a practical project carried out at BorgWarner, whose objective was to improve the performance of the maintenance activities, through the implementation of Total Productive Maintenance methodology (TPM). After the researcher joined the team responsible for the performance and operation of both production lines targeted for this project, and considering some time to adapt, the diagnosis of existing problems begun. Both production lines presented many problems, being them: too much time spent on breakdowns or quality problems, high production of defects and low level of experience, availability, agility, and dynamism detected in the maintenance team. It was also found that the systems used to register production related information and maintenance activities, were not effective in communicating and standardizing information. However, after thoroughly analyzing the production processes, it was possible to identify the main reasons to defects production as well as equipment stops. By using tools such as the five whys and Ishikawa diagrams, it was possible to use and complement information in the existing Failure Mode and Effect Analysis (FMEA), revealing unknown gaps. The maintenance team was also enhanced by the addition of technicians as well as the number of tools, increasing the range of solutions to problems that may arise. It was also possible to implement a new mobile system for collecting information from maintenance interventions, successfully improving communication between maintenance technicians. After carrying out with the improvement actions, as well as the implementation of the autonomous maintenance pillar, there were significant improvements in the performance of both the maintenance team and the production lines, saving around 23,413€, with a total investment of 4250€, in just two months related to the production of defects, and a 7% increase in the OEE of production line L1, and 5% in the production line L2.Lopes, Isabel da SilvaUniversidade do MinhoCosta, Rui Pedro Fonte20212025-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/74795por202680770info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-10T01:19:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74795Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:29:09.469219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Melhoria do desempenho da manutenção utilizando a metodologia TPM numa empresa da indústria automóvel
Improving manintenance performance using TPM methodology in an automotive company
title Melhoria do desempenho da manutenção utilizando a metodologia TPM numa empresa da indústria automóvel
spellingShingle Melhoria do desempenho da manutenção utilizando a metodologia TPM numa empresa da indústria automóvel
Costa, Rui Pedro Fonte
Melhoria continua
Qualidade
TPM
Continuous improvement
Quality
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
title_short Melhoria do desempenho da manutenção utilizando a metodologia TPM numa empresa da indústria automóvel
title_full Melhoria do desempenho da manutenção utilizando a metodologia TPM numa empresa da indústria automóvel
title_fullStr Melhoria do desempenho da manutenção utilizando a metodologia TPM numa empresa da indústria automóvel
title_full_unstemmed Melhoria do desempenho da manutenção utilizando a metodologia TPM numa empresa da indústria automóvel
title_sort Melhoria do desempenho da manutenção utilizando a metodologia TPM numa empresa da indústria automóvel
author Costa, Rui Pedro Fonte
author_facet Costa, Rui Pedro Fonte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Isabel da Silva
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rui Pedro Fonte
dc.subject.por.fl_str_mv Melhoria continua
Qualidade
TPM
Continuous improvement
Quality
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
topic Melhoria continua
Qualidade
TPM
Continuous improvement
Quality
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
description Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2025-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/74795
url https://hdl.handle.net/1822/74795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202680770
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132789460697088