Crenças e atitudes dos aprendentes universitários chineses de PLE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wang, Ruotong
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/29685
Resumo: Com o aumento do interesse pela língua portuguesa na China e o consequente incremento dos cursos de PLE/L2, a investigação sobre as atitudes e crenças de que são portadores estes alunos e o modo como elas podem interferir na aprendizagem é crucial. Este trabalho pretende estudar, justamente, as Atitudes e Crenças preponderantes dos aprendentes universitários chineses de PLE. A partir de um cotejo global dos principais fatores com possível interferência na aprendizagem, realizou-se um inquérito que incide nas opiniões sobre o pensamento sobre língua materna e a língua alvo, o posicionamento da língua materna no mundo (a par do inglês e do português), os modos de aprender, as estratégias preferidas e usadas. O inquérito foi extensivo a aprendentes situados nos quatro momentos canónicos da aprendizagem de um estudante universitário chinês pelo que é suscetível de revelar a possível evolução das crenças ao longo do Curso. Os dados do inquérito, para além de deixarem perceber os valores e atitudes dos aprendentes universitários chineses de forma quantificada e estatisticamente validada, revelam, claramente, uma “cultura de aprender” particular; porém, nem sempre coincidente com os lugares comuns conhecidos sobre este público aprendente. Foi possível também determinar com alguma homogeneidade crenças e atitudes dos alunos universitários chineses. São apresentadas, como corolário, algumas sugestões com interesse para os docentes envolvidos nestes cursos de PLE/L2.
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spelling Crenças e atitudes dos aprendentes universitários chineses de PLELíngua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes do chinêsAtitudes linguísticasTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasCom o aumento do interesse pela língua portuguesa na China e o consequente incremento dos cursos de PLE/L2, a investigação sobre as atitudes e crenças de que são portadores estes alunos e o modo como elas podem interferir na aprendizagem é crucial. Este trabalho pretende estudar, justamente, as Atitudes e Crenças preponderantes dos aprendentes universitários chineses de PLE. A partir de um cotejo global dos principais fatores com possível interferência na aprendizagem, realizou-se um inquérito que incide nas opiniões sobre o pensamento sobre língua materna e a língua alvo, o posicionamento da língua materna no mundo (a par do inglês e do português), os modos de aprender, as estratégias preferidas e usadas. O inquérito foi extensivo a aprendentes situados nos quatro momentos canónicos da aprendizagem de um estudante universitário chinês pelo que é suscetível de revelar a possível evolução das crenças ao longo do Curso. Os dados do inquérito, para além de deixarem perceber os valores e atitudes dos aprendentes universitários chineses de forma quantificada e estatisticamente validada, revelam, claramente, uma “cultura de aprender” particular; porém, nem sempre coincidente com os lugares comuns conhecidos sobre este público aprendente. Foi possível também determinar com alguma homogeneidade crenças e atitudes dos alunos universitários chineses. São apresentadas, como corolário, algumas sugestões com interesse para os docentes envolvidos nestes cursos de PLE/L2.With increasing interest in the Portuguese language in China and the consequent increase in PLE / L2 courses, research on the attitudes and beliefs of these students and how they may interfere with learning is crucial. This paper intends to study, precisely, the prevailing Attitudes and Beliefs of the Chinese university students of PLE. Based on a global comparison of the main factors with possible interference in learning, a survey was carried out focusing on the opinions about mother tongue and target language, the positioning of the mother tongue in the world (alongside English and Portuguese), Modes of learning, preferred and used strategies. The survey was extended to learners located in the four canonical moments of the learning of a Chinese university student by what is likely to reveal the possible evolution of beliefs throughout the Course. Survey data, in addition to letting the values and attitudes of Chinese university learners be perceived in quantified and statistically validated form, clearly reveal a particular "culture of learning"; but not always coincident with the common places known about this learning public. It was also possible to determine with some homogeneity the beliefs and attitudes of Chinese university students. As a corollary, some suggestions with interest for the teachers involved in these PLE / L2 courses are presented.Avelar, António Manuel dos SantosRepositório da Universidade de LisboaWang, Ruotong2017-11-13T10:07:29Z2017-09-1120172017-09-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29685TID:201741024porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:22:05Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29685Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:35.866752Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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