Representações sociais e expressão tipográfica : criação de logótipos para empresas de calçado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6135 |
Resumo: | O presente artigo tem como foco a relação entre representações sociais e expressão tipográfica na construção de marcas compostas apenas por logotipo. Seu objetivo norteador é conhecer os processos simbólicos que ocorrem na interação do público com as marcas, a fim de, a partir da análise de logotipos, do ponto de vista do leitor, identificar as conotações legíveis nas características formais da tipografia que os compõe, e então criar efetivamente uma marca para empresa de calçados que tem como público-alvo as classes B e C. |
id |
RCAP_3fe09038e8916e59624fdc03e03f694b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6135 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Representações sociais e expressão tipográfica : criação de logótipos para empresas de calçadoRepresentações sociaisImaginário socialTipografiaLogótipoIdentidade visualO presente artigo tem como foco a relação entre representações sociais e expressão tipográfica na construção de marcas compostas apenas por logotipo. Seu objetivo norteador é conhecer os processos simbólicos que ocorrem na interação do público com as marcas, a fim de, a partir da análise de logotipos, do ponto de vista do leitor, identificar as conotações legíveis nas características formais da tipografia que os compõe, e então criar efetivamente uma marca para empresa de calçados que tem como público-alvo as classes B e C.ABSTRACT: This Article focuses on the relationship between the social representations and the typographic expression in building brands without symbol. The guiding objective is to know the symbolic process that occurs on the public interaction with the brands in order to create a footwear brand whose audience -target are classes B and C. For it, logos will be analyzed, from the point of view of the reader, to identify the legible connotation in the formal characteristics of the typography that compose brands.IPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoNogueira, I.Martins, J.2018-07-17T19:50:50Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6135porNOGUEIRA, I. ; MARTINS, J. (2013) - Representações sociais e expressão tipográfica : criação de logótipos para empresas de calçado. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. VII, nº 13,1646 - 9054info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:48Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6135Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:49.132545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações sociais e expressão tipográfica : criação de logótipos para empresas de calçado |
title |
Representações sociais e expressão tipográfica : criação de logótipos para empresas de calçado |
spellingShingle |
Representações sociais e expressão tipográfica : criação de logótipos para empresas de calçado Nogueira, I. Representações sociais Imaginário social Tipografia Logótipo Identidade visual |
title_short |
Representações sociais e expressão tipográfica : criação de logótipos para empresas de calçado |
title_full |
Representações sociais e expressão tipográfica : criação de logótipos para empresas de calçado |
title_fullStr |
Representações sociais e expressão tipográfica : criação de logótipos para empresas de calçado |
title_full_unstemmed |
Representações sociais e expressão tipográfica : criação de logótipos para empresas de calçado |
title_sort |
Representações sociais e expressão tipográfica : criação de logótipos para empresas de calçado |
author |
Nogueira, I. |
author_facet |
Nogueira, I. Martins, J. |
author_role |
author |
author2 |
Martins, J. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, I. Martins, J. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações sociais Imaginário social Tipografia Logótipo Identidade visual |
topic |
Representações sociais Imaginário social Tipografia Logótipo Identidade visual |
description |
O presente artigo tem como foco a relação entre representações sociais e expressão tipográfica na construção de marcas compostas apenas por logotipo. Seu objetivo norteador é conhecer os processos simbólicos que ocorrem na interação do público com as marcas, a fim de, a partir da análise de logotipos, do ponto de vista do leitor, identificar as conotações legíveis nas características formais da tipografia que os compõe, e então criar efetivamente uma marca para empresa de calçados que tem como público-alvo as classes B e C. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2018-07-17T19:50:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/6135 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/6135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
NOGUEIRA, I. ; MARTINS, J. (2013) - Representações sociais e expressão tipográfica : criação de logótipos para empresas de calçado. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. VII, nº 13, 1646 - 9054 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IPCB. ESART |
publisher.none.fl_str_mv |
IPCB. ESART |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130829382746112 |