O ensino remoto emergencial de educação física frente às exigências do contexto de pandemia em escolas de educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antônio da Paixão, Jairo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ferenc , Alvanize Valente Fernandes, Nunes, Deise de Jesus Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6310
Resumo: O ensino remoto adotado nos diferentes segmentos educacionais como medida de contenção da pandemia de COVID 19 tem sido tema de interesse na área educacional. Com o objetivo de analisar o ensino de Educação Física frente às exigências desse contexto, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, que se utilizou da entrevista semiestruturada com professores atuantes na educação básica pública e privada, em Minas Gerais. A análise dos dados permitiu identificar as dificuldades quanto à rotina de estudo em casa, de conectividade e de interesse de alguns alunos em adaptar-se ao ensino remoto, mas também mostrou a valorização da disciplina Educação Física, em virtude das aulas teóricas e de avaliações da aprendizagem. Os professores acreditam que as Tic´s vieram para ficar e vislumbram a possibilidade do ensino híbrido. No entanto, concordam que a inclusão digital dos estudantes e professores demanda atenção e cuidados que envolvem a família e a escola.
id UEMG-2_ef1611b00f71ac7730649bd135eec19c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6310
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling O ensino remoto emergencial de educação física frente às exigências do contexto de pandemia em escolas de educação básicaEnsino aprendizagem. Educação Física escolar. Pandemia Covid 19O ensino remoto adotado nos diferentes segmentos educacionais como medida de contenção da pandemia de COVID 19 tem sido tema de interesse na área educacional. Com o objetivo de analisar o ensino de Educação Física frente às exigências desse contexto, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, que se utilizou da entrevista semiestruturada com professores atuantes na educação básica pública e privada, em Minas Gerais. A análise dos dados permitiu identificar as dificuldades quanto à rotina de estudo em casa, de conectividade e de interesse de alguns alunos em adaptar-se ao ensino remoto, mas também mostrou a valorização da disciplina Educação Física, em virtude das aulas teóricas e de avaliações da aprendizagem. Os professores acreditam que as Tic´s vieram para ficar e vislumbram a possibilidade do ensino híbrido. No entanto, concordam que a inclusão digital dos estudantes e professores demanda atenção e cuidados que envolvem a família e a escola.EDUEMG2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/631010.36704/eef.v25i45.6310Educação em Foco; Vol. 25 No. 45 (2022): Educação Em Foco; 73-92Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 45 (2022): Educação Em Foco; 73-92Educação em Foco; v. 25 n. 45 (2022): Educação Em Foco; 73-922317-00931519-332210.36704/eef.v25i45reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6310/3974Copyright (c) 2022 Jairo Antônio da Paixão, Alvanize Valente Fernandes Ferenc , Deise de Jesus Soares Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAntônio da Paixão, JairoFerenc , Alvanize Valente Fernandes Nunes, Deise de Jesus Soares 2022-12-21T14:02:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6310Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2022-12-21T14:02:21Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino remoto emergencial de educação física frente às exigências do contexto de pandemia em escolas de educação básica
title O ensino remoto emergencial de educação física frente às exigências do contexto de pandemia em escolas de educação básica
spellingShingle O ensino remoto emergencial de educação física frente às exigências do contexto de pandemia em escolas de educação básica
Antônio da Paixão, Jairo
Ensino aprendizagem. Educação Física escolar. Pandemia Covid 19
title_short O ensino remoto emergencial de educação física frente às exigências do contexto de pandemia em escolas de educação básica
title_full O ensino remoto emergencial de educação física frente às exigências do contexto de pandemia em escolas de educação básica
title_fullStr O ensino remoto emergencial de educação física frente às exigências do contexto de pandemia em escolas de educação básica
title_full_unstemmed O ensino remoto emergencial de educação física frente às exigências do contexto de pandemia em escolas de educação básica
title_sort O ensino remoto emergencial de educação física frente às exigências do contexto de pandemia em escolas de educação básica
author Antônio da Paixão, Jairo
author_facet Antônio da Paixão, Jairo
Ferenc , Alvanize Valente Fernandes
Nunes, Deise de Jesus Soares
author_role author
author2 Ferenc , Alvanize Valente Fernandes
Nunes, Deise de Jesus Soares
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antônio da Paixão, Jairo
Ferenc , Alvanize Valente Fernandes
Nunes, Deise de Jesus Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino aprendizagem. Educação Física escolar. Pandemia Covid 19
topic Ensino aprendizagem. Educação Física escolar. Pandemia Covid 19
description O ensino remoto adotado nos diferentes segmentos educacionais como medida de contenção da pandemia de COVID 19 tem sido tema de interesse na área educacional. Com o objetivo de analisar o ensino de Educação Física frente às exigências desse contexto, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, que se utilizou da entrevista semiestruturada com professores atuantes na educação básica pública e privada, em Minas Gerais. A análise dos dados permitiu identificar as dificuldades quanto à rotina de estudo em casa, de conectividade e de interesse de alguns alunos em adaptar-se ao ensino remoto, mas também mostrou a valorização da disciplina Educação Física, em virtude das aulas teóricas e de avaliações da aprendizagem. Os professores acreditam que as Tic´s vieram para ficar e vislumbram a possibilidade do ensino híbrido. No entanto, concordam que a inclusão digital dos estudantes e professores demanda atenção e cuidados que envolvem a família e a escola.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6310
10.36704/eef.v25i45.6310
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6310
identifier_str_mv 10.36704/eef.v25i45.6310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6310/3974
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 25 No. 45 (2022): Educação Em Foco; 73-92
Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 45 (2022): Educação Em Foco; 73-92
Educação em Foco; v. 25 n. 45 (2022): Educação Em Foco; 73-92
2317-0093
1519-3322
10.36704/eef.v25i45
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470414405632