Relatório de Estágio na Dragon Force Braga - FC Porto no escalão de benjamins na época 2011/2012
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6874 |
Resumo: | A apresentar e descrever minha iniciação profissional, este relatório de estágio formata-se de modo a possibilitar o entendimento da dimensão e exigência real da Escola de Futebol Dragon Force Braga – FC Porto. Como elemento principiante de sua estrutura funcional, a gerir o processo de treino desportivo de uma equipa federada de benjamins, fiz por encontrar pontos de fixação entre a formação académica e a iniciada experiência em contexto, para melhor satisfazer e responder ao campo de dúvidas e incertezas que se avizinhavam. Para tal, trazer a teoria à prática e ver na prática fundamentos da teoria foi base de conforto que não prescindi. Necessariamente a querer atender ao desenvolvimento integral dos jovens em formação, pela aceitação de programas de treino adequados às características solicitadas, grande responsabilidade se prendeu na coerência do plano didático-metodológico a utilizar. Ao ver o exercício de treino como um desencadeador de comportamentos, recusaram-se abismos funcionais e organizaram-se interacções que respeitassem os comportamentos adaptativos às tarefas desenhadas. Ou seja, foi pelo desenvolvimento de ambientes de aprendizagem sujeitos à manipulação de constrangimentos que se objectivou conceber um processo ensino/aprendizagem que promovesse o crescimento e formação activa do jovem jogador como um ser pensante. Nas respostas obtidas, reforça-se a flexibilidade decisional do aluno em formação, capaz de adequar seu binómio de percepção-acção num autónomo e constante movimento exploratório dos ambientes que o acercam. |
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