Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma A do 8ºano no ano letivo de 2017/2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/86712 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
id |
RCAP_3faadf012c8a890f1f53b77c73b4db88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/86712 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma A do 8ºano no ano letivo de 2017/2018Pedagogical Internshio Report developed at Vilarinho do Bairro Basic School with the Class A of the 8th grade of the 2017/2018 school yearEstágio PedagógicoEducação FísicaReflexãoPrática PedagógicaInvestigaçãoTeacher TrainingPhysical EducationReflectionPedagogical PracticeInvestigationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaEstágio Pedagógico é um elemento essencial na conclusão do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este foi concretizado na Escola Básica de Vilarinho do Bairro, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Anadia, junto da turma A do 8ºano de escolaridade. No decorrer do Estágio Pedagógico, os estagiários, aplicam os conhecimentos adquiridos durante a licenciatura e primeiro ano de Mestrado, numa situação pedagógica real, através do acompanhamento de uma turma ao longo do ano letivo, sempre sob a supervisão pedagógica dois orientadores, um na escola e outro na faculdade. O objetivo deste relatório é refletir acerca de toda a prática e de cada decisão tomada. Com este relatório, é pretendido relatar toda a prática pedagógica realizada ao longo do ano lectivo, através de uma reflexão crítica e detalhada de todas as decisões tomadas ao longo do mesmo ano. Assim, este relatório apresenta conteúdos relacionados com a contextualização prática desenvolvida, expectativas iniciais, análise reflexiva da prática pedagógica, decisões de ajustamento tomadas ao longo de todo o ano letivo e um trabalho de investigação onde se pretendeu verificar as alterações das capacidades físicas condicionais resultantes do incremento de uma hora no tempo semanal de prática de atividade física em alunos do 2ºciclo da Escola Básica de Vilarinho do Bairro. Investigação essa, que revelou algumas limitações, principalmente pelo curto tempo que tivemos para aplicar o estudo e por esta ser realizada no final da semana de aulas. Contudo, concluímos que com a prática de mais uma hora de exercício físico semanal durante 13 semanas, existiu uma melhoria da aptidão física na força dos membros superiores, na força média e no teste de aptidão aeróbia de vaivém.The teacher training is an esential element in the conclusion of the Master’s Degree in Teaching Physical Education in Elementary and Secondary Education. This one had place in Escola Básica de Vilarinho do Bairro, that belongs to Agrupamento de Escolas de Anadia, with the Class A of the 8th grade of schooling. During the Teacher Trainning, the internships apply the knowledge acquired during the graduation and the first year of the Master’s Degree, in a real pedagogical situation, through the experience with a class during a year, always with a pedagogical supervision of the master’s advisors, one in the own school and the other one in the faculty.The goal of this report is to reflect on all the practice and of each decision made. With this report, it is intended to describe all the pedagogical practice preformed during the school year, through a critical and detailed reflection of all the decisions made during the academic year.Therefor, this document shows contents related with the practical developed contextualization, initial expectations, reflexive analysis of the pedagogical practice, adjustment decisions made during the whole academic year and an investigation work where is intended to verify the modifications of the conditional physical capacities that results from the administration of an hour on week time of physical activity in students of the 2nd cycle of studies in the Escola Básica de Vilarinho do Bairro. This research revealed some limitations, mainly because of the short time we had to apply the study and because this was done at the end of the week of classes. However, we concluded that by exercising a further hour of weekly physical exercise for 13 weeks, there was an improvement in physical fitness in upper limb strength, medium strength, and aerobic fitness retreat test.2018-10-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/86712http://hdl.handle.net/10316/86712TID:202220214porPedrosa, Marina Henriquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-03-03T09:44:53Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/86712Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:50.120970Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma A do 8ºano no ano letivo de 2017/2018 Pedagogical Internshio Report developed at Vilarinho do Bairro Basic School with the Class A of the 8th grade of the 2017/2018 school year |
title |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma A do 8ºano no ano letivo de 2017/2018 |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma A do 8ºano no ano letivo de 2017/2018 Pedrosa, Marina Henriques Estágio Pedagógico Educação Física Reflexão Prática Pedagógica Investigação Teacher Training Physical Education Reflection Pedagogical Practice Investigation |
title_short |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma A do 8ºano no ano letivo de 2017/2018 |
title_full |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma A do 8ºano no ano letivo de 2017/2018 |
title_fullStr |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma A do 8ºano no ano letivo de 2017/2018 |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma A do 8ºano no ano letivo de 2017/2018 |
title_sort |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma A do 8ºano no ano letivo de 2017/2018 |
author |
Pedrosa, Marina Henriques |
author_facet |
Pedrosa, Marina Henriques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedrosa, Marina Henriques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Pedagógico Educação Física Reflexão Prática Pedagógica Investigação Teacher Training Physical Education Reflection Pedagogical Practice Investigation |
topic |
Estágio Pedagógico Educação Física Reflexão Prática Pedagógica Investigação Teacher Training Physical Education Reflection Pedagogical Practice Investigation |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/86712 http://hdl.handle.net/10316/86712 TID:202220214 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/86712 |
identifier_str_mv |
TID:202220214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133969044733952 |