Reflexões a respeito do projeto político - pedagógico: uma ação possível no desenvolvimento de uma gestão democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/20736 |
Resumo: | Esta pesquisa tem o objetivo de Refletir a respeito do Projeto Político-Pedagógico como uma ação possível no desenvolvimento de uma gestão democrática. Ao enfocarmos a gestão democrática, pretendemos, também, localizar a função e a importância do Projeto Político-Pedagógico na organização das ações pedagógicas. Para tanto, este trabalho tem como embasamento teórico os postulados de Gadotti (2004), Álvarez (2004), Libâneo (2003), Demo (2004), mais especificamente a contribuição dos autores que se dedicaram ao estudo do Projeto Político-Pedagógico, ou seja, a teoria de Veiga (2004), Vasconcellos (2004). Nosso estudo centrou-se na observação do cotidiano escolar de uma escola pública estadual de ensino fundamental e médio que almejava construir seu Projeto Político-Pedagógico e articulá-lo com as ações pedagógicas desenvolvidas. Inspirados no estudo da pesquisa de campo foram usados os seguintes procedimentos de investigação: observação participante, análise de documentos e realização de entrevistas (questionário) com o diretor, professores, coordenadores pedagógicos, pais e alunos. No processo de análise dos dados, organizamos as informações obtidas em três grandes contextos: "o Projeto Político-Pedagógico: sua importância e finalidade”, “o planejamento participativo e sua contribuição para gestão democrática" e " a caracterização do campo de pesquisa". Nos primeiros contextos, apresentamos a contextualização teórica sobre Projeto Político-Pedagógico e gestão participativa e apontamos as dificuldades e as possibilidades na construção de um Projeto Político-Pedagógico. No último contexto, a partir da trajetória do diretor, da coordenação pedagógica, professores, pais e alunos analisamos o quanto é fundamental a participação de todos no processo de descentralização do poder na escola, e como o envolvimento de todos, será determinante para a construção de uma gestão democrática. Os sujeitos entrevistados têm clareza do real significado e da importância do Projeto Político-Pedagógico para a gestão democrática e para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, contudo se faz necessária uma participação mais efetiva desses para a implementação de suas ações na escola. Assim, a análise ressalta a construção do Projeto Político-Pedagógico como uma ação possível para o desenvolvimento de uma gestão democrática, ou seja, como espaço de resistência à desintegração entre o significado e o sentido pessoal atribuído à atividade pedagógica. ABSTRACT: This research aims to reflect about the pedagogical and political project as a possible action in the development of a democratic management. When we focus on the democratic management, we, too, find the function and importance of the political pedagogical project in the organization of pedagogical actions. Therefore, this work is the theoretical postulates Gadotti (2004), Alvarez (2004), Lebanon (2003), Demo (2004), more specifically the contribution of the authors who have studied the political pedagogical project, ie the theory of Veiga (2004), Vasconcellos (2004). Our study focused on observation of everyday school life of a state school in elementary and secondary education which aimed to build their political teaching and provide it with the pedagogical practices developed. lnspired by the study of field research were used the following research: participant observation, document analysis and interviews (questionnaire) with the principal, teachers, pedagogical coordinators, parents and students. ln the process of analyzing the data, organize the information gathered in three main contexts: "the political pedagogical project: its importance and purpose", "participatory planning and its contribution to democratic management" and "to characterize the field of research." ln the first context, we present the theoretical context of political pedagogical project and participatory management and point out the difficulties and possibilities in building a political pedagogical project. ln the latter context, from the course director, teaching coordination, teachers, parents and students analyze how it is essential to fully participate in the process of decentralization of power in school, and everyone's involvement will be crucial for building a democratic management. The interviewees are clear of the real meaning and importance of political-pedagogical project for democratic management and development of pedagogical work, however you do need to contribute more effectively to the implementation of their actions in school. Thus, the analysis emphasizes the construction of the political teaching as a possible action for the development of a democratic, ie a space of resistance to the disintegration of meaning and personal meaning attributed to the educational activity. |
id |
