As crenças dos estudantes chineses e dos seus professores portugueses sobre aprendizagem de língua no curso de PLE da FLUL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shuai, Xu
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/37756
Resumo: No âmbito mundial, existiram vários trabalhos que investigaram as crenças sobre aprendizagem de línguas em diversos grupos de aprendentes e de professores e em diversos contextos de aprendizagem. A língua portuguesa como língua estrangeira/segunda ainda não se tornou num objeto frequentemente investigado desta área. Em simultâneo, o grupo de aprendentes chineses é um interessante objeto de estudo, principalmente investigado no contexto do ensino-aprendizagem de língua inglesa. Além disso, o contexto de estudo no exterior (study-abroad) torna-se cada vez mais popular entre diversos contextos investigados. Nos últimos anos, as línguas estrangeiras/segundas aprendidas por chineses já se estendem da língua inglesa para mais outras línguas, incluindo a língua portuguesa, cuja demanda vai aumentando. No contexto de estudos no exterior, emergem novos desafios e conflitos enfrentados por estudantes chineses e professores nativos de línguas estrangeiras/segundas, o que requer mais estudos académicos relativos sobre o tema para resolver as dificuldades causadas pela diferença das crenças entre os estudantes e professores. Estas são as razões que levaram à elaboração do presente trabalho. A investigação deste trabalho adota o questionário BALLI (Horwitz 1985, 1988), destinado a abordar as crenças dos estudantes chineses e dos seus professores portugueses do Curso de PLE da FLUL. Este estudo indica que, entre estudantes chineses e professores portugueses, existem algumas diferenças das crenças sobre aprendizagem de línguas e conclui que o estudo no exterior não pode garantir por si só efeitos positivos na aprendizagem de línguas. Acreditamos que este trabalho poderá trazer alguns tópicos de reflexão sobre o ensino-aprendizagem de língua portuguesa pelos estudantes chineses, particularmente em contexto de estudo no exterior.
id RCAP_3ffe10475913ec20b29f23c09bce0b78
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/37756
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As crenças dos estudantes chineses e dos seus professores portugueses sobre aprendizagem de língua no curso de PLE da FLULLíngua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes do chinêsEstudantes chineses - PortugalProfessores de chinês - PortugalCrença (Psicologia)Estudos no estrangeiroTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasNo âmbito mundial, existiram vários trabalhos que investigaram as crenças sobre aprendizagem de línguas em diversos grupos de aprendentes e de professores e em diversos contextos de aprendizagem. A língua portuguesa como língua estrangeira/segunda ainda não se tornou num objeto frequentemente investigado desta área. Em simultâneo, o grupo de aprendentes chineses é um interessante objeto de estudo, principalmente investigado no contexto do ensino-aprendizagem de língua inglesa. Além disso, o contexto de estudo no exterior (study-abroad) torna-se cada vez mais popular entre diversos contextos investigados. Nos últimos anos, as línguas estrangeiras/segundas aprendidas por chineses já se estendem da língua inglesa para mais outras línguas, incluindo a língua portuguesa, cuja demanda vai aumentando. No contexto de estudos no exterior, emergem novos desafios e conflitos enfrentados por estudantes chineses e professores nativos de línguas estrangeiras/segundas, o que requer mais estudos académicos relativos sobre o tema para resolver as dificuldades causadas pela diferença das crenças entre os estudantes e professores. Estas são as razões que levaram à elaboração do presente trabalho. A investigação deste trabalho adota o questionário BALLI (Horwitz 1985, 1988), destinado a abordar as crenças dos estudantes chineses e dos seus professores portugueses do Curso de PLE da FLUL. Este estudo indica que, entre estudantes chineses e professores portugueses, existem algumas diferenças das crenças sobre aprendizagem de línguas e conclui que o estudo no exterior não pode garantir por si só efeitos positivos na aprendizagem de línguas. Acreditamos que este trabalho poderá trazer alguns tópicos de reflexão sobre o ensino-aprendizagem de língua portuguesa pelos estudantes chineses, particularmente em contexto de estudo no exterior.At the global level, there have been a number of papers that researched beliefs about language learning across diverse groups of learners and teachers and in various learning contexts. The Portuguese language as a foreign/second language still has not become a frequently researched object of this area. At the same time, the group of Chinese learners is an interesting research object, mainly studied in the context of the English language learning. Besides, the context of study abroad is becoming increasingly popular among diverse researched groups. In recent years, the foreign/second languages learned by Chinese already extended from the English language to more other languages, including Portuguese, which demand is ever-growing. In the context of studying abroad, some new challenges and conflicts emerge and are faced by Chinese students and their native language teachers, thus creating the need for more academic studies in order to solve the difficulties caused by the difference of beliefs’ between the students and teachers. These are the main reasons for writing this dissertation. This paper adopts the BALLI questionnaire (Horwitz 1985, 1988), and aims to research the beliefs of Chinese students and their Portuguese teachers from the Course of Portuguese Language as a Foreign Language of School of Arts and Humanities of ULisboa. This study shows that there are some differences in the beliefs about language learning between Chinese students and Portuguese teachers, and it concludes that the study abroad by itself is not always a guarantee of positive effects on the language learning. We believe that this paper raises some topics for reflection about the Portuguese language teaching and learning towards Chinese students, particularly in the context of studying language abroad.