A expressão da condição por aprendentes chineses de PLE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/38618 |
Resumo: | O ensino da gramática de uma língua não materna, após a abordagem comunicativa para o ensino das línguas, tem como característica principal o privilégio dado à função comunicativa em detrimento dos aspetos formais. Há, porém, zonas da gramática que parecem resistir à possibilidade de um tratamento pedagógico comunicativo. Entre estas têm estado as chamadas orações condicionais (programas e manuais em geral), cuja exploração didática se tem restringido às questões (formais) das relações lineares entre os introdutores, o antecedente e consequente, ou até à flexão verbal daí decorrente. Nesta dissertação, designando o objeto de estudo por Expressão da Condição, (EC) investigamos, em primeiro lugar, o modo como ele tem sido tratado em manuais e em curricula de PLE, de modo a poder sustentar as afirmações acima feitas. Num segundo momento, procuramos determinar até que ponto as reconhecidas dificuldades dos aprendentes universitários chineses no uso da EC são distintas das de outros aprendentes, designadamente, de origem geolinguística mais próxima do português. Para o efeito, recorremos à produção escrita dos alunos (B1 e B2) patente no Learner Corpus of Portugueses L2-COPLE2. Da análise dos dados e, tendo como pano de fundo os princípios da chamada Gramática Comunicativa, fazemos algumas propostas, quer quanto ao alinhamento programático da EC nos Curricula de PLE, quer quanto à própria exploração didática. |
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A expressão da condição por aprendentes chineses de PLELíngua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes do chinêsLíngua portuguesa - Condicional (Linguística)Teses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO ensino da gramática de uma língua não materna, após a abordagem comunicativa para o ensino das línguas, tem como característica principal o privilégio dado à função comunicativa em detrimento dos aspetos formais. Há, porém, zonas da gramática que parecem resistir à possibilidade de um tratamento pedagógico comunicativo. Entre estas têm estado as chamadas orações condicionais (programas e manuais em geral), cuja exploração didática se tem restringido às questões (formais) das relações lineares entre os introdutores, o antecedente e consequente, ou até à flexão verbal daí decorrente. Nesta dissertação, designando o objeto de estudo por Expressão da Condição, (EC) investigamos, em primeiro lugar, o modo como ele tem sido tratado em manuais e em curricula de PLE, de modo a poder sustentar as afirmações acima feitas. Num segundo momento, procuramos determinar até que ponto as reconhecidas dificuldades dos aprendentes universitários chineses no uso da EC são distintas das de outros aprendentes, designadamente, de origem geolinguística mais próxima do português. Para o efeito, recorremos à produção escrita dos alunos (B1 e B2) patente no Learner Corpus of Portugueses L2-COPLE2. Da análise dos dados e, tendo como pano de fundo os princípios da chamada Gramática Comunicativa, fazemos algumas propostas, quer quanto ao alinhamento programático da EC nos Curricula de PLE, quer quanto à própria exploração didática.The teaching of the grammar in the context of a second language, after the Communicative Approach to the teaching of languages, is characterized mainly by the focus on communicative function rather than the formal grammatical aspects. However, there are grammatical zones that seem to resist to the possibility of a communicative teaching. Among these, one can find the so called conditional clauses (curricula and text books) whose explanation has been restricted to the issues of sintagmatic relations between the sentence introductor, the antecedent and the consequent, or even, to the verbal flexion involved. In this work, we refer to the object of study as Expression of Condition (EC), and we first research the way that Condition has been presented in PLE text books and Curricula, to support the above-mentioned statements. Secondly, we try to assess in what way the well known difficulties of chinese universitary students are different of other learners, mainly those of closer geolinguistic origin of portuguese. For this purpose, we study the learners’ (B1 and B2) written production on Learner Corpus of Portugueses L2-COPLE2. Bearing in mind the principles of the so-called Communicative grammar as well as data analysis we make a set of proposals on the programatic sequence of the EC in PLE Curricula, as well as the didactic explanation.Avelar, António Manuel dos SantosRepositório da Universidade de LisboaJing, Lu2019-06-14T08:49:32Z2019-01-212019-01-082019-01-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38618TID:202170217porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:36:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38618Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:52:30.522748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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