Fatores influenciadores do uso de aplicações de entrega de comida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ermida, Ricardo Carreira das Neves Rebelo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39473
Resumo: As aplicações de entrega de comida são algo que se tornou muito relevante nos últimos anos. É importante para as empresas que atuam neste mercado compreender o que leva as pessoas à utilização destas aplicações. A revisão da literatura aborda temas relacionados com a compra online de alimentos e com a teoria dos usos e gratificações. Em termos metodológicos, recorre-se a um inquérito por questionário, com uma amostra de 93 respondentes. Os dados são analisados recorrendo à análise de regressão. Os resultados indicam que os fatores que influenciam o uso de aplicações de entrega de comida, no caso da amostra analisada, são a experiência da entrega, a experiência do cliente e a listagem. O estudo tem limitações relacionadas ao método de amostragem, por conveniência, não permitindo generalização para a população estudada.
id RCAP_4035789e33a00a97e15ab144898c1003
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/39473
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores influenciadores do uso de aplicações de entrega de comidaAplicações de entrega de comidaFatores influenciadoresInquérito por questionárioEconomia da partilhaAs aplicações de entrega de comida são algo que se tornou muito relevante nos últimos anos. É importante para as empresas que atuam neste mercado compreender o que leva as pessoas à utilização destas aplicações. A revisão da literatura aborda temas relacionados com a compra online de alimentos e com a teoria dos usos e gratificações. Em termos metodológicos, recorre-se a um inquérito por questionário, com uma amostra de 93 respondentes. Os dados são analisados recorrendo à análise de regressão. Os resultados indicam que os fatores que influenciam o uso de aplicações de entrega de comida, no caso da amostra analisada, são a experiência da entrega, a experiência do cliente e a listagem. O estudo tem limitações relacionadas ao método de amostragem, por conveniência, não permitindo generalização para a população estudada.Food delivery apps are something that has become very relevant in recent years. It is important for companies operating in this market to understand what drives people to use these apps. The literature review addresses issues related to online food shopping and the theory of uses and gratifications. In methodological terms, a questionnaire survey is used, with a sample of 93 respondents. Data is analyzed using regression analysis. The results indicate that the factors influencing the use of food delivery apps, in the case of the sample analyzed, are delivery experience, customer experience and listing. The study has limitations related to the sampling method, by convenience, not allowing generalization to the population studied.2023-10-11T10:12:22Z2023-06-22T00:00:00Z2023-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39473porErmida, Ricardo Carreira das Neves Rebeloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:17:02Zoai:ria.ua.pt:10773/39473Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:37.537774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores influenciadores do uso de aplicações de entrega de comida
title Fatores influenciadores do uso de aplicações de entrega de comida
spellingShingle Fatores influenciadores do uso de aplicações de entrega de comida
Ermida, Ricardo Carreira das Neves Rebelo
Aplicações de entrega de comida
Fatores influenciadores
Inquérito por questionário
Economia da partilha
title_short Fatores influenciadores do uso de aplicações de entrega de comida
title_full Fatores influenciadores do uso de aplicações de entrega de comida
title_fullStr Fatores influenciadores do uso de aplicações de entrega de comida
title_full_unstemmed Fatores influenciadores do uso de aplicações de entrega de comida
title_sort Fatores influenciadores do uso de aplicações de entrega de comida
author Ermida, Ricardo Carreira das Neves Rebelo
author_facet Ermida, Ricardo Carreira das Neves Rebelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ermida, Ricardo Carreira das Neves Rebelo
dc.subject.por.fl_str_mv Aplicações de entrega de comida
Fatores influenciadores
Inquérito por questionário
Economia da partilha
topic Aplicações de entrega de comida
Fatores influenciadores
Inquérito por questionário
Economia da partilha
description As aplicações de entrega de comida são algo que se tornou muito relevante nos últimos anos. É importante para as empresas que atuam neste mercado compreender o que leva as pessoas à utilização destas aplicações. A revisão da literatura aborda temas relacionados com a compra online de alimentos e com a teoria dos usos e gratificações. Em termos metodológicos, recorre-se a um inquérito por questionário, com uma amostra de 93 respondentes. Os dados são analisados recorrendo à análise de regressão. Os resultados indicam que os fatores que influenciam o uso de aplicações de entrega de comida, no caso da amostra analisada, são a experiência da entrega, a experiência do cliente e a listagem. O estudo tem limitações relacionadas ao método de amostragem, por conveniência, não permitindo generalização para a população estudada.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-11T10:12:22Z
2023-06-22T00:00:00Z
2023-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/39473
url http://hdl.handle.net/10773/39473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137746478956544