RCAP_3f9d0baafb2d71d6c1d338330bb665a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/20736 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reflexões a respeito do projeto político - pedagógico: uma ação possível no desenvolvimento de uma gestão democráticaPlanejamentoParticipaçãoEscolaGestãoProjetoPedagógicoPlanningParticipationSchoolManagementDesignPedagogicalEsta pesquisa tem o objetivo de Refletir a respeito do Projeto Político-Pedagógico como uma ação possível no desenvolvimento de uma gestão democrática. Ao enfocarmos a gestão democrática, pretendemos, também, localizar a função e a importância do Projeto Político-Pedagógico na organização das ações pedagógicas. Para tanto, este trabalho tem como embasamento teórico os postulados de Gadotti (2004), Álvarez (2004), Libâneo (2003), Demo (2004), mais especificamente a contribuição dos autores que se dedicaram ao estudo do Projeto Político-Pedagógico, ou seja, a teoria de Veiga (2004), Vasconcellos (2004). Nosso estudo centrou-se na observação do cotidiano escolar de uma escola pública estadual de ensino fundamental e médio que almejava construir seu Projeto Político-Pedagógico e articulá-lo com as ações pedagógicas desenvolvidas. Inspirados no estudo da pesquisa de campo foram usados os seguintes procedimentos de investigação: observação participante, análise de documentos e realização de entrevistas (questionário) com o diretor, professores, coordenadores pedagógicos, pais e alunos. No processo de análise dos dados, organizamos as informações obtidas em três grandes contextos: "o Projeto Político-Pedagógico: sua importância e finalidade”, “o planejamento participativo e sua contribuição para gestão democrática" e " a caracterização do campo de pesquisa". Nos primeiros contextos, apresentamos a contextualização teórica sobre Projeto Político-Pedagógico e gestão participativa e apontamos as dificuldades e as possibilidades na construção de um Projeto Político-Pedagógico. No último contexto, a partir da trajetória do diretor, da coordenação pedagógica, professores, pais e alunos analisamos o quanto é fundamental a participação de todos no processo de descentralização do poder na escola, e como o envolvimento de todos, será determinante para a construção de uma gestão democrática. Os sujeitos entrevistados têm clareza do real significado e da importância do Projeto Político-Pedagógico para a gestão democrática e para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, contudo se faz necessária uma participação mais efetiva desses para a implementação de suas ações na escola. Assim, a análise ressalta a construção do Projeto Político-Pedagógico como uma ação possível para o desenvolvimento de uma gestão democrática, ou seja, como espaço de resistência à desintegração entre o significado e o sentido pessoal atribuído à atividade pedagógica. ABSTRACT: This research aims to reflect about the pedagogical and political project as a possible action in the development of a democratic management. When we focus on the democratic management, we, too, find the function and importance of the political pedagogical project in the organization of pedagogical actions. Therefore, this work is the theoretical postulates Gadotti (2004), Alvarez (2004), Lebanon (2003), Demo (2004), more specifically the contribution of the authors who have studied the political pedagogical project, ie the theory of Veiga (2004), Vasconcellos (2004). Our study focused on observation of everyday school life of a state school in elementary and secondary education which aimed to build their political teaching and provide it with the pedagogical practices developed. lnspired by the study of field research were used the following research: participant observation, document analysis and interviews (questionnaire) with the principal, teachers, pedagogical coordinators, parents and students. ln the process of analyzing the data, organize the information gathered in three main contexts: "the political pedagogical project: its importance and purpose", "participatory planning and its contribution to democratic management" and "to characterize the field of research." ln the first context, we present the theoretical context of political pedagogical project and participatory management and point out the difficulties and possibilities in building a political pedagogical project. ln the latter context, from the course director, teaching coordination, teachers, parents and students analyze how it is essential to fully participate in the process of decentralization of power in school, and everyone's involvement will be crucial for building a democratic management. The interviewees are clear of the real meaning and importance of political-pedagogical project for democratic management and development of pedagogical work, however you do need to contribute more effectively to the implementation of their actions in school. Thus, the analysis emphasizes the construction of the political teaching as a possible action for the development of a democratic, ie a space of resistance to the disintegration of meaning and personal meaning attributed to the educational activity.Universidade de Évora2017-02-13T11:11:43Z2017-02-132010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/20736http://hdl.handle.net/10174/20736porEsc. C. S.teses@bib.uevora.pt229Cruz, Adriana Carla Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:10:47Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:07.325577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões a respeito do projeto político - pedagógico: uma ação possível no desenvolvimento de uma gestão democrática |
title |
Reflexões a respeito do projeto político - pedagógico: uma ação possível no desenvolvimento de uma gestão democrática |
spellingShingle |
Reflexões a respeito do projeto político - pedagógico: uma ação possível no desenvolvimento de uma gestão democrática Cruz, Adriana Carla Sousa Planejamento Participação Escola Gestão Projeto Pedagógico Planning Participation School Management Design Pedagogical |
title_short |
Reflexões a respeito do projeto político - pedagógico: uma ação possível no desenvolvimento de uma gestão democrática |
title_full |
Reflexões a respeito do projeto político - pedagógico: uma ação possível no desenvolvimento de uma gestão democrática |
title_fullStr |
Reflexões a respeito do projeto político - pedagógico: uma ação possível no desenvolvimento de uma gestão democrática |
title_full_unstemmed |
Reflexões a respeito do projeto político - pedagógico: uma ação possível no desenvolvimento de uma gestão democrática |
