Reflexões a respeito do projeto político - pedagógico: uma ação possível no desenvolvimento de uma gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Adriana Carla Sousa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/20736
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de Refletir a respeito do Projeto Político-Pedagógico como uma ação possível no desenvolvimento de uma gestão democrática. Ao enfocarmos a gestão democrática, pretendemos, também, localizar a função e a importância do Projeto Político-Pedagógico na organização das ações pedagógicas. Para tanto, este trabalho tem como embasamento teórico os postulados de Gadotti (2004), Álvarez (2004), Libâneo (2003), Demo (2004), mais especificamente a contribuição dos autores que se dedicaram ao estudo do Projeto Político-Pedagógico, ou seja, a teoria de Veiga (2004), Vasconcellos (2004). Nosso estudo centrou-se na observação do cotidiano escolar de uma escola pública estadual de ensino fundamental e médio que almejava construir seu Projeto Político-Pedagógico e articulá-lo com as ações pedagógicas desenvolvidas. Inspirados no estudo da pesquisa de campo foram usados os seguintes procedimentos de investigação: observação participante, análise de documentos e realização de entrevistas (questionário) com o diretor, professores, coordenadores pedagógicos, pais e alunos. No processo de análise dos dados, organizamos as informações obtidas em três grandes contextos: "o Projeto Político-Pedagógico: sua importância e finalidade”, “o planejamento participativo e sua contribuição para gestão democrática" e " a caracterização do campo de pesquisa". Nos primeiros contextos, apresentamos a contextualização teórica sobre Projeto Político-Pedagógico e gestão participativa e apontamos as dificuldades e as possibilidades na construção de um Projeto Político-Pedagógico. No último contexto, a partir da trajetória do diretor, da coordenação pedagógica, professores, pais e alunos analisamos o quanto é fundamental a participação de todos no processo de descentralização do poder na escola, e como o envolvimento de todos, será determinante para a construção de uma gestão democrática. Os sujeitos entrevistados têm clareza do real significado e da importância do Projeto Político-Pedagógico para a gestão democrática e para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, contudo se faz necessária uma participação mais efetiva desses para a implementação de suas ações na escola. Assim, a análise ressalta a construção do Projeto Político-Pedagógico como uma ação possível para o desenvolvimento de uma gestão democrática, ou seja, como espaço de resistência à desintegração entre o significado e o sentido pessoal atribuído à atividade pedagógica. ABSTRACT: This research aims to reflect about the pedagogical and political project as a possible action in the development of a democratic management. When we focus on the democratic management, we, too, find the function and importance of the political pedagogical project in the organization of pedagogical actions. Therefore, this work is the theoretical postulates Gadotti (2004), Alvarez (2004), Lebanon (2003), Demo (2004), more specifically the contribution of the authors who have studied the political pedagogical project, ie the theory of Veiga (2004), Vasconcellos (2004). Our study focused on observation of everyday school life of a state school in elementary and secondary education which aimed to build their political teaching and provide it with the pedagogical practices developed. lnspired by the study of field research were used the following research: participant observation, document analysis and interviews (questionnaire) with the principal, teachers, pedagogical coordinators, parents and students. ln the process of analyzing the data, organize the information gathered in three main contexts: "the political pedagogical project: its importance and purpose", "participatory planning and its contribution to democratic management" and "to characterize the field of research." ln the first context, we present the theoretical context of political pedagogical project and participatory management and point out the difficulties and possibilities in building a political pedagogical project. ln the latter context, from the course director, teaching coordination, teachers, parents and students analyze how it is essential to fully participate in the process of decentralization of power in school, and everyone's involvement will be crucial for building a democratic management. The interviewees are clear of the real meaning and importance of political-pedagogical project for democratic management and development of pedagogical work, however you do need to contribute more effectively to the implementation of their actions in school. Thus, the analysis emphasizes the construction of the political teaching as a possible action for the development of a democratic, ie a space of resistance to the disintegration of meaning and personal meaning attributed to the educational activity.
