Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Rita Lopes Maia Barreto da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/30260
Resumo: A Educação Física é uma disciplina fundamental presente no currículo dos alunos, sendo esta disciplina de extrema importância para o desenvolvimento motor das crianças e jovens. É nestas idades que estes aprendem as habilidades motoras para realizar tarefas do dia-a-dia e conseguirem manter uma vida ativa e saudável. É tarefa do professor de educação física, cuidar e planear o processo ensino-aprendizagem dos alunos, através dos programas nacionais de educação física e dos documentos criados pelo grupo de educação física da escola. Além da tarefa de lecionação das turmas, o professor tem ainda tarefas no que respeita ao desporto escolar e à direção de turma. O estágio apresenta-se como a última fase da formação inicial onde o professor estagiário desenvolve todas as suas funções e competências num contexto real de escola. Neste documento está retratado todo o meu processo ao longo do ano letivo, o meu trabalho enquanto professora estagiária na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço no ano letivo de 2021/2022.
id RCAP_3fc1e6f462e19685d278945a067d5217
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/30260
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey ColaçoEducação FísicaProfessorAlunoEstágio pedagógicoProcesso ensino-aprendizagemDesporto escolarFormação inicialComunidade escolarIntervenção pedagógicaReflexãoPhysical EducationTeacherStudentPedagogical internshipTeaching-learning processSchool sportInitial formationSchool communityPedagogical interventionReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Educação Física é uma disciplina fundamental presente no currículo dos alunos, sendo esta disciplina de extrema importância para o desenvolvimento motor das crianças e jovens. É nestas idades que estes aprendem as habilidades motoras para realizar tarefas do dia-a-dia e conseguirem manter uma vida ativa e saudável. É tarefa do professor de educação física, cuidar e planear o processo ensino-aprendizagem dos alunos, através dos programas nacionais de educação física e dos documentos criados pelo grupo de educação física da escola. Além da tarefa de lecionação das turmas, o professor tem ainda tarefas no que respeita ao desporto escolar e à direção de turma. O estágio apresenta-se como a última fase da formação inicial onde o professor estagiário desenvolve todas as suas funções e competências num contexto real de escola. Neste documento está retratado todo o meu processo ao longo do ano letivo, o meu trabalho enquanto professora estagiária na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço no ano letivo de 2021/2022.Physical education is a fundamental subject present in the student’s curriculum, and this subject is extremely important for the motor development of children and young people. It is at these ages that they learn the motor skills to carry out day-to-day tasks and manage to maintain an active and healthy life. It is the physical education teacher's task to take care of and plan the student’s teaching-learning process, based on the national physical education programs and the documents created by the school's physical education group. In addition to the task of teaching the classes, the teacher still has tasks with regard to school sports and managing the class. The school placement is the last phase of initial training where the teacher develops all his functions and skills in a real school context. This document portrays my entire process throughout the school year, my work as a student teacher at Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço in the school year 2021/2022.Rodrigues, João MotaRepositório da Universidade de LisboaSilva, Ana Rita Lopes Maia Barreto da2024-03-01T12:26:40Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30260TID:203517938porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-03T01:32:50Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30260Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:12:17.232975Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço
title Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço
spellingShingle Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço
Silva, Ana Rita Lopes Maia Barreto da
Educação Física
Professor
Aluno
Estágio pedagógico
Processo ensino-aprendizagem
Desporto escolar
Formação inicial
Comunidade escolar
Intervenção pedagógica
Reflexão
Physical Education
Teacher
Student
Pedagogical internship
Teaching-learning process
School sport
Initial formation
School community
Pedagogical intervention
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço
title_full Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço
title_fullStr Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço
title_full_unstemmed Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço
title_sort Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço
author Silva, Ana Rita Lopes Maia Barreto da
author_facet Silva, Ana Rita Lopes Maia Barreto da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, João Mota
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Rita Lopes Maia Barreto da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Professor
Aluno
Estágio pedagógico
Processo ensino-aprendizagem
Desporto escolar
Formação inicial
Comunidade escolar
Intervenção pedagógica
Reflexão
Physical Education
Teacher
Student
Pedagogical internship
Teaching-learning process
School sport
Initial formation
School community
Pedagogical intervention
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Física
Professor
Aluno
Estágio pedagógico
Processo ensino-aprendizagem
Desporto escolar
Formação inicial
Comunidade escolar
Intervenção pedagógica
Reflexão
Physical Education
Teacher
Student
Pedagogical internship
Teaching-learning process
School sport
Initial formation
School community
Pedagogical intervention
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A Educação Física é uma disciplina fundamental presente no currículo dos alunos, sendo esta disciplina de extrema importância para o desenvolvimento motor das crianças e jovens. É nestas idades que estes aprendem as habilidades motoras para realizar tarefas do dia-a-dia e conseguirem manter uma vida ativa e saudável. É tarefa do professor de educação física, cuidar e planear o processo ensino-aprendizagem dos alunos, através dos programas nacionais de educação física e dos documentos criados pelo grupo de educação física da escola. Além da tarefa de lecionação das turmas, o professor tem ainda tarefas no que respeita ao desporto escolar e à direção de turma. O estágio apresenta-se como a última fase da formação inicial onde o professor estagiário desenvolve todas as suas funções e competências num contexto real de escola. Neste documento está retratado todo o meu processo ao longo do ano letivo, o meu trabalho enquanto professora estagiária na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço no ano letivo de 2021/2022.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-03-01T12:26:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/30260
TID:203517938
url http://hdl.handle.net/10400.5/30260
identifier_str_mv TID:203517938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137771817795584