Proposta de implementação de logotipos dinâmicos para a cidade de Florianópolis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/11798 |
Resumo: | A marca é o conjunto dos elementos visuais e verbais que compõem a identidade de uma organização, sendo a chave de ligação com tudo que se conhece sobre determinada empresa, além de ser a representante de seu valor de mercado. Assim, ressalta-se o papel do logotipo como um dos principais identificadores de uma marca e amplificador de personalidade de uma empresa, marca ou local. Esta pesquisa ancorou-se na lacuna existente nos estudos relacionados ao place branding em cidades brasileiras, e com isso propõe a criação de uma identidade visual dinâmica para a cidade de Florianópolis, a fim de promover a região por meio de um sistema visual que valorize suas características e peculiaridades. Como base metodológica para o desenvolvimento, fez-se o uso da pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, baseada em questionários direcionados a moradores e visitantes de Florianópolis, além de estudos de caso de place brandings nacionais e internacionais. No desenvolvimento, foi elaborada uma proposta de sistema visual flexível para a Capital de Santa Catarina, contando com 42 variações, remetendo a quantidade de praias oficialmente catalogadas na cidade, trazendo riqueza visual, enaltecendo o quão multifacetada Floripa é, aproximando o público da cidade e gerando assim, versatilidade para a marca. Além disso, foram criadas sugestões de aplicações de uso da identidade na vida da cidade e dos habitantes dela. Assim, o trabalho busca ressaltar o papel das marcas como importantes sinalizadoras para a promoção dos atributos tangíveis e intangíveis de um lugar. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_bec7c9d8b727923e401bc41a6ee57670 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/11798 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Luza, Júlia SondaSilva, Ronei Teodoro daTrajano, Júlio Cézar ColbeichSilva, Aline Valéria Fagundes da2023-03-29T13:04:29Z2023-03-29T13:04:29Z2022-12-142022-07-05https://repositorio.ucs.br/11338/11798A marca é o conjunto dos elementos visuais e verbais que compõem a identidade de uma organização, sendo a chave de ligação com tudo que se conhece sobre determinada empresa, além de ser a representante de seu valor de mercado. Assim, ressalta-se o papel do logotipo como um dos principais identificadores de uma marca e amplificador de personalidade de uma empresa, marca ou local. Esta pesquisa ancorou-se na lacuna existente nos estudos relacionados ao place branding em cidades brasileiras, e com isso propõe a criação de uma identidade visual dinâmica para a cidade de Florianópolis, a fim de promover a região por meio de um sistema visual que valorize suas características e peculiaridades. Como base metodológica para o desenvolvimento, fez-se o uso da pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, baseada em questionários direcionados a moradores e visitantes de Florianópolis, além de estudos de caso de place brandings nacionais e internacionais. No desenvolvimento, foi elaborada uma proposta de sistema visual flexível para a Capital de Santa Catarina, contando com 42 variações, remetendo a quantidade de praias oficialmente catalogadas na cidade, trazendo riqueza visual, enaltecendo o quão multifacetada Floripa é, aproximando o público da cidade e gerando assim, versatilidade para a marca. Além disso, foram criadas sugestões de aplicações de uso da identidade na vida da cidade e dos habitantes dela. Assim, o trabalho busca ressaltar o papel das marcas como importantes sinalizadoras para a promoção dos atributos tangíveis e intangíveis de um lugar. [resumo fornecido pelo autor]A brand is the set of visual and verbal elements that create the identity of an organization, being the key for everything that is known about a particular company, in addition to being the representative of its market value. Thus, the role of the logo is highlighted as one of the primary identifiers of a brand and a personality amplifier of a company, brand, or place. This research was anchored in the existing gap in studies related to place branding in Brazilian cities, and with that, it proposes the creation of a dynamic visual identity for the city of Florianópolis, in order to promote the region through a visual system that values its characteristics and peculiarities. As a methodological basis for the development, exploratory research with a qualitative approach was used, based on questionnaires aimed at residents and visitors of Florianópolis, as well as case studies of national and international place brandings. In the development, a flexible visual system was proposed for the Capital, with 42 variations, referring to the number of beaches cataloged in the city, bringing visual richness, extolling how multifaceted Floripa is, bringing the public closer to the city and generating a lot of versatility for the brand. In addition, suggestions of applications for the use of the identity in city and city life were created. Thus, the role of brands as important signposts for the promotion