id RCAP_3f9d0baafb2d71d6c1d338330bb665a4
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/20736
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reflexões a respeito do projeto político - pedagógico: uma ação possível no desenvolvimento de uma gestão democráticaPlanejamentoParticipaçãoEscolaGestãoProjetoPedagógicoPlanningParticipationSchoolManagementDesignPedagogicalEsta pesquisa tem o objetivo de Refletir a respeito do Projeto Político-Pedagógico como uma ação possível no desenvolvimento de uma gestão democrática. Ao enfocarmos a gestão democrática, pretendemos, também, localizar a função e a importância do Projeto Político-Pedagógico na organização das ações pedagógicas. Para tanto, este trabalho tem como embasamento teórico os postulados de Gadotti (2004), Álvarez (2004), Libâneo (2003), Demo (2004), mais especificamente a contribuição dos autores que se dedicaram ao estudo do Projeto Político-Pedagógico, ou seja, a teoria de Veiga (2004), Vasconcellos (2004). Nosso estudo centrou-se na observação do cotidiano escolar de uma escola pública estadual de ensino fundamental e médio que almejava construir seu Projeto Político-Pedagógico e articulá-lo com as ações pedagógicas desenvolvidas. Inspirados no estudo da pesquisa de campo foram usados os seguintes procedimentos de investigação: observação participante, análise de documentos e realização de entrevistas (questionário) com o diretor, professores, coordenadores pedagógicos, pais e alunos. No processo de análise dos dados, organizamos as informações obtidas em três grandes contextos: "o Projeto Político-Pedagógico: sua importância e finalidade”, “o planejamento participativo e sua contribuição para gestão democrática" e " a caracterização do campo de pesquisa". Nos primeiros contextos, apresentamos a contextualização teórica sobre Projeto Político-Pedagógico e gestão participativa e apontamos as dificuldades e as possibilidades na construção de um Projeto Político-Pedagógico. No último contexto, a partir da trajetória do diretor, da coordenação pedagógica, professores, pais e alunos analisamos o quanto é fundamental a participação de todos no processo de descentralização do poder na escola, e como o envolvimento de todos, será determinante para a construção de uma gestão democrática. Os sujeitos entrevistados têm clareza do real significado e da importância do Projeto Político-Pedagógico para a gestão democrática e para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, contudo se faz necessária uma participação mais efetiva desses para a implementação de suas ações na escola. Assim, a análise ressalta a construção do Projeto Político-Pedagógico como uma ação possível para o desenvolvimento de uma gestão democrática, ou seja, como espaço de resistência à desintegração entre o significado e o sentido pessoal atribuído à atividade pedagógica. ABSTRACT: This research aims to reflect about the pedagogical and political project as a possible action in the development of a democratic management. When we focus on the democratic management, we, too, find the function and importance of the political pedagogical project in the organization of pedagogical actions. Therefore, this work is the theoretical postulates Gadotti (2004), Alvarez (2004), Lebanon (2003), Demo (2004), more specifically the contribution of the authors who have studied the political pedagogical project, ie the theory of Veiga (2004), Vasconcellos (2004). Our study focused on observation of everyday school life of a state school in elementary and secondary education which aimed to build their political teaching and provide it with the pedagogical practices developed. lnspired by the study of field research were used the following research: participant observation, document analysis and interviews (questionnaire) with the principal, teachers, pedagogical coordinators, parents and students. ln the process of analyzing the data, organize the information gathered in three main contexts: "the political pedagogical project: its importance and purpose", "participatory planning and its contribution to democratic management" and "to characterize the field of research." ln the first context, we present the theoretical context of political pedagogical project and participatory management and point out the difficulties and possibilities in building a political pedagogical project. ln the latter context, from the course director, teaching coordination, teachers, parents and students analyze how it is essential to fully participate in the process of decentralization of power in school, and everyone's involvement will be crucial for building a democratic management. The interviewees are clear of the real meaning and importance of political-pedagogical project for democratic management and development of pedagogical work, however you do need to contribute more effectively to the implementation of their actions in school. Thus, the analysis emphasizes the construction of the political teaching as a possible action for the development of a democratic, ie a space of resistance to the disintegration of meaning and personal meaning attributed to the educational activity.Universidade de Évora2017-02-13T11:11:43Z2017-02-132010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/20736http://hdl.handle.net/10174/20736porEsc. C. S.teses@bib.uevora.pt229Cruz, Adriana Carla Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:10:47Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:07.325577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões a respeito do projeto político - pedagógico: uma ação possível no desenvolvimento de uma gestão democrática
title Reflexões a respeito do projeto político - pedagógico: uma ação possível no desenvolvimento de uma gestão democrática
spellingShingle Reflexões a respeito do projeto político - pedagógico: uma ação possível no desenvolvimento de uma gestão democrática
Cruz, Adriana Carla Sousa
Planejamento
Participação
Escola
Gestão
Projeto
Pedagógico
Planning
Participation
School
Management
Design
Pedagogical
title_short Reflexões a respeito do projeto político - pedagógico: uma ação possível no desenvolvimento de uma gestão democrática
