Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma A do 8ºano no ano letivo de 2017/2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrosa, Marina Henriques
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/86712
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_3faadf012c8a890f1f53b77c73b4db88
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/86712
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma A do 8ºano no ano letivo de 2017/2018Pedagogical Internshio Report developed at Vilarinho do Bairro Basic School with the Class A of the 8th grade of the 2017/2018 school yearEstágio PedagógicoEducação FísicaReflexãoPrática PedagógicaInvestigaçãoTeacher TrainingPhysical EducationReflectionPedagogical PracticeInvestigationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaEstágio Pedagógico é um elemento essencial na conclusão do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este foi concretizado na Escola Básica de Vilarinho do Bairro, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Anadia, junto da turma A do 8ºano de escolaridade. No decorrer do Estágio Pedagógico, os estagiários, aplicam os conhecimentos adquiridos durante a licenciatura e primeiro ano de Mestrado, numa situação pedagógica real, através do acompanhamento de uma turma ao longo do ano letivo, sempre sob a supervisão pedagógica dois orientadores, um na escola e outro na faculdade. O objetivo deste relatório é refletir acerca de toda a prática e de cada decisão tomada. Com este relatório, é pretendido relatar toda a prática pedagógica realizada ao longo do ano lectivo, através de uma reflexão crítica e detalhada de todas as decisões tomadas ao longo do mesmo ano. Assim, este relatório apresenta conteúdos relacionados com a contextualização prática desenvolvida, expectativas iniciais, análise reflexiva da prática pedagógica, decisões de ajustamento tomadas ao longo de todo o ano letivo e um trabalho de investigação onde se pretendeu verificar as alterações das capacidades físicas condicionais resultantes do incremento de uma hora no tempo semanal de prática de atividade física em alunos do 2ºciclo da Escola Básica de Vilarinho do Bairro. Investigação essa, que revelou algumas limitações, principalmente pelo curto tempo que tivemos para aplicar o estudo e por esta ser realizada no final da semana de aulas. Contudo, concluímos que com a prática de mais uma hora de exercício físico semanal durante 13 semanas, existiu uma melhoria da aptidão física na força dos membros superiores, na força média e no teste de aptidão aeróbia de vaivém.The teacher training is an esential element in the conclusion of the Master’s Degree in Teaching Physical Education in Elementary and Secondary Education. This one had place in Escola Básica de Vilarinho do Bairro, that belongs to Agrupamento de Escolas de Anadia, with the Class A of the 8th grade of schooling. During the Teacher Trainning, the internships apply the knowledge acquired during the graduation and the first year of the Master’s Degree, in a real pedagogical situation, through the experience with a class during a year, always with a pedagogical supervision of the master’s advisors, one in the own school and the other one in the faculty.The goal of this report is to reflect on all the practice and of each decision made. With this report, it is intended to describe all the pedagogical practice preformed during the school year, through a critical and detailed reflection of all the decisions made during the academic year.Therefor, this document shows contents related with the practical developed contextualization, initial expectations, reflexive analysis of the pedagogical practice, adjustment decisions made during the whole academic year and an investigation work where is intended to verify the modifications of the conditional physical capacities that results from the administration of an hour on week time of physical activity in students of the 2nd cycle of studies in the Escola Básica de Vilarinho do Bairro. This research revealed some limitations, mainly because of the short time we had to apply the study and because this was done at the end of the week of classes. However, we concluded that by exercising a further hour of weekly physical exercise for 13 weeks, there was an improvement in physical fitness in upper limb strength, medium strength, and aerobic fitness retreat test.2018-10-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/86712http://hdl.handle.net/10316/86712TID:202220214porPedrosa, Marina Henriquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-03-03T09:44:53Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/86712Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:50.120970Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma A do 8ºano no ano letivo de 2017/2018
Pedagogical Internshio Report developed at Vilarinho do Bairro Basic School with the Class A of the 8th grade of the 2017/2018 school year
title Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma A do 8ºano no ano letivo de 2017/2018
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma A do 8ºano no ano letivo de 2017/2018
Pedrosa, Marina Henriques
Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão
Prática Pedagógica
Investigação
Teacher Training
Physical Education
Reflection
Pedagogical Practice
Investigation
title_short Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma A do 8ºano no ano letivo de 2017/2018
title_full Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma A do 8ºano no ano letivo de 2017/2018
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma A do 8ºano no ano letivo de 2017/2018
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma A do 8ºano no ano letivo de 2017/2018
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma A do 8ºano no ano letivo de 2017/2018
author Pedrosa, Marina Henriques
author_facet Pedrosa, Marina Henriques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedrosa, Marina Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão
Prática Pedagógica
Investigação
Teacher Training
Physical Education
Reflection
Pedagogical Practice
Investigation
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão
Prática Pedagógica
Investigação
Teacher Training
Physical Education
Reflection
Pedagogical Practice
Investigation
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/86712
http://hdl.handle.net/10316/86712
TID:202220214
url http://hdl.handle.net/10316/86712
identifier_str_mv TID:202220214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133969044733952