Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/30260 |
Resumo: | A Educação Física é uma disciplina fundamental presente no currículo dos alunos, sendo esta disciplina de extrema importância para o desenvolvimento motor das crianças e jovens. É nestas idades que estes aprendem as habilidades motoras para realizar tarefas do dia-a-dia e conseguirem manter uma vida ativa e saudável. É tarefa do professor de educação física, cuidar e planear o processo ensino-aprendizagem dos alunos, através dos programas nacionais de educação física e dos documentos criados pelo grupo de educação física da escola. Além da tarefa de lecionação das turmas, o professor tem ainda tarefas no que respeita ao desporto escolar e à direção de turma. O estágio apresenta-se como a última fase da formação inicial onde o professor estagiário desenvolve todas as suas funções e competências num contexto real de escola. Neste documento está retratado todo o meu processo ao longo do ano letivo, o meu trabalho enquanto professora estagiária na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço no ano letivo de 2021/2022. |
id |
RCAP_3fc1e6f462e19685d278945a067d5217 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/30260 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey ColaçoEducação FísicaProfessorAlunoEstágio pedagógicoProcesso ensino-aprendizagemDesporto escolarFormação inicialComunidade escolarIntervenção pedagógicaReflexãoPhysical EducationTeacherStudentPedagogical internshipTeaching-learning processSchool sportInitial formationSchool communityPedagogical interventionReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Educação Física é uma disciplina fundamental presente no currículo dos alunos, sendo esta disciplina de extrema importância para o desenvolvimento motor das crianças e jovens. É nestas idades que estes aprendem as habilidades motoras para realizar tarefas do dia-a-dia e conseguirem manter uma vida ativa e saudável. É tarefa do professor de educação física, cuidar e planear o processo ensino-aprendizagem dos alunos, através dos programas nacionais de educação física e dos documentos criados pelo grupo de educação física da escola. Além da tarefa de lecionação das turmas, o professor tem ainda tarefas no que respeita ao desporto escolar e à direção de turma. O estágio apresenta-se como a última fase da formação inicial onde o professor estagiário desenvolve todas as suas funções e competências num contexto real de escola. Neste documento está retratado todo o meu processo ao longo do ano letivo, o meu trabalho enquanto professora estagiária na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço no ano letivo de 2021/2022.Physical education is a fundamental subject present in the student’s curriculum, and this subject is extremely important for the motor development of children and young people. It is at these ages that they learn the motor skills to carry out day-to-day tasks and manage to maintain an active and healthy life. It is the physical education teacher's task to take care of and plan the student’s teaching-learning process, based on the national physical education programs and the documents created by the school's physical education group. In addition to the task of teaching the classes, the teacher still has tasks with regard to school sports and managing the class. The school placement is the last phase of initial training where the teacher develops all his functions and skills in a real school context. This document portrays my entire process throughout the school year, my work as a student teacher at Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço in the school year 2021/2022.Rodrigues, João MotaRepositório da Universidade de LisboaSilva, Ana Rita Lopes Maia Barreto da2024-03-01T12:26:40Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30260TID:203517938porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-03T01:32:50Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30260Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:12:17.232975Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço |
title |
Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço |
spellingShingle |
Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço Silva, Ana Rita Lopes Maia Barreto da Educação Física Professor Aluno Estágio pedagógico Processo ensino-aprendizagem Desporto escolar Formação inicial Comunidade escolar Intervenção pedagógica Reflexão Physical Education Teacher Student Pedagogical internship Teaching-learning process School sport Initial formation School community Pedagogical intervention Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço |
title_full |
Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço |
title_fullStr |
Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço |
title_sort |
Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço |
author |
Silva, Ana Rita Lopes Maia Barreto da |
author_facet |
Silva, Ana Rita Lopes Maia Barreto da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, João Mota Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Rita Lopes Maia Barreto da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Professor Aluno Estágio pedagógico Processo ensino-aprendizagem Desporto escolar Formação inicial Comunidade escolar Intervenção pedagógica Reflexão Physical Education Teacher Student Pedagogical internship Teaching-learning process School sport Initial formation School community Pedagogical intervention Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Física Professor Aluno Estágio pedagógico Processo ensino-aprendizagem Desporto escolar Formação inicial Comunidade escolar Intervenção pedagógica Reflexão Physical Education Teacher Student Pedagogical internship Teaching-learning process School sport Initial formation School community Pedagogical intervention Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A Educação Física é uma disciplina fundamental presente no currículo dos alunos, sendo esta disciplina de extrema importância para o desenvolvimento motor das crianças e jovens. É nestas idades que estes aprendem as habilidades motoras para realizar tarefas do dia-a-dia e conseguirem manter uma vida ativa e saudável. É tarefa do professor de educação física, cuidar e planear o processo ensino-aprendizagem dos alunos, através dos programas nacionais de educação física e dos documentos criados pelo grupo de educação física da escola. Além da tarefa de lecionação das turmas, o professor tem ainda tarefas no que respeita ao desporto escolar e à direção de turma. O estágio apresenta-se como a última fase da formação inicial onde o professor estagiário desenvolve todas as suas funções e competências num contexto real de escola. Neste documento está retratado todo o meu processo ao longo do ano letivo, o meu trabalho enquanto professora estagiária na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço no ano letivo de 2021/2022. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-03-01T12:26:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/30260 TID:203517938 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/30260 |
identifier_str_mv |
TID:203517938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137771817795584 |