title_full Reflexões a respeito do projeto político - pedagógico: uma ação possível no desenvolvimento de uma gestão democrática
title_fullStr Reflexões a respeito do projeto político - pedagógico: uma ação possível no desenvolvimento de uma gestão democrática
title_full_unstemmed Reflexões a respeito do projeto político - pedagógico: uma ação possível no desenvolvimento de uma gestão democrática
title_sort Reflexões a respeito do projeto político - pedagógico: uma ação possível no desenvolvimento de uma gestão democrática
author Cruz, Adriana Carla Sousa
author_facet Cruz, Adriana Carla Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Adriana Carla Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento
Participação
Escola
Gestão
Projeto
Pedagógico
Planning
Participation
School
Management
Design
Pedagogical
topic Planejamento
Participação
Escola
Gestão
Projeto
Pedagógico
Planning
Participation
School
Management
Design
Pedagogical
description Esta pesquisa tem o objetivo de Refletir a respeito do Projeto Político-Pedagógico como uma ação possível no desenvolvimento de uma gestão democrática. Ao enfocarmos a gestão democrática, pretendemos, também, localizar a função e a importância do Projeto Político-Pedagógico na organização das ações pedagógicas. Para tanto, este trabalho tem como embasamento teórico os postulados de Gadotti (2004), Álvarez (2004), Libâneo (2003), Demo (2004), mais especificamente a contribuição dos autores que se dedicaram ao estudo do Projeto Político-Pedagógico, ou seja, a teoria de Veiga (2004), Vasconcellos (2004). Nosso estudo centrou-se na observação do cotidiano escolar de uma escola pública estadual de ensino fundamental e médio que almejava construir seu Projeto Político-Pedagógico e articulá-lo com as ações pedagógicas desenvolvidas. Inspirados no estudo da pesquisa de campo foram usados os seguintes procedimentos de investigação: observação participante, análise de documentos e realização de entrevistas (questionário) com o diretor, professores, coordenadores pedagógicos, pais e alunos. No processo de análise dos dados, organizamos as informações obtidas em três grandes contextos: "o Projeto Político-Pedagógico: sua importância e finalidade”, “o planejamento participativo e sua contribuição para gestão democrática" e " a caracterização do campo de pesquisa". Nos primeiros contextos, apresentamos a contextualização teórica sobre Projeto Político-Pedagógico e gestão participativa e apontamos as dificuldades e as possibilidades na construção de um Projeto Político-Pedagógico. No último contexto, a partir da trajetória do diretor, da coordenação pedagógica, professores, pais e alunos analisamos o quanto é fundamental a participação de todos no processo de descentralização do poder na escola, e como o envolvimento de todos, será determinante para a construção de uma gestão democrática. Os sujeitos entrevistados têm clareza do real significado e da importância do Projeto Político-Pedagógico para a gestão democrática e para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, contudo se faz necessária uma participação mais efetiva desses para a implementação de suas ações na escola. Assim, a análise ressalta a construção do Projeto Político-Pedagógico como uma ação possível para o desenvolvimento de uma gestão democrática, ou seja, como espaço de resistência à desintegração entre o significado e o sentido pessoal atribuído à atividade pedagógica. ABSTRACT: This research aims to reflect about the pedagogical and political project as a possible action in the development of a democratic management. When we focus on the democratic management, we, too, find the function and importance of the political pedagogical project in the organization of pedagogical actions. Therefore, this work is the theoretical postulates Gadotti (2004), Alvarez (2004), Lebanon (2003), Demo (2004), more specifically the contribution of the authors who have studied the political pedagogical project, ie the theory of Veiga (2004), Vasconcellos (2004). Our study focused on observation of everyday school life of a state school in elementary and secondary education which aimed to build their political teaching and provide it with the pedagogical practices developed. lnspired by the study of field research were used the following research: participant observation, document analysis and interviews (questionnaire) with the principal, teachers, pedagogical coordinators, parents and students. ln the process of analyzing the data, organize the information gathered in three main contexts: "the political pedagogical project: its importance and purpose", "participatory planning and its contribution to democratic management" and "to characterize the field of research." ln the first context, we present the theoretical context of political pedagogical project and participatory management and point out the difficulties and possibilities in building a political pedagogical project. ln the latter context, from the course director, teaching coordination, teachers, parents and students analyze how it is essential to fully participate in the process of decentralization of power in school, and everyone's involvement will be crucial for building a democratic management. The interviewees are clear of the real meaning and importance of political-pedagogical project for democratic management and development of pedagogical work, however you do need to contribute more effectively to the implementation of their actions in school. Thus, the analysis emphasizes the construction of the political teaching as a possible action for the development of a democratic, ie a space of resistance to the disintegration of meaning and personal meaning attributed to the educational activity.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2017-02-13T11:11:43Z
2017-02-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/20736
http://hdl.handle.net/10174/20736
url http://hdl.handle.net/10174/20736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Esc. C. S.
teses@bib.uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136603150483456