在全球,已有许多在各种学习环境下探究不同学习者和教师群体的语言学习信念的研究。 作为外语或第二外语的葡萄牙语尚未成为语言学习信念领域中的主流研究主题。同时, 中国学生却是一个令人感兴趣的研究对象,主要研究的是其在英语教学背景下的语言学 习信念。此外,出国留学成为了各类研究背景中备受欢迎的研究背景。近年来,中国学 生的外语学习已经从英语向更多其他语种扩展,其中包括了葡萄牙语,且葡萄牙语学习 的需求在不断增加。在出国留学的环境下,中国学生和本土教师面临着新的挑战和新的 冲突,呼吁更多的研究来解决由师生双方信念差异造成的困难。以上也是作者撰写本研 究的动因。 本文中的研究采用语言学习信念(BALLI)问卷方式对里斯本大学葡萄牙语语言班的中 国学生和他们的葡萄牙老师的信念进行了调查。研究发现中国学生和葡萄牙老师在语言 学习信念上存在差异,还发现出国留学本身不一定会对语言学习产生积极作用。本文的 研究对面向中国学生的葡萄牙语教学,尤其是对出国学习语言方面,具有一定的启示作 用。Correia, MargaritaKuhn, Tanara ZinganoRepositório da Universidade de LisboaShuai, Xu2019-03-29T14:26:05Z2019-01-302019-01-072019-01-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/37756TID:202197085porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:35:05Zoai:repositorio.ul.pt:10451/37756Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:45.370546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As crenças dos estudantes chineses e dos seus professores portugueses sobre aprendizagem de língua no curso de PLE da FLUL
title As crenças dos estudantes chineses e dos seus professores portugueses sobre aprendizagem de língua no curso de PLE da FLUL
spellingShingle As crenças dos estudantes chineses e dos seus professores portugueses sobre aprendizagem de língua no curso de PLE da FLUL
Shuai, Xu
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes do chinês
Estudantes chineses - Portugal
Professores de chinês - Portugal
Crença (Psicologia)
Estudos no estrangeiro
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short As crenças dos estudantes chineses e dos seus professores portugueses sobre aprendizagem de língua no curso de PLE da FLUL
title_full As crenças dos estudantes chineses e dos seus professores portugueses sobre aprendizagem de língua no curso de PLE da FLUL
title_fullStr As crenças dos estudantes chineses e dos seus professores portugueses sobre aprendizagem de língua no curso de PLE da FLUL
title_full_unstemmed As crenças dos estudantes chineses e dos seus professores portugueses sobre aprendizagem de língua no curso de PLE da FLUL
title_sort As crenças dos estudantes chineses e dos seus professores portugueses sobre aprendizagem de língua no curso de PLE da FLUL
author Shuai, Xu
author_facet Shuai, Xu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Margarita
Kuhn, Tanara Zingano
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Shuai, Xu
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes do chinês
Estudantes chineses - Portugal
Professores de chinês - Portugal
Crença (Psicologia)
Estudos no estrangeiro
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes do chinês
Estudantes chineses - Portugal
Professores de chinês - Portugal
Crença (Psicologia)
Estudos no estrangeiro
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description No âmbito mundial, existiram vários trabalhos que investigaram as crenças sobre aprendizagem de línguas em diversos grupos de aprendentes e de professores e em diversos contextos de aprendizagem. A língua portuguesa como língua estrangeira/segunda ainda não se tornou num objeto frequentemente investigado desta área. Em simultâneo, o grupo de aprendentes chineses é um interessante objeto de estudo, principalmente investigado no contexto do ensino-aprendizagem de língua inglesa. Além disso, o contexto de estudo no exterior (study-abroad) torna-se cada vez mais popular entre diversos contextos investigados. Nos últimos anos, as línguas estrangeiras/segundas aprendidas por chineses já se estendem da língua inglesa para mais outras línguas, incluindo a língua portuguesa, cuja demanda vai aumentando. No contexto de estudos no exterior, emergem novos desafios e conflitos enfrentados por estudantes chineses e professores nativos de línguas estrangeiras/segundas, o que requer mais estudos académicos relativos sobre o tema para resolver as dificuldades causadas pela diferença das crenças entre os estudantes e professores. Estas são as razões que levaram à elaboração do presente trabalho. A investigação deste trabalho adota o questionário BALLI (Horwitz 1985, 1988), destinado a abordar as crenças dos estudantes chineses e dos seus professores portugueses do Curso de PLE da FLUL. Este estudo indica que, entre estudantes chineses e professores portugueses, existem algumas diferenças das crenças sobre aprendizagem de línguas e conclui que o estudo no exterior não pode garantir por si só efeitos positivos na aprendizagem de línguas. Acreditamos que este trabalho poderá trazer alguns tópicos de reflexão sobre o ensino-aprendizagem de língua portuguesa pelos estudantes chineses, particularmente em contexto de estudo no exterior.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-29T14:26:05Z
2019-01-30
2019-01-07
2019-01-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/37756
TID:202197085
url http://hdl.handle.net/10451/37756
identifier_str_mv TID:202197085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134453805613056