A Importância da Utilização de Materiais Autênticos no Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Carmen Salomé
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/14765
Resumo: O presente relatório apresenta uma reflexão, levada a cabo durante a realização da Prática de Ensino Supervisionada, sobre a importância da utilização de materiais autênticos no ensino de línguas estrangeiras e sobre a forma como enriquece o contexto de aprendizagem. Analisamos as perspectivas de vários autores no que diz respeito à definição de materiais autênticos e às vantagens e desvantagens associadas à leccionação com recurso a esses materiais e exploramos alguns conceitos e processos relacionados com essa temática, tais como a avaliação da autenticidade dos textos, materiais, actividades/tarefas de ensino desenvolvidas e das atitudes e percepções dos alunos face a esta estratégia pedagógica. Por último, detemo-nos nos programas de ensino das Línguas Inglesa e Espanhola em vigor em Portugal à luz desta questão.
id RCAP_3fe55bd82f4c08f280d205fd0124fa2e
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/14765
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Importância da Utilização de Materiais Autênticos no Ensino-Aprendizagem de Língua EstrangeiraMateriais autênticosActividades e tarefas autênticasLíngua EstrangeiraContexto de aprendizagemAtitudes e percepções dos alunosAuthentic materialsAuthentic activities and tasksForeign Language TeachingLearning contextStudents’ attitudes and perceptionsO presente relatório apresenta uma reflexão, levada a cabo durante a realização da Prática de Ensino Supervisionada, sobre a importância da utilização de materiais autênticos no ensino de línguas estrangeiras e sobre a forma como enriquece o contexto de aprendizagem. Analisamos as perspectivas de vários autores no que diz respeito à definição de materiais autênticos e às vantagens e desvantagens associadas à leccionação com recurso a esses materiais e exploramos alguns conceitos e processos relacionados com essa temática, tais como a avaliação da autenticidade dos textos, materiais, actividades/tarefas de ensino desenvolvidas e das atitudes e percepções dos alunos face a esta estratégia pedagógica. Por último, detemo-nos nos programas de ensino das Línguas Inglesa e Espanhola em vigor em Portugal à luz desta questão.RUNBatista, Carmen Salomé2017-04-01T00:30:18Z2014-092014-122014-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/14765TID:201035065porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:50:06Zoai:run.unl.pt:10362/14765Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:22:04.782286Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Importância da Utilização de Materiais Autênticos no Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira
title A Importância da Utilização de Materiais Autênticos no Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira
spellingShingle A Importância da Utilização de Materiais Autênticos no Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira
Batista, Carmen Salomé
Materiais autênticos
Actividades e tarefas autênticas
Língua Estrangeira
Contexto de aprendizagem
Atitudes e percepções dos alunos
Authentic materials
Authentic activities and tasks
Foreign Language Teaching
Learning context
Students’ attitudes and perceptions
title_short A Importância da Utilização de Materiais Autênticos no Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira
title_full A Importância da Utilização de Materiais Autênticos no Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira
title_fullStr A Importância da Utilização de Materiais Autênticos no Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira
title_full_unstemmed A Importância da Utilização de Materiais Autênticos no Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira
title_sort A Importância da Utilização de Materiais Autênticos no Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira
author Batista, Carmen Salomé
author_facet Batista, Carmen Salomé
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Carmen Salomé
dc.subject.por.fl_str_mv Materiais autênticos
Actividades e tarefas autênticas
Língua Estrangeira
Contexto de aprendizagem
Atitudes e percepções dos alunos
Authentic materials
Authentic activities and tasks
Foreign Language Teaching
Learning context
Students’ attitudes and perceptions
topic Materiais autênticos
Actividades e tarefas autênticas
Língua Estrangeira
Contexto de aprendizagem
Atitudes e percepções dos alunos
Authentic materials
Authentic activities and tasks
Foreign Language Teaching
Learning context
Students’ attitudes and perceptions
description O presente relatório apresenta uma reflexão, levada a cabo durante a realização da Prática de Ensino Supervisionada, sobre a importância da utilização de materiais autênticos no ensino de línguas estrangeiras e sobre a forma como enriquece o contexto de aprendizagem. Analisamos as perspectivas de vários autores no que diz respeito à definição de materiais autênticos e às vantagens e desvantagens associadas à leccionação com recurso a esses materiais e exploramos alguns conceitos e processos relacionados com essa temática, tais como a avaliação da autenticidade dos textos, materiais, actividades/tarefas de ensino desenvolvidas e das atitudes e percepções dos alunos face a esta estratégia pedagógica. Por último, detemo-nos nos programas de ensino das Línguas Inglesa e Espanhola em vigor em Portugal à luz desta questão.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09
2014-12
2014-09-01T00:00:00Z
2017-04-01T00:30:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/14765
TID:201035065
url http://hdl.handle.net/10362/14765
identifier_str_mv TID:201035065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137860173955072