A situação do ensino da protecção integrada e da fitofarmacologia em Portugal e na Europa
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.19084/rca.16201 |
Resumo: | Em 2005, no 7º Encontro Nacional de Protecção Integrada foi analisada a evolução do ensino da protecção de plantas e o retrato da situação à data, nas universidades e politécnicos com ensino de ciências agrárias. A situação actual está, ainda, bem ilustrada pelos referidos trabalhos, pois as escolas já tinham adaptado os curricula à Declaração de Bolonha. Neste trabalho, actualiza-se o quadro do ensino superior nacional e confrontam-se os curricula com os de várias instituições europeias de ensino superior, no que se refere a protecção integrada e fitofarmacologia. Verifica-se que os conteúdos e o tempo de trabalho em protecção de plantas são diminutos face às exigências de formação impostas pela Directiva 2009/128/CE, em Portugal e no resto da Europa, em particular ao nível do 1º ciclo. Apresenta-se a reacção recente de docentes, investigadores e técnicos espanhóis face a este problema, uma vez que as circunstâncias que a motivaram sucedem igualmente em Portugal. |
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A situação do ensino da protecção integrada e da fitofarmacologia em Portugal e na EuropaA situação do ensino da protecção integrada e da fitofarmacologia em Portugal e na EuropaGeralEm 2005, no 7º Encontro Nacional de Protecção Integrada foi analisada a evolução do ensino da protecção de plantas e o retrato da situação à data, nas universidades e politécnicos com ensino de ciências agrárias. A situação actual está, ainda, bem ilustrada pelos referidos trabalhos, pois as escolas já tinham adaptado os curricula à Declaração de Bolonha. Neste trabalho, actualiza-se o quadro do ensino superior nacional e confrontam-se os curricula com os de várias instituições europeias de ensino superior, no que se refere a protecção integrada e fitofarmacologia. Verifica-se que os conteúdos e o tempo de trabalho em protecção de plantas são diminutos face às exigências de formação impostas pela Directiva 2009/128/CE, em Portugal e no resto da Europa, em particular ao nível do 1º ciclo. Apresenta-se a reacção recente de docentes, investigadores e técnicos espanhóis face a este problema, uma vez que as circunstâncias que a motivaram sucedem igualmente em Portugal.In 2005, in the 7th National Meeting on Integrated Control, the evolution of higher education of plant protection in Portugal, in universities and polytechnic schools with agricultural sciences, was analysed as well as the curricula scenario at that date. The current state is yet well illustrated by these studies since the schools had already adopted their curricula to the Bologna Process at that time (or they were already in transition to this Process). In the present study, agricultural sciences curricula are updated and compared with those of European universities and polytechnics regarding integrated protection and phytopharmacology. There is a reduced working time on plant protection towards the pressures of the Directive 2009/128/CE regarding training requirements. The recent reactions of Spanish teachers, researchers and technicians are highlighted, since the circumstances that motivated that reaction are similar in Portugal.Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal2018-12-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.19084/rca.16201por2183-041X0871-018XFigueiredo, ElisabeteGodinho, Maria do Céuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:24:13Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16201Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:44.184315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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