Relatório de Estágio na Dragon Force Braga - FC Porto no escalão de benjamins na época 2011/2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Frederico Craveiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6874
Resumo: A apresentar e descrever minha iniciação profissional, este relatório de estágio formata-se de modo a possibilitar o entendimento da dimensão e exigência real da Escola de Futebol Dragon Force Braga – FC Porto. Como elemento principiante de sua estrutura funcional, a gerir o processo de treino desportivo de uma equipa federada de benjamins, fiz por encontrar pontos de fixação entre a formação académica e a iniciada experiência em contexto, para melhor satisfazer e responder ao campo de dúvidas e incertezas que se avizinhavam. Para tal, trazer a teoria à prática e ver na prática fundamentos da teoria foi base de conforto que não prescindi. Necessariamente a querer atender ao desenvolvimento integral dos jovens em formação, pela aceitação de programas de treino adequados às características solicitadas, grande responsabilidade se prendeu na coerência do plano didático-metodológico a utilizar. Ao ver o exercício de treino como um desencadeador de comportamentos, recusaram-se abismos funcionais e organizaram-se interacções que respeitassem os comportamentos adaptativos às tarefas desenhadas. Ou seja, foi pelo desenvolvimento de ambientes de aprendizagem sujeitos à manipulação de constrangimentos que se objectivou conceber um processo ensino/aprendizagem que promovesse o crescimento e formação activa do jovem jogador como um ser pensante. Nas respostas obtidas, reforça-se a flexibilidade decisional do aluno em formação, capaz de adequar seu binómio de percepção-acção num autónomo e constante movimento exploratório dos ambientes que o acercam.
id RCAP_8549c03e143246bd361fb1de7fae6ba0
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6874
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio na Dragon Force Braga - FC Porto no escalão de benjamins na época 2011/2012TreinadorTreinoFutebolA apresentar e descrever minha iniciação profissional, este relatório de estágio formata-se de modo a possibilitar o entendimento da dimensão e exigência real da Escola de Futebol Dragon Force Braga – FC Porto. Como elemento principiante de sua estrutura funcional, a gerir o processo de treino desportivo de uma equipa federada de benjamins, fiz por encontrar pontos de fixação entre a formação académica e a iniciada experiência em contexto, para melhor satisfazer e responder ao campo de dúvidas e incertezas que se avizinhavam. Para tal, trazer a teoria à prática e ver na prática fundamentos da teoria foi base de conforto que não prescindi. Necessariamente a querer atender ao desenvolvimento integral dos jovens em formação, pela aceitação de programas de treino adequados às características solicitadas, grande responsabilidade se prendeu na coerência do plano didático-metodológico a utilizar. Ao ver o exercício de treino como um desencadeador de comportamentos, recusaram-se abismos funcionais e organizaram-se interacções que respeitassem os comportamentos adaptativos às tarefas desenhadas. Ou seja, foi pelo desenvolvimento de ambientes de aprendizagem sujeitos à manipulação de constrangimentos que se objectivou conceber um processo ensino/aprendizagem que promovesse o crescimento e formação activa do jovem jogador como um ser pensante. Nas respostas obtidas, reforça-se a flexibilidade decisional do aluno em formação, capaz de adequar seu binómio de percepção-acção num autónomo e constante movimento exploratório dos ambientes que o acercam.Introducing and describing my professional initiation, this internship report aims to facilitate an understanding of the scale and actual demands of the Dragon Force Braga – FC Porto School of Football. As a novice to its functional structure, managing the training process of a federated youth team, I intended to find points of convergence between academic training and initial experience in context, to better satisfy and respond to associated questions and uncertainties. Thus, bringing theory to practice and observing the foundations of theory in practice were crucial elements in this process. By aiming to reach the overall development of young people in training, through the acceptance of training programs tailored to required features, great responsibility necessarily rests on the use of a coherent didactic-methodological plan. Viewing training exercises as a trigger for behavior, functional discrepancies were refused and interaction patterns were organized that respected behavior suitable for the tasks designed. In other words, it was through the development of learning environments, subject to the manipulation of constraints, that the design of a teaching/learning process promoting the growth and active training of young players as thinking beings was planned. In the results obtained, the decisional flexibility of the student in training is reinforced, able to tailor his binominal of perception-action in an autonomous and constant movement to explore the environments that surround him.2016-11-21T10:35:38Z2016-11-21T00:00:00Z2016-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6874porXavier, Frederico Craveiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:31:35Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:42.246740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio na Dragon Force Braga - FC Porto no escalão de benjamins na época 2011/2012
title Relatório de Estágio na Dragon Force Braga - FC Porto no escalão de benjamins na época 2011/2012
spellingShingle Relatório de Estágio na Dragon Force Braga - FC Porto no escalão de benjamins na época 2011/2012
Xavier, Frederico Craveiro
Treinador
Treino
Futebol
title_short Relatório de Estágio na Dragon Force Braga - FC Porto no escalão de benjamins na época 2011/2012
title_full Relatório de Estágio na Dragon Force Braga - FC Porto no escalão de benjamins na época 2011/2012
title_fullStr Relatório de Estágio na Dragon Force Braga - FC Porto no escalão de benjamins na época 2011/2012
title_full_unstemmed Relatório de Estágio na Dragon Force Braga - FC Porto no escalão de benjamins na época 2011/2012
title_sort Relatório de Estágio na Dragon Force Braga - FC Porto no escalão de benjamins na época 2011/2012
author Xavier, Frederico Craveiro
author_facet Xavier, Frederico Craveiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Frederico Craveiro
dc.subject.por.fl_str_mv Treinador
Treino
Futebol
topic Treinador
Treino
Futebol
description A apresentar e descrever minha iniciação profissional, este relatório de estágio formata-se de modo a possibilitar o entendimento da dimensão e exigência real da Escola de Futebol Dragon Force Braga – FC Porto. Como elemento principiante de sua estrutura funcional, a gerir o processo de treino desportivo de uma equipa federada de benjamins, fiz por encontrar pontos de fixação entre a formação académica e a iniciada experiência em contexto, para melhor satisfazer e responder ao campo de dúvidas e incertezas que se avizinhavam. Para tal, trazer a teoria à prática e ver na prática fundamentos da teoria foi base de conforto que não prescindi. Necessariamente a querer atender ao desenvolvimento integral dos jovens em formação, pela aceitação de programas de treino adequados às características solicitadas, grande responsabilidade se prendeu na coerência do plano didático-metodológico a utilizar. Ao ver o exercício de treino como um desencadeador de comportamentos, recusaram-se abismos funcionais e organizaram-se interacções que respeitassem os comportamentos adaptativos às tarefas desenhadas. Ou seja, foi pelo desenvolvimento de ambientes de aprendizagem sujeitos à manipulação de constrangimentos que se objectivou conceber um processo ensino/aprendizagem que promovesse o crescimento e formação activa do jovem jogador como um ser pensante. Nas respostas obtidas, reforça-se a flexibilidade decisional do aluno em formação, capaz de adequar seu binómio de percepção-acção num autónomo e constante movimento exploratório dos ambientes que o acercam.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-21T10:35:38Z
2016-11-21T00:00:00Z
2016-11-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6874
url http://hdl.handle.net/10348/6874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137090903998464