Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreno, João Carlos de Almeida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/30140
Resumo: O presente documento que pretende ser apresentado sobe a forma de relatório final de estágio, pretende apresentar todo o trabalho desenvolvido no meu processo de estágio pedagógico referente ao Mestrado do Ensino da educação Física no Ensino Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa. Este foi realizado na escola Amélia Rey Colaço, situada em Linda-a-Velha, com uma turma do 9º ano. Este relatório descreve todo o trabalho desenvolvido no processo de estágio, apresentando todos os diversos temas exigidos no guia de estágio. Em cada área surge a descrição do trabalho, bem como a reflexão que foi sendo realizada, criando assim juízos de valor sobre o meu trabalho, perspetivando áreas em que obtive sucesso e outras em que devo procurar desenvolver com mais profundidade. Este relatório será dividido por 6 áreas, sendo elas a introdução, contextualização, ser professor, o professor para lá da educação física, o professor ativo na escola e uma conclusão. Com esta divisão por áreas o leitor poderá perceber o trabalho de um professor de educação física, bem como perceber os problemas e dilemas que cada área apresenta
id RCAP_0013f2462ad9c27f7db0bd1b23e8af20
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/30140
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey ColaçoEducação físicaEstágioProfessorEnsino-AprendizagemReflexão criticaFormação profissionalEscola públicaEnsinoEstágio pedagógicoIdentidade profissionalPhysical EducationInternshipTeacherTeaching-learningCritical reflectionVocational trainingPublic schoolLearningPedagogical internshipProfessional identityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente documento que pretende ser apresentado sobe a forma de relatório final de estágio, pretende apresentar todo o trabalho desenvolvido no meu processo de estágio pedagógico referente ao Mestrado do Ensino da educação Física no Ensino Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa. Este foi realizado na escola Amélia Rey Colaço, situada em Linda-a-Velha, com uma turma do 9º ano. Este relatório descreve todo o trabalho desenvolvido no processo de estágio, apresentando todos os diversos temas exigidos no guia de estágio. Em cada área surge a descrição do trabalho, bem como a reflexão que foi sendo realizada, criando assim juízos de valor sobre o meu trabalho, perspetivando áreas em que obtive sucesso e outras em que devo procurar desenvolver com mais profundidade. Este relatório será dividido por 6 áreas, sendo elas a introdução, contextualização, ser professor, o professor para lá da educação física, o professor ativo na escola e uma conclusão. Com esta divisão por áreas o leitor poderá perceber o trabalho de um professor de educação física, bem como perceber os problemas e dilemas que cada área apresentaThis document, which is intended to be presented in the form of a final placement report, aims to present all the work developed during the placement process as part of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education at the Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa. This was held at the Amélia Rey Colaço school, located in Linda-a-Velha, with a 9th-grade class. This report describes all the work developed in the placement process, presenting all the different topics required in the placement handbook. Within each area, the relevant work undertaken is described, along with reflections centred on value judgments about my work—highlighting areas in which I was successful and others in which I should seek to develop. This report will be divided into 6 areas, namely: the introduction, contextualization, being a teacher, the teacher beyond physical education, the active teacher at school, and a conclusion. With this division by areas, the reader will be able to understand the work of a physical education teacher, as well as to understand the problems and dilemmas that each area presents.Rodrigues, João MotaRepositório da Universidade de LisboaMoreno, João Carlos de Almeida2024-02-15T16:10:59Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30140TID:203490371porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:31:59Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30140Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:44.139221Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço
title Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço
Moreno, João Carlos de Almeida
Educação física
Estágio
Professor
Ensino-Aprendizagem
Reflexão critica
Formação profissional
Escola pública
Ensino
Estágio pedagógico
Identidade profissional
Physical Education
Internship
Teacher
Teaching-learning
Critical reflection
Vocational training
Public school
Learning
Pedagogical internship
Professional identity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço
author Moreno, João Carlos de Almeida
author_facet Moreno, João Carlos de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, João Mota
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreno, João Carlos de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Estágio
Professor
Ensino-Aprendizagem
Reflexão critica
Formação profissional
Escola pública
Ensino
Estágio pedagógico
Identidade profissional
Physical Education
Internship
Teacher
Teaching-learning
Critical reflection
Vocational training
Public school
Learning
Pedagogical internship
Professional identity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação física
Estágio
Professor
Ensino-Aprendizagem
Reflexão critica
Formação profissional
Escola pública
Ensino
Estágio pedagógico
Identidade profissional
Physical Education
Internship
Teacher
Teaching-learning
Critical reflection
Vocational training
Public school
Learning
Pedagogical internship
Professional identity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente documento que pretende ser apresentado sobe a forma de relatório final de estágio, pretende apresentar todo o trabalho desenvolvido no meu processo de estágio pedagógico referente ao Mestrado do Ensino da educação Física no Ensino Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa. Este foi realizado na escola Amélia Rey Colaço, situada em Linda-a-Velha, com uma turma do 9º ano. Este relatório descreve todo o trabalho desenvolvido no processo de estágio, apresentando todos os diversos temas exigidos no guia de estágio. Em cada área surge a descrição do trabalho, bem como a reflexão que foi sendo realizada, criando assim juízos de valor sobre o meu trabalho, perspetivando áreas em que obtive sucesso e outras em que devo procurar desenvolver com mais profundidade. Este relatório será dividido por 6 áreas, sendo elas a introdução, contextualização, ser professor, o professor para lá da educação física, o professor ativo na escola e uma conclusão. Com esta divisão por áreas o leitor poderá perceber o trabalho de um professor de educação física, bem como perceber os problemas e dilemas que cada área apresenta
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-02-15T16:10:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/30140
TID:203490371
url http://hdl.handle.net/10400.5/30140
identifier_str_mv TID:203490371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137438346510336