A Importância da Utilização de Materiais Autênticos no Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/14765 |
Resumo: | O presente relatório apresenta uma reflexão, levada a cabo durante a realização da Prática de Ensino Supervisionada, sobre a importância da utilização de materiais autênticos no ensino de línguas estrangeiras e sobre a forma como enriquece o contexto de aprendizagem. Analisamos as perspectivas de vários autores no que diz respeito à definição de materiais autênticos e às vantagens e desvantagens associadas à leccionação com recurso a esses materiais e exploramos alguns conceitos e processos relacionados com essa temática, tais como a avaliação da autenticidade dos textos, materiais, actividades/tarefas de ensino desenvolvidas e das atitudes e percepções dos alunos face a esta estratégia pedagógica. Por último, detemo-nos nos programas de ensino das Línguas Inglesa e Espanhola em vigor em Portugal à luz desta questão. |
id |
RCAP_3fe55bd82f4c08f280d205fd0124fa2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/14765 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Importância da Utilização de Materiais Autênticos no Ensino-Aprendizagem de Língua EstrangeiraMateriais autênticosActividades e tarefas autênticasLíngua EstrangeiraContexto de aprendizagemAtitudes e percepções dos alunosAuthentic materialsAuthentic activities and tasksForeign Language TeachingLearning contextStudents’ attitudes and perceptionsO presente relatório apresenta uma reflexão, levada a cabo durante a realização da Prática de Ensino Supervisionada, sobre a importância da utilização de materiais autênticos no ensino de línguas estrangeiras e sobre a forma como enriquece o contexto de aprendizagem. Analisamos as perspectivas de vários autores no que diz respeito à definição de materiais autênticos e às vantagens e desvantagens associadas à leccionação com recurso a esses materiais e exploramos alguns conceitos e processos relacionados com essa temática, tais como a avaliação da autenticidade dos textos, materiais, actividades/tarefas de ensino desenvolvidas e das atitudes e percepções dos alunos face a esta estratégia pedagógica. Por último, detemo-nos nos programas de ensino das Línguas Inglesa e Espanhola em vigor em Portugal à luz desta questão.RUNBatista, Carmen Salomé2017-04-01T00:30:18Z2014-092014-122014-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/14765TID:201035065porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:50:06Zoai:run.unl.pt:10362/14765Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:22:04.782286Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Importância da Utilização de Materiais Autênticos no Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira |
title |
A Importância da Utilização de Materiais Autênticos no Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira |
spellingShingle |
A Importância da Utilização de Materiais Autênticos no Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira Batista, Carmen Salomé Materiais autênticos Actividades e tarefas autênticas Língua Estrangeira Contexto de aprendizagem Atitudes e percepções dos alunos Authentic materials Authentic activities and tasks Foreign Language Teaching Learning context Students’ attitudes and perceptions |
title_short |
A Importância da Utilização de Materiais Autênticos no Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira |
title_full |
A Importância da Utilização de Materiais Autênticos no Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira |
title_fullStr |
A Importância da Utilização de Materiais Autênticos no Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira |
title_full_unstemmed |
A Importância da Utilização de Materiais Autênticos no Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira |
title_sort |
A Importância da Utilização de Materiais Autênticos no Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira |
author |
Batista, Carmen Salomé |
author_facet |
Batista, Carmen Salomé |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Carmen Salomé |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Materiais autênticos Actividades e tarefas autênticas Língua Estrangeira Contexto de aprendizagem Atitudes e percepções dos alunos Authentic materials Authentic activities and tasks Foreign Language Teaching Learning context Students’ attitudes and perceptions |
topic |
Materiais autênticos Actividades e tarefas autênticas Língua Estrangeira Contexto de aprendizagem Atitudes e percepções dos alunos Authentic materials Authentic activities and tasks Foreign Language Teaching Learning context Students’ attitudes and perceptions |
description |
O presente relatório apresenta uma reflexão, levada a cabo durante a realização da Prática de Ensino Supervisionada, sobre a importância da utilização de materiais autênticos no ensino de línguas estrangeiras e sobre a forma como enriquece o contexto de aprendizagem. Analisamos as perspectivas de vários autores no que diz respeito à definição de materiais autênticos e às vantagens e desvantagens associadas à leccionação com recurso a esses materiais e exploramos alguns conceitos e processos relacionados com essa temática, tais como a avaliação da autenticidade dos textos, materiais, actividades/tarefas de ensino desenvolvidas e das atitudes e percepções dos alunos face a esta estratégia pedagógica. Por último, detemo-nos nos programas de ensino das Línguas Inglesa e Espanhola em vigor em Portugal à luz desta questão. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09 2014-12 2014-09-01T00:00:00Z 2017-04-01T00:30:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/14765 TID:201035065 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/14765 |
identifier_str_mv |
TID:201035065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137860173955072 |