Relatório de Estágio na Dragon Force Braga – FC Porto no escalão de petizes, traquinas e benjamins na época desportiva de 2011/2012
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6873 |
Resumo: | Este trabalho surge com o intuito de dar a conhecer as atividades desenvolvidas durante o estágio profissional realizado no Futebol Clube do Porto – Dragon Force Braga. Este estágio esteve inserido no 2º ciclo do Ensino Superior, mais concretamente no Mestrado em Ciências do Desporto – Especialização em Jogos Desportivos Coletivos. Para estar completamente inserido e assimilado com a função ou formação a que me propus ao iniciar a formação académica, seria sempre necessário estar em contacto com o ambiente propício ao meu desenvolvimento como Treinador de Futebol, sendo portanto o objetivo geral deste estágio o adquirir de competências para o exercício da função de treinador de futebol, em contexto real de treino e em contexto competitivo. Num contexto como o projeto Dragon Force, com jogadores muito novos, muitos ainda na iniciação ao desporto e ao futebol, foi necessário ajustar muitos conteúdos e conhecimentos adquiridos para esta realidade, com o intuito de, não só tornar o treino produtivo relativamente à transmissão de conhecimentos, mas também de tornar o momento do treino e da competição atrativo para os mais novos, procurando atravessar e superar vários obstáculos, não só práticos e diretamente e apenas inerentes à modalidade em si, o futebol, mas também à cultura e realidade do clube, lidando com a pouca capacidade ou destreza de alguns jogadores, bem como a falta de regras, educação desportiva, entre outros. Os processos de treino foram ajustados conforme a idade e a capacidades dos jogadores. Para isso foram feitos controlos de tempo, qualidade dos jogadores e das turmas e número de incidências nas diferentes formas de exercícios, para proporcionar aos alunos uma formação e evolução muito próxima da ideia defendida pelo projeto. Como conclusão, é defendido que o treinador de futebol, para além dos conhecimentos pedagógicos e metodológicos que são essenciais para o exercício da função de treinador, deve também dispor de conhecimentos sobre o desenvolvimento das crianças para perceber e adequar o melhor treino e métodos a aplicar. |
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Relatório de Estágio na Dragon Force Braga – FC Porto no escalão de petizes, traquinas e benjamins na época desportiva de 2011/2012TreinadorTreinoFutebolEste trabalho surge com o intuito de dar a conhecer as atividades desenvolvidas durante o estágio profissional realizado no Futebol Clube do Porto – Dragon Force Braga. Este estágio esteve inserido no 2º ciclo do Ensino Superior, mais concretamente no Mestrado em Ciências do Desporto – Especialização em Jogos Desportivos Coletivos. Para estar completamente inserido e assimilado com a função ou formação a que me propus ao iniciar a formação académica, seria sempre necessário estar em contacto com o ambiente propício ao meu desenvolvimento como Treinador de Futebol, sendo portanto o objetivo geral deste estágio o adquirir de competências para o exercício da função de treinador de futebol, em contexto real de treino e em contexto competitivo. Num contexto como o projeto Dragon Force, com jogadores muito novos, muitos ainda na iniciação ao desporto e ao futebol, foi necessário ajustar muitos conteúdos e conhecimentos adquiridos para esta realidade, com o intuito de, não só tornar o treino produtivo relativamente à transmissão de conhecimentos, mas também de tornar o momento do treino e da competição atrativo para os mais novos, procurando atravessar e superar vários obstáculos, não só práticos e diretamente e apenas inerentes à modalidade em si, o futebol, mas também à cultura e realidade do clube, lidando com a pouca capacidade ou destreza de alguns jogadores, bem como a falta de regras, educação desportiva, entre outros. Os processos de treino foram ajustados conforme a idade e a capacidades dos jogadores. Para isso foram feitos controlos de tempo, qualidade dos jogadores e das turmas e número de incidências nas diferentes formas de exercícios, para proporcionar aos alunos uma formação e evolução muito próxima da ideia defendida pelo projeto. Como conclusão, é defendido que o treinador de futebol, para além dos conhecimentos pedagógicos e metodológicos que são essenciais para o exercício da função de treinador, deve também dispor de conhecimentos sobre o desenvolvimento das crianças para perceber e adequar o melhor treino e métodos a aplicar.This work has the purpose to give knowledge of the activities developed during the professional traineeship made at Oporto Football Club in Braga´s Dragon Force. This traineeship was part of the second cycle of Superior High Education, specifically in the Master of Sport´s Science, specialization in Collective Sports Games. In order to be absolutely inserted and assimilated with the job or formation that I proposed myself in the beginning of my academic studies, it would be always necessary to be in touch with the most favorable environment to my development as a Football Coach, so being the general purpose of this traineeship acquire skills to practice the function of football coach, in a real training and competitive context. In a context like the Dragon Force Project, with very young players, a lot of them initiating sport and football, it was necessary to adjust many contents e acquired knowledge for this reality, with the purpose to, not only make a more productive practice in what concerns to the give knowledge, but also to transform the practice and the competition in a more attractive moment for the younger´s, trying to overcome difficulties and practical obstacles related with the modality, football, as well the club´s reality and culture, dealing with the lack of skills of some players and also the absence of rules, sports culture, among others. The training processes were adjusted according to the age and skills of the players. In order to do that, were made time controls, teams and players quality and number of incidences in different forms of exercises, to give the students a formation and evolution very near of the idea defended by the project. As a conclusion, it is defended that the football coach, besides the methodological and pedagogical knowledge that are essentials to be a coach, should have knowledge about the children´s development, in order to understand and adapt the best training and methods to apply.2016-11-21T10:15:33Z2016-11-21T00:00:00Z2016-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6873porBacelar, José Miguel Mouta Soares Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:51:05Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6873Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:11.491945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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