Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/5175 |
Resumo: | Este relatório é uma reflexão das minhas experiências, nas práticas pedagógicas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, procuro evidenciar e refletir sobre o trabalho que desenvolvi durante esse percurso sob a supervisão dos meus orientadores, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré Escolar da Achada (numa sala de pré-escolar), na Escola Básica do 1º. Ciclo com Pré Escolar da Ladeira (numa turma de 4.º ano) e na Escola Básica Visconde Cacongo (numa turma de 2.º ano). Assim considero pertinente a existência de uma parte teórica e metodológica e uma parte reflexiva sobre a minha intervenção pedagógica. Neste sentido o presente relatório é constituído por três partes subdividida em capítulos. A primeira parte refere se ao enquadramento teórico e a segunda diz respeito ao enquadramento metodológico, ambas são os fundamentos, os alicerces da minha prática. Assim nestas duas partes, encontramos a fundamentação das minhas ações, bem como a metodologia utilizada durante toda a minha prática. Na terceira parte é explorada e refletida a minha intervenção pedagógica, tendo foco nas questões orientadoras: “De que forma as crianças da Sala dos Cristais podem promover a convivência democrática?” e “Como desenvolver a leitura e a escrita na turma do 2º. Ano A?”. Assim as temáticas mais exploradas na minha prática foram a convivência democrática e a importância da leitura e da escrita, sendo estabelecidas estratégias que foram implementadas nas atividades, de modo a atenuar as lacunas encontradas. Ainda nesta parte apresento os resultados obtidos e uma reflexão do que poderia ter sido feito para melhorar a minha prática. A realização deste relatório permitiu refletir e expor as estratégias adotadas, que possibilitaram desenvolver e motivar as crianças para as diversas aprendizagens. Também aprendi que a nossa vida é um processo paciente, confiante, afetuoso e permanente de aprendizagem. |
id |
RCAP_31b423daa40e12fc78893f6a893ad99c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/5175 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-Escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoAprendizagemInvestigação-açãoEnsino à distânciaPreschool EducationPrimary SchoolLearningAction researchDistance learningEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório é uma reflexão das minhas experiências, nas práticas pedagógicas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, procuro evidenciar e refletir sobre o trabalho que desenvolvi durante esse percurso sob a supervisão dos meus orientadores, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré Escolar da Achada (numa sala de pré-escolar), na Escola Básica do 1º. Ciclo com Pré Escolar da Ladeira (numa turma de 4.º ano) e na Escola Básica Visconde Cacongo (numa turma de 2.º ano). Assim considero pertinente a existência de uma parte teórica e metodológica e uma parte reflexiva sobre a minha intervenção pedagógica. Neste sentido o presente relatório é constituído por três partes subdividida em capítulos. A primeira parte refere se ao enquadramento teórico e a segunda diz respeito ao enquadramento metodológico, ambas são os fundamentos, os alicerces da minha prática. Assim nestas duas partes, encontramos a fundamentação das minhas ações, bem como a metodologia utilizada durante toda a minha prática. Na terceira parte é explorada e refletida a minha intervenção pedagógica, tendo foco nas questões orientadoras: “De que forma as crianças da Sala dos Cristais podem promover a convivência democrática?” e “Como desenvolver a leitura e a escrita na turma do 2º. Ano A?”. Assim as temáticas mais exploradas na minha prática foram a convivência democrática e a importância da leitura e da escrita, sendo estabelecidas estratégias que foram implementadas nas atividades, de modo a atenuar as lacunas encontradas. Ainda nesta parte apresento os resultados obtidos e uma reflexão do que poderia ter sido feito para melhorar a minha prática. A realização deste relatório permitiu refletir e expor as estratégias adotadas, que possibilitaram desenvolver e motivar as crianças para as diversas aprendizagens. Também aprendi que a nossa vida é um processo paciente, confiante, afetuoso e permanente de aprendizagem.This report reflects my experiences in pedagogical practices in the scope of the master’s degree in Pre-school Education and Primary School. In this sense, I try to highlight and reflect on the work I did during this course under the supervision of my supervisors, in the Achada Primary School with Pre-School (in a pre-school room), in the Primary School with Pre-School of Ladeira (in a 4th grade class), and in the Primary School with Pre-School of Ladeira (in a 4th grade class). Ladeira Primary School and Pre-School (in a 4th grade class) and Visconde Cacongo Primary School (in a 2nd grade class). Thus, I consider