of the tangible and intangible attributes of a place is emphasized. [resumo fornecido pelo autor]PublicidadeComunicação visualBranding (Marketing)Logotipo - Florianópolis (SC)Proposta de implementação de logotipos dinâmicos para a cidade de Florianópolisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Publicidade e PropagandaCampus Universitário de Caxias do Sul2022-12-13ORIGINALTCC Julia Sonda Luza.pdfTCC Julia Sonda Luza.pdfapplication/pdf4194000https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11798/1/TCC%20Julia%20Sonda%20Luza.pdfc3d3d24f20a8f31a0da86a599c029d25MD51TEXTTCC Julia Sonda Luza.pdf.txtTCC Julia Sonda Luza.pdf.txtExtracted texttext/plain132971https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11798/2/TCC%20Julia%20Sonda%20Luza.pdf.txteda6c4f0b07ea0d5d2be1ed5ee3435d4MD52THUMBNAILTCC Julia Sonda Luza.pdf.jpgTCC Julia Sonda Luza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1205https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11798/3/TCC%20Julia%20Sonda%20Luza.pdf.jpg06ce22d0e70a4fad6311a03d64333bb8MD5311338/117982023-03-30 07:03:45.392oai:repositorio.ucs.br:11338/11798Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-03-30T07:03:45Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta de implementação de logotipos dinâmicos para a cidade de Florianópolis |
title |
Proposta de implementação de logotipos dinâmicos para a cidade de Florianópolis |
spellingShingle |
Proposta de implementação de logotipos dinâmicos para a cidade de Florianópolis Luza, Júlia Sonda Publicidade Comunicação visual Branding (Marketing) Logotipo - Florianópolis (SC) |
title_short |
Proposta de implementação de logotipos dinâmicos para a cidade de Florianópolis |
title_full |
Proposta de implementação de logotipos dinâmicos para a cidade de Florianópolis |
title_fullStr |
Proposta de implementação de logotipos dinâmicos para a cidade de Florianópolis |
title_full_unstemmed |
Proposta de implementação de logotipos dinâmicos para a cidade de Florianópolis |
title_sort |
Proposta de implementação de logotipos dinâmicos para a cidade de Florianópolis |
author |
Luza, Júlia Sonda |
author_facet |
Luza, Júlia Sonda |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Silva, Ronei Teodoro da Trajano, Júlio Cézar Colbeich |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luza, Júlia Sonda |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Aline Valéria Fagundes da |
contributor_str_mv |
Silva, Aline Valéria Fagundes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Comunicação visual Branding (Marketing) Logotipo - Florianópolis (SC) |
topic |
Publicidade Comunicação visual Branding (Marketing) Logotipo - Florianópolis (SC) |
description |
A marca é o conjunto dos elementos visuais e verbais que compõem a identidade de uma organização, sendo a chave de ligação com tudo que se conhece sobre determinada empresa, além de ser a representante de seu valor de mercado. Assim, ressalta-se o papel do logotipo como um dos principais identificadores de uma marca e amplificador de personalidade de uma empresa, marca ou local. Esta pesquisa ancorou-se na lacuna existente nos estudos relacionados ao place branding em cidades brasileiras, e com isso propõe a criação de uma identidade visual dinâmica para a cidade de Florianópolis, a fim de promover a região por meio de um sistema visual que valorize suas características e peculiaridades. Como base metodológica para o desenvolvimento, fez-se o uso da pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, baseada em questionários direcionados a moradores e visitantes de Florianópolis, além de estudos de caso de place brandings nacionais e internacionais. No desenvolvimento, foi elaborada uma proposta de sistema visual flexível para a Capital de Santa Catarina, contando com 42 variações, remetendo a quantidade de praias oficialmente catalogadas na cidade, trazendo riqueza visual, enaltecendo o quão multifacetada Floripa é, aproximando o público da cidade e gerando assim, versatilidade para a marca. Além disso, foram criadas sugestões de aplicações de uso da identidade na vida da cidade e dos habitantes dela. Assim, o trabalho busca ressaltar o papel das marcas como importantes sinalizadoras para a promoção dos atributos tangíveis e intangíveis de um lugar. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2022 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2022-07-05 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-29T13:04:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-03-29T13:04:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/11798 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/11798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11798/1/TCC%20Julia%20Sonda%20Luza.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11798/2/TCC%20Julia%20Sonda%20Luza.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11798/3/TCC%20Julia%20Sonda%20Luza.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c3d3d24f20a8f31a0da86a599c029d25 eda6c4f0b07ea0d5d2be1ed5ee3435d4 06ce22d0e70a4fad6311a03d64333bb8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308883696975872 |