Visualização de imagens HDR em dispositivos móveis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/154 |
Resumo: | O registo de momentos e a sua posterior reprodução tem sido, ao longo dos tempos, um desafio para o Homem. Com a evolução, o Homem tem vindo a desenvolver novas tecnologias, conseguindo imagens cada vez mais fidedignas da realidade. O computador proporcionou uma forma mais eficaz de investigação de novas técnicas de representação de imagens, assim como a possibilidade de criação de cenários virtuais. Contudo, ainda não se conseguiu uma representação realista das imagens e cenas criada. O surgimento do HDR vem proporcionar novas formas de captação, armazenamento e representação de imagens, capazes de proporcionar ao olho Humano sensações similares às cenas reais, captadas no dia-a-dia. Apesar do surgimento de dispositivos de visualização específicos para a representação de imagens HDR, os avultados custos de produção levaram à investigação de formas de representação de imagens HDR em dispositivos de visualização comuns. No entanto, existe ainda uma lacuna no que diz respeito aos dispositivos móveis, que, cada vez mais, são utilizados nas sociedades desenvolvidas. Apesar das suas capacidades limitadas de memória, capacidade computacional e representação de imagens, a concentração de inúmeros serviços e a sua facilidade de manuseamento tornam estes dispositivos bastante atraentes para os utilizadores. Assim, este trabalho teve como intuito o estudo de formas de superar estas lacunas na visualização de imagens HDR. Estes objectivos conduziram à definição de um modelo aplicacional para a representação de imagens HDR em dispositivos móveis e, posteriormente, ao desenvolvimento de um protótipo. |
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Visualização de imagens HDR em dispositivos móveisComputação gráficaRepresentação de imagemHigh Dynamic Rangel (HDR)Dispositivos móveisO registo de momentos e a sua posterior reprodução tem sido, ao longo dos tempos, um desafio para o Homem. Com a evolução, o Homem tem vindo a desenvolver novas tecnologias, conseguindo imagens cada vez mais fidedignas da realidade. O computador proporcionou uma forma mais eficaz de investigação de novas técnicas de representação de imagens, assim como a possibilidade de criação de cenários virtuais. Contudo, ainda não se conseguiu uma representação realista das imagens e cenas criada. O surgimento do HDR vem proporcionar novas formas de captação, armazenamento e representação de imagens, capazes de proporcionar ao olho Humano sensações similares às cenas reais, captadas no dia-a-dia. Apesar do surgimento de dispositivos de visualização específicos para a representação de imagens HDR, os avultados custos de produção levaram à investigação de formas de representação de imagens HDR em dispositivos de visualização comuns. No entanto, existe ainda uma lacuna no que diz respeito aos dispositivos móveis, que, cada vez mais, são utilizados nas sociedades desenvolvidas. Apesar das suas capacidades limitadas de memória, capacidade computacional e representação de imagens, a concentração de inúmeros serviços e a sua facilidade de manuseamento tornam estes dispositivos bastante atraentes para os utilizadores. Assim, este trabalho teve como intuito o estudo de formas de superar estas lacunas na visualização de imagens HDR. Estes objectivos conduziram à definição de um modelo aplicacional para a representação de imagens HDR em dispositivos móveis e, posteriormente, ao desenvolvimento de um protótipo.The capture of moments and its subsequent reproduction has been, over time, a challenge to man. With the evolution, man has developed new technologies, achieving more reliable picture of reality. The computer provided a more efficient way to search for new techniques of representation of images, as well as the possibility of creating virtual scenarios. However, it has not yet achieved a realistic representation of images and scenes created.The HDR is providing new ways of capturing, storing and representation of images, capable of providing the human eye sensations similar to the real day-today. Despite the emergence of specific devices for representation of HDR images, the heavy costs of production led to the investigation of ways to representing HDR images in common viewing devices. However, there is still a gap with regard to mobile devices, which, increasingly, are used in developed societies. Despite their limited capacities of memory, computational capacity and representation of images, the concentration of many services and their ease of handling make these devices very attractive to users. Thus, this work was to order the study of ways to overcome these gaps in the display of images HDR. These objectives have led to the definition of a model Application for the representation of HDR images on mobile devices and subsequently to the development of a prototype.2010-08-16T15:33:01Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/154porAlves, Bruno da Silva Inácioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:48Zoai:repositorio.utad.pt:10348/154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:07.720143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O registo de momentos e a sua posterior reprodução tem sido, ao longo dos tempos, um desafio para o Homem. Com a evolução, o Homem tem vindo a desenvolver novas tecnologias, conseguindo imagens cada vez mais fidedignas da realidade. O computador proporcionou uma forma mais eficaz de investigação de novas técnicas de representação de imagens, assim como a possibilidade de criação de cenários virtuais. Contudo, ainda não se conseguiu uma representação realista das imagens e cenas criada. O surgimento do HDR vem proporcionar novas formas de captação, armazenamento e representação de imagens, capazes de proporcionar ao olho Humano sensações similares às cenas reais, captadas no dia-a-dia. Apesar do surgimento de dispositivos de visualização específicos para a representação de imagens HDR, os avultados custos de produção levaram à investigação de formas de representação de imagens HDR em dispositivos de visualização comuns. No entanto, existe ainda uma lacuna no que diz respeito aos dispositivos móveis, que, cada vez mais, são utilizados nas sociedades desenvolvidas. Apesar das suas capacidades limitadas de memória, capacidade computacional e representação de imagens, a concentração de inúmeros serviços e a sua facilidade de manuseamento tornam estes dispositivos bastante atraentes para os utilizadores. Assim, este trabalho teve como intuito o estudo de formas de superar estas lacunas na visualização de imagens HDR. Estes objectivos conduziram à definição de um modelo aplicacional para a representação de imagens HDR em dispositivos móveis e, posteriormente, ao desenvolvimento de um protótipo. |
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