pertinent the existence of a theoretical and methodological part and a reflective part about my pedagogical intervention. In this sense, this report consists of three parts subdivided into chapters. The first part refers to the theoretical framework and the second part refers to the methodological framework, both are the fundamentals, the foundations of my practice. Thus, in these two parts, we find the rationale for my actions, as well as the methodology used throughout my practice. In the third part my pedagogical intervention is explored and reflected upon, focusing on the guiding questions, "In what ways can the children in the Crystal Room promote democratic coexistence?" and "How to develop reading and writing in the class of 2nd. Year A?". Thus, the most explored themes in my practice were the democratic coexistence and the importance of reading and writing, being established strategies that were implemented in the activities, to mitigate the gaps found. Also, in this part I present the results obtained and a reflection on what could have been done to improve my practice. The completion of this report allowed me to reflect and expose the strategies adopted, which made it possible to develop and motivate the children for various learning experiences. I also learned that our life is a patient, confident, loving and permanent learning process.Brazão, José PauloDigitUMaFreitas, Daniela Sousa2023-05-18T14:18:03Z2023-03-282023-03-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5175TID:203289943porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-21T05:33:08Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5175Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:16.750796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Freitas, Daniela Sousa Educação Pré-Escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Aprendizagem Investigação-ação Ensino à distância Preschool Education Primary School Learning Action research Distance learning Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Freitas, Daniela Sousa |
author_facet |
Freitas, Daniela Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brazão, José Paulo DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Daniela Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Aprendizagem Investigação-ação Ensino à distância Preschool Education Primary School Learning Action research Distance learning Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-Escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Aprendizagem Investigação-ação Ensino à distância Preschool Education Primary School Learning Action research Distance learning Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este relatório é uma reflexão das minhas experiências, nas práticas pedagógicas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, procuro evidenciar e refletir sobre o trabalho que desenvolvi durante esse percurso sob a supervisão dos meus orientadores, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré Escolar da Achada (numa sala de pré-escolar), na Escola Básica do 1º. Ciclo com Pré Escolar da Ladeira (numa turma de 4.º ano) e na Escola Básica Visconde Cacongo (numa turma de 2.º ano). Assim considero pertinente a existência de uma parte teórica e metodológica e uma parte reflexiva sobre a minha intervenção pedagógica. Neste sentido o presente relatório é constituído por três partes subdividida em capítulos. A primeira parte refere se ao enquadramento teórico e a segunda diz respeito ao enquadramento metodológico, ambas são os fundamentos, os alicerces da minha prática. Assim nestas duas partes, encontramos a fundamentação das minhas ações, bem como a metodologia utilizada durante toda a minha prática. Na terceira parte é explorada e refletida a minha intervenção pedagógica, tendo foco nas questões orientadoras: “De que forma as crianças da Sala dos Cristais podem promover a convivência democrática?” e “Como desenvolver a leitura e a escrita na turma do 2º. Ano A?”. Assim as temáticas mais exploradas na minha prática foram a convivência democrática e a importância da leitura e da escrita, sendo estabelecidas estratégias que foram implementadas nas atividades, de modo a atenuar as lacunas encontradas. Ainda nesta parte apresento os resultados obtidos e uma reflexão do que poderia ter sido feito para melhorar a minha prática. A realização deste relatório permitiu refletir e expor as estratégias adotadas, que possibilitaram desenvolver e motivar as crianças para as diversas aprendizagens. Também aprendi que a nossa vida é um processo paciente, confiante, afetuoso e permanente de aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-18T14:18:03Z 2023-03-28 2023-03-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/5175 TID:203289943 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/5175 |
identifier_str_mv |
TID:203289943 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131615983566848 |