Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo de escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zamith-Cruz, Judite
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/56654
Resumo: Junto de sete estudantes universitários, referenciados nas escolas como “sobredotados”, teve-se o objetivo de auscultar histórias familiares e escolares. No presente estudo, realizado em Braga, Portugal, utilizou-se o método biográfico e, mediante entrevistas semiestruturadas, os estudantes narraram trajetórias e episódios de pressão de êxito. Não tendo sido antecipado o relevo de práticas de bullying, foram explicitadas em dois dos sete relatos, situações de jovens intimidados de forma física, verbal e/ou psicológica. Destas entrevistas, com cariz de narrativas autobiográficas, apresentar-se-ão as análises, em que sobressaem Ricardo e Mário, que se “importam” com os maus relacionamentos com pares. São debatidas formas de agressão, que partem de um inicial desequilíbrio de poder, incitando o agressor a abusar do colega de forma discricionária e sistemática.
id RCAP_9f3f24b0c20ab13f6f5b34ca1bb90193
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56654
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo de escolarSobredotaçãoBullyingMétodo BiográficoInsucesso escolargiftednessbullyingBiographical Methodschool failureCiências Sociais::Ciências da EducaçãoJunto de sete estudantes universitários, referenciados nas escolas como “sobredotados”, teve-se o objetivo de auscultar histórias familiares e escolares. No presente estudo, realizado em Braga, Portugal, utilizou-se o método biográfico e, mediante entrevistas semiestruturadas, os estudantes narraram trajetórias e episódios de pressão de êxito. Não tendo sido antecipado o relevo de práticas de bullying, foram explicitadas em dois dos sete relatos, situações de jovens intimidados de forma física, verbal e/ou psicológica. Destas entrevistas, com cariz de narrativas autobiográficas, apresentar-se-ão as análises, em que sobressaem Ricardo e Mário, que se “importam” com os maus relacionamentos com pares. São debatidas formas de agressão, que partem de um inicial desequilíbrio de poder, incitando o agressor a abusar do colega de forma discricionária e sistemática.We had intended to listen seven college students, referenced in schools as “gifted”, about their family and school stories. In this study, held in Braga, Portugal, we used the biographical method and through semi-structured interviews, the students narrated trajectories and episodes of pressure to success. Having not been anticipated relief of bullying practices, in youth, two of the seven reports explain intimidated situations of physical, verbal and/or psychological form. These interviews with nature of autobiographical narratives, will present the analysis of Ricardo and Mario texts. They “are worried” about bad relationships with peers. We discuss forms of aggression, starting from an initial imbalance of power, prompting the attacker to abuse colleague with systematic manners and discretionary acts that cause injury.info:eu-repo/semantics/publishedVersionAssociação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS)Universidade do MinhoZamith-Cruz, JuditeCarvalho, Maria de Lurdes Dias de2017-012017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/56654porZamith-Cruz, J., & Carvalho, M. L. (2017). Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo de escolar. Sobredotação, 15(1), 269-284.0875-0106https://www.aneis.org/wp-content/uploads/2017/02/sobredotacao2016.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:36:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56654Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:57.476517Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo de escolar
title Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo de escolar
spellingShingle Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo de escolar
Zamith-Cruz, Judite
Sobredotação
Bullying
Método Biográfico
Insucesso escolar
giftedness
bullying
Biographical Method
school failure
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo de escolar
title_full Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo de escolar
title_fullStr Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo de escolar
title_full_unstemmed Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo de escolar
title_sort Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo de escolar
author Zamith-Cruz, Judite
author_facet Zamith-Cruz, Judite
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
author_role author
author2 Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Zamith-Cruz, Judite
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Sobredotação
Bullying
Método Biográfico
Insucesso escolar
giftedness
bullying
Biographical Method
school failure
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Sobredotação
Bullying
Método Biográfico
Insucesso escolar
giftedness
bullying
Biographical Method
school failure
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Junto de sete estudantes universitários, referenciados nas escolas como “sobredotados”, teve-se o objetivo de auscultar histórias familiares e escolares. No presente estudo, realizado em Braga, Portugal, utilizou-se o método biográfico e, mediante entrevistas semiestruturadas, os estudantes narraram trajetórias e episódios de pressão de êxito. Não tendo sido antecipado o relevo de práticas de bullying, foram explicitadas em dois dos sete relatos, situações de jovens intimidados de forma física, verbal e/ou psicológica. Destas entrevistas, com cariz de narrativas autobiográficas, apresentar-se-ão as análises, em que sobressaem Ricardo e Mário, que se “importam” com os maus relacionamentos com pares. São debatidas formas de agressão, que partem de um inicial desequilíbrio de poder, incitando o agressor a abusar do colega de forma discricionária e sistemática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/56654
url http://hdl.handle.net/1822/56654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Zamith-Cruz, J., & Carvalho, M. L. (2017). Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo de escolar. Sobredotação, 15(1), 269-284.
0875-0106
https://www.aneis.org/wp-content/uploads/2017/02/sobredotacao2016.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132845336166400