title_sort |
Reflexões a respeito do projeto político - pedagógico: uma ação possível no desenvolvimento de uma gestão democrática |
author |
Cruz, Adriana Carla Sousa |
author_facet |
Cruz, Adriana Carla Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Adriana Carla Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento Participação Escola Gestão Projeto Pedagógico Planning Participation School Management Design Pedagogical |
topic |
Planejamento Participação Escola Gestão Projeto Pedagógico Planning Participation School Management Design Pedagogical |
description |
Esta pesquisa tem o objetivo de Refletir a respeito do Projeto Político-Pedagógico como uma ação possível no desenvolvimento de uma gestão democrática. Ao enfocarmos a gestão democrática, pretendemos, também, localizar a função e a importância do Projeto Político-Pedagógico na organização das ações pedagógicas. Para tanto, este trabalho tem como embasamento teórico os postulados de Gadotti (2004), Álvarez (2004), Libâneo (2003), Demo (2004), mais especificamente a contribuição dos autores que se dedicaram ao estudo do Projeto Político-Pedagógico, ou seja, a teoria de Veiga (2004), Vasconcellos (2004). Nosso estudo centrou-se na observação do cotidiano escolar de uma escola pública estadual de ensino fundamental e médio que almejava construir seu Projeto Político-Pedagógico e articulá-lo com as ações pedagógicas desenvolvidas. Inspirados no estudo da pesquisa de campo foram usados os seguintes procedimentos de investigação: observação participante, análise de documentos e realização de entrevistas (questionário) com o diretor, professores, coordenadores pedagógicos, pais e alunos. No processo de análise dos dados, organizamos as informações obtidas em três grandes contextos: "o Projeto Político-Pedagógico: sua importância e finalidade”, “o planejamento participativo e sua contribuição para gestão democrática" e " a caracterização do campo de pesquisa". Nos primeiros contextos, apresentamos a contextualização teórica sobre Projeto Político-Pedagógico e gestão participativa e apontamos as dificuldades e as possibilidades na construção de um Projeto Político-Pedagógico. No último contexto, a partir da trajetória do diretor, da coordenação pedagógica, professores, pais e alunos analisamos o quanto é fundamental a participação de todos no processo de descentralização do poder na escola, e como o envolvimento de todos, será determinante para a construção de uma gestão democrática. Os sujeitos entrevistados têm clareza do real significado e da importância do Projeto Político-Pedagógico para a gestão democrática e para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, contudo se faz necessária uma participação mais efetiva desses para a implementação de suas ações na escola. Assim, a análise ressalta a construção do Projeto Político-Pedagógico como uma ação possível para o desenvolvimento de uma gestão democrática, ou seja, como espaço de resistência à desintegração entre o significado e o sentido pessoal atribuído à atividade pedagógica. ABSTRACT: This research aims to reflect about the pedagogical and political project as a possible action in the development of a democratic management. When we focus on the democratic management, we, too, find the function and importance of the political pedagogical project in the organization of pedagogical actions. Therefore, this work is the theoretical postulates Gadotti (2004), Alvarez (2004), Lebanon (2003), Demo (2004), more specifically the contribution of the authors who have studied the political pedagogical project, ie the theory of Veiga (2004), Vasconcellos (2004). Our study focused on observation of everyday school life of a state school in elementary and secondary education which aimed to build their political teaching and provide it with the pedagogical practices developed. lnspired by the study of field research were used the following research: participant observation, document analysis and interviews (questionnaire) with the principal, teachers, pedagogical coordinators, parents and students. ln the process of analyzing the data, organize the information gathered in three main contexts: "the political pedagogical project: its importance and purpose", "participatory planning and its contribution to democratic management" and "to characterize the field of research." ln the first context, we present the theoretical context of political pedagogical project and participatory management and point out the difficulties and possibilities in building a political pedagogical project. ln the latter context, from the course director, teaching coordination, teachers, parents and students analyze how it is essential to fully participate in the process of decentralization of power in school, and everyone's involvement will be crucial for building a democratic management. The interviewees are clear of the real meaning and importance of political-pedagogical project for democratic management and development of pedagogical work, however you do need to contribute more effectively to the implementation of their actions in school. Thus, the analysis emphasizes the construction of the political teaching as a possible action for the development of a democratic, ie a space of resistance to the disintegration of meaning and personal meaning attributed to the educational activity. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2017-02-13T11:11:43Z 2017-02-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/20736 http://hdl.handle.net/10174/20736 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/20736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Esc. C. S. teses@bib.uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554196985020416 |