As refeições em creche e jardim de infância: conceções e práticas do educador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ariana Loureiro de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/6564
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_3fe76fde4b94721aac08a4793915c53b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/6564
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As refeições em creche e jardim de infância: conceções e práticas do educadorMomento da refeiçãoComensalidadePrática pedagógicaEducação de infânciaInvestigação-açãoIntervençãoRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioMeal timeCommensalityPedagogical practiceChildhood educationInvestigation-actionInterventionMestrado em Educação Pré-EscolarEste relatório de estágio tem como tema a prática pedagógica do educador nos momentos de refeição. Para isso, a sua principal característica prende-se com a articulação entre os fundamentos teóricos, as minhas crenças e as minhas experiências práticas vividas no período de estágio, tanto em creche como em jardim-de-infância e, por isso, assume-se como um estudo subjetivo. Este estudo pretendeu compreender o potencial pedagógico dos momentos de refeição, recorrendo ao paradigma interpretativo da investigação em educação e com a metodologia da investigação-ação. De acordo com o tema, as questões gerais a trabalhar serão as seguintes: Que modalidades de organização das refeições e que modos de intervenção adotam os membros da equipa pedagógica?; a questão da Investigação-Ação é, Como potenciar a organização das refeições e a interação da criança entre si e com a equipa pedagógica?; e por fim alguns dos conceitos que serão abordados, entre outros, o currículo como instrumento regulador da prática, o papel do educador como gestor do currículo, a refeição e os seus destaques nos dois contextos, conceções de autores sobre o tema. Através dos instrumentos de recolha de dados, foram tecidas algumas interpretações sobre as opiniões dos profissionais incluídos no estudo sobre o tema. Importa ainda referir que são descritas e interpretadas as minhas intervenções nos locais de estágio em articulação com as Unidades Curriculares do Mestrado. Por fim, apresento algumas considerações finais sobre o tema e o percurso realizado ao longo deste estudo.This internship report has as its theme the pedagogical practice of the educator in meal times. For this, its main feature is related to the link between the theoretical foundations, my beliefs and my practical experiences lived during the internship, both in pre-kindergarten and in kindergarten and, therefore, i tis to be assumed as a subjective study. This study aims to understand the pedagogical potential of meal times, using the interpretive paradigm of research in education and the methodology of investigation-action. According to the subject, the general questions are: What organizational arrangements for meals and modes of intervention are adopted by the members of the pedagogical team?; the question of Investigation-Action is, How to enhance the organization of meals and the child's interaction with the teaching team?; and finally some of the concepts that will be addressed, among others, the curriculum as regulatory instrument practice, the educator's role as manager of the curriculum, the meal and its highlights in the two contexts, conceptions of authors on the subject . Through the instruments of data collection, some interpretations were woven on the opinions of professionals included in the study on the subject. It should also be noted that are described and interpreted my speeches in local internship in conjunction with the Master Course Units. Finally, I offer some final thoughts on the subject and the route taken throughout this study.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalPinheiro, AugustoRepositório ComumOliveira, Ariana Loureiro de2014-07-15T13:55:23Z2014-062014-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6564TID:201683164porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:48Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6564Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:48.876557Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As refeições em creche e jardim de infância: conceções e práticas do educador
title As refeições em creche e jardim de infância: conceções e práticas do educador
spellingShingle As refeições em creche e jardim de infância: conceções e práticas do educador
Oliveira, Ariana Loureiro de
Momento da refeição
Comensalidade
Prática pedagógica
Educação de infância
Investigação-ação
Intervenção
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Meal time
Commensality
Pedagogical practice
Childhood education
Investigation-action
Intervention
title_short As refeições em creche e jardim de infância: conceções e práticas do educador
title_full As refeições em creche e jardim de infância: conceções e práticas do educador
title_fullStr As refeições em creche e jardim de infância: conceções e práticas do educador
title_full_unstemmed As refeições em creche e jardim de infância: conceções e práticas do educador
title_sort As refeições em creche e jardim de infância: conceções e práticas do educador
author Oliveira, Ariana Loureiro de
author_facet Oliveira, Ariana Loureiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Augusto
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ariana Loureiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Momento da refeição
Comensalidade
Prática pedagógica
Educação de infância
Investigação-ação
Intervenção
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Meal time
Commensality
Pedagogical practice
Childhood education
Investigation-action
Intervention
topic Momento da refeição
Comensalidade
Prática pedagógica
Educação de infância
Investigação-ação
Intervenção
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Meal time
Commensality
Pedagogical practice
Childhood education
Investigation-action
Intervention
description Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-15T13:55:23Z
2014-06
2014-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/6564
TID:201683164
url http://hdl.handle.net/10400.26/6564
identifier_str_mv TID:201683164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135323490353152