Representações sociais e expressão tipográfica : criação de logótipos para empresas de calçado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, I.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Martins, J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6135
Resumo: O presente artigo tem como foco a relação entre representações sociais e expressão tipográfica na construção de marcas compostas apenas por logotipo. Seu objetivo norteador é conhecer os processos simbólicos que ocorrem na interação do público com as marcas, a fim de, a partir da análise de logotipos, do ponto de vista do leitor, identificar as conotações legíveis nas características formais da tipografia que os compõe, e então criar efetivamente uma marca para empresa de calçados que tem como público-alvo as classes B e C.
id RCAP_3fe09038e8916e59624fdc03e03f694b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6135
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representações sociais e expressão tipográfica : criação de logótipos para empresas de calçadoRepresentações sociaisImaginário socialTipografiaLogótipoIdentidade visualO presente artigo tem como foco a relação entre representações sociais e expressão tipográfica na construção de marcas compostas apenas por logotipo. Seu objetivo norteador é conhecer os processos simbólicos que ocorrem na interação do público com as marcas, a fim de, a partir da análise de logotipos, do ponto de vista do leitor, identificar as conotações legíveis nas características formais da tipografia que os compõe, e então criar efetivamente uma marca para empresa de calçados que tem como público-alvo as classes B e C.ABSTRACT: This Article focuses on the relationship between the social representations and the typographic expression in building brands without symbol. The guiding objective is to know the symbolic process that occurs on the public interaction with the brands in order to create a footwear brand whose audience -target are classes B and C. For it, logos will be analyzed, from the point of view of the reader, to identify the legible connotation in the formal characteristics of the typography that compose brands.IPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoNogueira, I.Martins, J.2018-07-17T19:50:50Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6135porNOGUEIRA, I. ; MARTINS, J. (2013) - Representações sociais e expressão tipográfica : criação de logótipos para empresas de calçado. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. VII, nº 13,1646 - 9054info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:48Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6135Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:49.132545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representações sociais e expressão tipográfica : criação de logótipos para empresas de calçado
title Representações sociais e expressão tipográfica : criação de logótipos para empresas de calçado
spellingShingle Representações sociais e expressão tipográfica : criação de logótipos para empresas de calçado
Nogueira, I.
Representações sociais
Imaginário social
Tipografia
Logótipo
Identidade visual
title_short Representações sociais e expressão tipográfica : criação de logótipos para empresas de calçado
title_full Representações sociais e expressão tipográfica : criação de logótipos para empresas de calçado
title_fullStr Representações sociais e expressão tipográfica : criação de logótipos para empresas de calçado
title_full_unstemmed Representações sociais e expressão tipográfica : criação de logótipos para empresas de calçado
title_sort Representações sociais e expressão tipográfica : criação de logótipos para empresas de calçado
author Nogueira, I.
author_facet Nogueira, I.
Martins, J.
author_role author
author2 Martins, J.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, I.
Martins, J.
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais
Imaginário social
Tipografia
Logótipo
Identidade visual
topic Representações sociais
Imaginário social
Tipografia
Logótipo
Identidade visual
description O presente artigo tem como foco a relação entre representações sociais e expressão tipográfica na construção de marcas compostas apenas por logotipo. Seu objetivo norteador é conhecer os processos simbólicos que ocorrem na interação do público com as marcas, a fim de, a partir da análise de logotipos, do ponto de vista do leitor, identificar as conotações legíveis nas características formais da tipografia que os compõe, e então criar efetivamente uma marca para empresa de calçados que tem como público-alvo as classes B e C.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2018-07-17T19:50:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6135
url http://hdl.handle.net/10400.11/6135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv NOGUEIRA, I. ; MARTINS, J. (2013) - Representações sociais e expressão tipográfica : criação de logótipos para empresas de calçado. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. VII, nº 13,
1646 - 9054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130829382746112