Contributos da biblioteca escolar e da família na formação leitora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Inês do Vale
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14006
Resumo: Pretende-se, com esta dissertação, contribuir para a reflexão sobre a importância da participação dos pais (e da família) no processo educativo dos filhos, nomeadamente no que diz respeito ao desenvolvimento das suas competências leitoras, através da análise de um projeto desenvolvido em contexto escolar. A presente dissertação pretende analisar o desenvolvimento de um projeto denominado “O nosso amigo Caracol…”, realizado por uma turma de 1º ano, com o intuito de formar leitores em parceria com a família dos mesmos, a escola e a biblioteca escolar, incluindo a explicitação da metodologia de trabalho utilizada e os principais resultados obtidos. O presente estudo enquadra-se no âmbito de questões ligadas à literacia familiar e ao processo de formação de leitores, tendo como contexto a relação escolafamília. Atendendo a que se desenvolve no âmbito de um Mestrado em Promoção da Leitura e Bibliotecas Escolares, o estudo resume brevemente a missão da biblioteca no desenvolvimento do processo, seja ela a biblioteca escolar ou a biblioteca pública. Ainda que se trate de um estudo pontual e localizado, permite confirmar o relevo da participação da família no processo educativo, enunciando alguns exemplos de boas práticas passíveis de replicação.
id RCAP_30ae73e1b39b35b16082523ca2b83aa0
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14006
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos da biblioteca escolar e da família na formação leitoraBibliotecas escolaresPapel das bibliotecasPapel dos paisRelações escola-familiaHábitos de leituraLiteraciaParticipação dos paisCooperação em educaçãoPretende-se, com esta dissertação, contribuir para a reflexão sobre a importância da participação dos pais (e da família) no processo educativo dos filhos, nomeadamente no que diz respeito ao desenvolvimento das suas competências leitoras, através da análise de um projeto desenvolvido em contexto escolar. A presente dissertação pretende analisar o desenvolvimento de um projeto denominado “O nosso amigo Caracol…”, realizado por uma turma de 1º ano, com o intuito de formar leitores em parceria com a família dos mesmos, a escola e a biblioteca escolar, incluindo a explicitação da metodologia de trabalho utilizada e os principais resultados obtidos. O presente estudo enquadra-se no âmbito de questões ligadas à literacia familiar e ao processo de formação de leitores, tendo como contexto a relação escolafamília. Atendendo a que se desenvolve no âmbito de um Mestrado em Promoção da Leitura e Bibliotecas Escolares, o estudo resume brevemente a missão da biblioteca no desenvolvimento do processo, seja ela a biblioteca escolar ou a biblioteca pública. Ainda que se trate de um estudo pontual e localizado, permite confirmar o relevo da participação da família no processo educativo, enunciando alguns exemplos de boas práticas passíveis de replicação.It is intended with this work, contribute to the discussion about the importance parental involvement ( and family ) in the educational process of their children, particularly with regard to developing their skills readers through the analysis of a project developed in the context school. This thesis aims to analyze the development of a project called " Our friend Snail ...", performed by a class of 1st year with the intention of educating readers in partnership with the family of the same , the school and the school library, including the explicit working methodology used and the main results obtained. This study falls within the framework of family literacy issues and the process of formation of readers, whose context the school-family relationship. Given that develops within a Masters in Reading Promotion and School Libraries, the study briefly summarizes the mission of the library in the development process, be it a library, school library or public library. Although it is a timely study and located, allows to confirm relief of family participation in the education process, stating some examples of good practices which replication.Universidade de Aveiro2015-05-06T14:45:15Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14006TID:201577216porAfonso, Inês do Valeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:32Zoai:ria.ua.pt:10773/14006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:41.707664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos da biblioteca escolar e da família na formação leitora
title Contributos da biblioteca escolar e da família na formação leitora
spellingShingle Contributos da biblioteca escolar e da família na formação leitora
Afonso, Inês do Vale
Bibliotecas escolares
Papel das bibliotecas
Papel dos pais
Relações escola-familia
Hábitos de leitura
Literacia
Participação dos pais
Cooperação em educação
title_short Contributos da biblioteca escolar e da família na formação leitora
title_full Contributos da biblioteca escolar e da família na formação leitora
title_fullStr Contributos da biblioteca escolar e da família na formação leitora
title_full_unstemmed Contributos da biblioteca escolar e da família na formação leitora
title_sort Contributos da biblioteca escolar e da família na formação leitora
author Afonso, Inês do Vale
author_facet Afonso, Inês do Vale
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Inês do Vale
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas escolares
Papel das bibliotecas
Papel dos pais
Relações escola-familia
Hábitos de leitura
Literacia
Participação dos pais
Cooperação em educação
topic Bibliotecas escolares
Papel das bibliotecas
Papel dos pais
Relações escola-familia
Hábitos de leitura
Literacia
Participação dos pais
Cooperação em educação
description Pretende-se, com esta dissertação, contribuir para a reflexão sobre a importância da participação dos pais (e da família) no processo educativo dos filhos, nomeadamente no que diz respeito ao desenvolvimento das suas competências leitoras, através da análise de um projeto desenvolvido em contexto escolar. A presente dissertação pretende analisar o desenvolvimento de um projeto denominado “O nosso amigo Caracol…”, realizado por uma turma de 1º ano, com o intuito de formar leitores em parceria com a família dos mesmos, a escola e a biblioteca escolar, incluindo a explicitação da metodologia de trabalho utilizada e os principais resultados obtidos. O presente estudo enquadra-se no âmbito de questões ligadas à literacia familiar e ao processo de formação de leitores, tendo como contexto a relação escolafamília. Atendendo a que se desenvolve no âmbito de um Mestrado em Promoção da Leitura e Bibliotecas Escolares, o estudo resume brevemente a missão da biblioteca no desenvolvimento do processo, seja ela a biblioteca escolar ou a biblioteca pública. Ainda que se trate de um estudo pontual e localizado, permite confirmar o relevo da participação da família no processo educativo, enunciando alguns exemplos de boas práticas passíveis de replicação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2015-05-06T14:45:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14006
TID:201577216
url http://hdl.handle.net/10773/14006
identifier_str_mv TID:201577216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137547946819584