O momento das refeições na creche e no jardim-de-infância: a importância de uma interação de qualidade na construção da comensalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Rita Soraia Cananão
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/6577
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_8c53b72c63aef10c22bbab5c30bd1e07
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/6577
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O momento das refeições na creche e no jardim-de-infância: a importância de uma interação de qualidade na construção da comensalidadeAlimentaçãoMomentos da refeiçãoInteração de qualidadeCumplicidadeSaber de alteridadeRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioFeedingMoments of mealsQuality interactionComplicityKnow of alterityMestrado em Educação Pré-EscolarEste projeto tem como finalidade apresentar um trabalho no âmbito dos Momentos da Refeição na Creche e no Jardim-de-Infância. Insere-se no paradigma interpretativo, no campo da Investigação-ação e foi inspirado nas observações que realizei em contexto de estágio no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Os estágios foram realizados em contexto de Creche e de Jardim-de-Infância ambos supervisionados por educadoras cooperantes, cujas conceções pretendo analisar ao longo deste projeto. Ao longo do trabalho pretendo dar a conhecer a minha própria perspetiva construída através de uma reflexão sistemática e consistente, apoiada fortemente pelo Professor Orientador, por todos os docentes do Mestrado, pelas educadoras cooperantes e respetivas equipas pedagógicas e, sobretudo, pelas crianças que me conduziram e me transmitiram a maioria das respostas. Sabendo que nesta difícil profissão de Educadora de Infância existem poucas respostas feitas e muitas dúvidas, compreendo que são as crianças que, através das suas diferentes formas de comunicarem, nos transmitem as principais respostas para as nossas inquietudes. É isso que pretendo transmitir, ao longo de todo este projeto, onde incluo também a explicitação acerca da metodologia utilizada, as angústias e alegrias vividas e as pequenas vitórias que em tão pouco tempo consegui alcançar.This project aims to present a work in the ambit of Meal Moments in Daycare and Kindergarten. Is inserted in the interpretive paradigm in the field of Action Research and was inspired by the observations performed in the context of training in the Masters in Preschool Education. Internships were made in the context of Daycare and Kindergarten, both supervised by cooperative teachers, whose conceptions I intend to deconstruct and analyze throughout this project. Throughout the work I intend to make known my own perspective constructed through a systematic and consistent reflection, strongly supported by the Advisor Professor, for all teachers of the Master, by cooperative teachers and respective educational teams, and especially the children that had led and given me most of the answers. Knowing that in this hard profession, of Preschool Teacher, there are few answers and many doubts, I understand that are the children that convey throughout their different forms of communicate, the main answers for our concerns. That’s what I intend to transmit, throughout this project, where I also include an explanation about the Methodology used, anguish and joy lived and little victories that, in short time, I achieved.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalPinheiro, AugustoRepositório ComumCoutinho, Rita Soraia Cananão2014-07-17T10:33:13Z2014-052014-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6577TID:203262280porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:48Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6577Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:49.315143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O momento das refeições na creche e no jardim-de-infância: a importância de uma interação de qualidade na construção da comensalidade
title O momento das refeições na creche e no jardim-de-infância: a importância de uma interação de qualidade na construção da comensalidade
spellingShingle O momento das refeições na creche e no jardim-de-infância: a importância de uma interação de qualidade na construção da comensalidade
Coutinho, Rita Soraia Cananão
Alimentação
Momentos da refeição
Interação de qualidade
Cumplicidade
Saber de alteridade
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Feeding
Moments of meals
Quality interaction
Complicity
Know of alterity
title_short O momento das refeições na creche e no jardim-de-infância: a importância de uma interação de qualidade na construção da comensalidade
title_full O momento das refeições na creche e no jardim-de-infância: a importância de uma interação de qualidade na construção da comensalidade
title_fullStr O momento das refeições na creche e no jardim-de-infância: a importância de uma interação de qualidade na construção da comensalidade
title_full_unstemmed O momento das refeições na creche e no jardim-de-infância: a importância de uma interação de qualidade na construção da comensalidade
title_sort O momento das refeições na creche e no jardim-de-infância: a importância de uma interação de qualidade na construção da comensalidade
author Coutinho, Rita Soraia Cananão
author_facet Coutinho, Rita Soraia Cananão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Augusto
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Rita Soraia Cananão
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentação
Momentos da refeição
Interação de qualidade
Cumplicidade
Saber de alteridade
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Feeding
Moments of meals
Quality interaction
Complicity
Know of alterity
topic Alimentação
Momentos da refeição
Interação de qualidade
Cumplicidade
Saber de alteridade
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Feeding
Moments of meals
Quality interaction
Complicity
Know of alterity
description Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-17T10:33:13Z
2014-05
2014-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/6577
TID:203262280
url http://hdl.handle.net/10400.26/6577
identifier_str_mv TID:203262280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135323500838912