As práticas letivas na educação física durante a pandemia: expectativas e realidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nuno
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Dinis, Sónia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/35456
https://doi.org/Silva, N. M. e ., & Dinis, S. P. . (2023). As práticas letivas na educação física durante a pandemia: expectativas e realidades. Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e262256. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349262256
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349262256
Resumo: As restrições da pandemia desafiaram as caraterísticas de proximidade e contacto físico da Educação Física (EF), o que poderá ter levado à reinvenção da disciplina. Contudo, no contexto português, temos pouco conhecimento da medida dessas limitações, em particular na relação de interdependência entre as práticas letivas de ensino, avaliação e aprendizagem. E a reconfiguração dessas práticas não nasceu do vazio, mas decorreu de expectativas de entidades a montante, que afetaram a ação dos docentes. Porém, também se conhece pouco acerca da relação entre esse aconselhamento e a realidade do terreno, em face ao que estava previsto nos programas para condições de normalidade. Esse conhecimento será relevante para a intervenção e intencionalidade educativa do pós-pandemia e, no objetivo de preencher este vazio, implementamos uma investigação para aceder às práticas letivas de ensino, avaliação e aprendizagem aconselhadas pelas entidades representativas da EF e adotadas pelos professores, em função do período pandémico. Inscreve-se no paradigma interpretativo, com abordagem qualitativa e na modalidade de estudo interpretativo de base, com os dados recolhidos por análise documental e entrevista com guião semiestruturado e tratados por análise de conteúdo. Os resultados sugerem que as práticas letivas foram desagregadas e perderam reciprocidade; e que as expectativas das entidades foram desajustadas face às necessidades dos professores no contexto. Assim, a EF, sensível à situação pandémica, dessensibilizou-se, devido à perda de relações entre o ensino, a avaliação e a aprendizagem; e desprojetou-se, porque perdeu elementos do seu projeto curricular e a sua projeção educativa; o que pode contribuir para consolidar a marginalização da EF e aconselha à reconexão entre o ensino, a avaliação e a aprendizagem.
id RCAP_40031be9e3c188b1c71ab0f94a346013
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/35456
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As práticas letivas na educação física durante a pandemia: expectativas e realidadesEducação FísicaPandemiaEnsinoAvaliaçãoAprendizagemAs restrições da pandemia desafiaram as caraterísticas de proximidade e contacto físico da Educação Física (EF), o que poderá ter levado à reinvenção da disciplina. Contudo, no contexto português, temos pouco conhecimento da medida dessas limitações, em particular na relação de interdependência entre as práticas letivas de ensino, avaliação e aprendizagem. E a reconfiguração dessas práticas não nasceu do vazio, mas decorreu de expectativas de entidades a montante, que afetaram a ação dos docentes. Porém, também se conhece pouco acerca da relação entre esse aconselhamento e a realidade do terreno, em face ao que estava previsto nos programas para condições de normalidade. Esse conhecimento será relevante para a intervenção e intencionalidade educativa do pós-pandemia e, no objetivo de preencher este vazio, implementamos uma investigação para aceder às práticas letivas de ensino, avaliação e aprendizagem aconselhadas pelas entidades representativas da EF e adotadas pelos professores, em função do período pandémico. Inscreve-se no paradigma interpretativo, com abordagem qualitativa e na modalidade de estudo interpretativo de base, com os dados recolhidos por análise documental e entrevista com guião semiestruturado e tratados por análise de conteúdo. Os resultados sugerem que as práticas letivas foram desagregadas e perderam reciprocidade; e que as expectativas das entidades foram desajustadas face às necessidades dos professores no contexto. Assim, a EF, sensível à situação pandémica, dessensibilizou-se, devido à perda de relações entre o ensino, a avaliação e a aprendizagem; e desprojetou-se, porque perdeu elementos do seu projeto curricular e a sua projeção educativa; o que pode contribuir para consolidar a marginalização da EF e aconselha à reconexão entre o ensino, a avaliação e a aprendizagem.Universidade de São Paulo2023-08-11T15:45:38Z2023-08-112023-07-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/35456https://doi.org/Silva, N. M. e ., & Dinis, S. P. . (2023). As práticas letivas na educação física durante a pandemia: expectativas e realidades. Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e262256. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349262256http://hdl.handle.net/10174/35456https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349262256pornuno.silva@uevora.ptsoniapsidinis@hotmail.com229Silva, NunoDinis, Sóniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:39:01Zoai:dspace.uevora.pt:10174/35456Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:49.969129Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As práticas letivas na educação física durante a pandemia: expectativas e realidades
title As práticas letivas na educação física durante a pandemia: expectativas e realidades
spellingShingle As práticas letivas na educação física durante a pandemia: expectativas e realidades
Silva, Nuno
Educação Física
Pandemia
Ensino
Avaliação
Aprendizagem
title_short As práticas letivas na educação física durante a pandemia: expectativas e realidades
title_full As práticas letivas na educação física durante a pandemia: expectativas e realidades
title_fullStr As práticas letivas na educação física durante a pandemia: expectativas e realidades
title_full_unstemmed As práticas letivas na educação física durante a pandemia: expectativas e realidades
title_sort As práticas letivas na educação física durante a pandemia: expectativas e realidades
author Silva, Nuno
author_facet Silva, Nuno
Dinis, Sónia
author_role author
author2 Dinis, Sónia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nuno
Dinis, Sónia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Pandemia
Ensino
Avaliação
Aprendizagem
topic Educação Física
Pandemia
Ensino
Avaliação
Aprendizagem
description As restrições da pandemia desafiaram as caraterísticas de proximidade e contacto físico da Educação Física (EF), o que poderá ter levado à reinvenção da disciplina. Contudo, no contexto português, temos pouco conhecimento da medida dessas limitações, em particular na relação de interdependência entre as práticas letivas de ensino, avaliação e aprendizagem. E a reconfiguração dessas práticas não nasceu do vazio, mas decorreu de expectativas de entidades a montante, que afetaram a ação dos docentes. Porém, também se conhece pouco acerca da relação entre esse aconselhamento e a realidade do terreno, em face ao que estava previsto nos programas para condições de normalidade. Esse conhecimento será relevante para a intervenção e intencionalidade educativa do pós-pandemia e, no objetivo de preencher este vazio, implementamos uma investigação para aceder às práticas letivas de ensino, avaliação e aprendizagem aconselhadas pelas entidades representativas da EF e adotadas pelos professores, em função do período pandémico. Inscreve-se no paradigma interpretativo, com abordagem qualitativa e na modalidade de estudo interpretativo de base, com os dados recolhidos por análise documental e entrevista com guião semiestruturado e tratados por análise de conteúdo. Os resultados sugerem que as práticas letivas foram desagregadas e perderam reciprocidade; e que as expectativas das entidades foram desajustadas face às necessidades dos professores no contexto. Assim, a EF, sensível à situação pandémica, dessensibilizou-se, devido à perda de relações entre o ensino, a avaliação e a aprendizagem; e desprojetou-se, porque perdeu elementos do seu projeto curricular e a sua projeção educativa; o que pode contribuir para consolidar a marginalização da EF e aconselha à reconexão entre o ensino, a avaliação e a aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-11T15:45:38Z
2023-08-11
2023-07-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/35456
https://doi.org/Silva, N. M. e ., & Dinis, S. P. . (2023). As práticas letivas na educação física durante a pandemia: expectativas e realidades. Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e262256. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349262256
http://hdl.handle.net/10174/35456
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349262256
url http://hdl.handle.net/10174/35456
https://doi.org/Silva, N. M. e ., & Dinis, S. P. . (2023). As práticas letivas na educação física durante a pandemia: expectativas e realidades. Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e262256. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349262256
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349262256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv nuno.silva@uevora.pt
soniapsidinis@hotmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136720541712385