Contributos para o desenvolvimento profissional de Coordenadores de 1.º Ciclo e Mestrado Integrado na Universidade Nova de Lisboa – Um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Joana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Tinoca, Luís, Pinto, Patrícia Rosado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10009
Resumo: Conscientes das exigências colocadas às Instituições de Ensino Superior e às competências que os seus docentes são chamados a desenvolver, é objetivo deste artigo discutir um modelo de formação pedagógica de docentes do ensino superior, feito à medida, para dar resposta a necessidades específicas de um grupo de docentes – Coordenadores de 1.º Ciclo e de Mestrado Integrado – da Universidade Nova de Lisboa. Desenvolveu-se um estudo de caso exploratório cujos resultados apontam para uma grande diversidade de tarefas e desafios colocados a este grupo de docentes e, consequentemente, de temas que estes consideram pertinente trabalhar num contexto de formação pedagógica. A proposta de um modelo de formação customizado e negociado com os participantes parece ir ao encontro da preocupação em dar resposta a desafios pedagógicos concretos e em contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Por fim, o interesse em prosseguir com esta formação parece revelar um crescente interesse de alargamento da aposta no desenvolvimento profissional dos docentes naquela Universidade.
id RCAP_403757887641c4cf996e407ea1781c54
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10009
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos para o desenvolvimento profissional de Coordenadores de 1.º Ciclo e Mestrado Integrado na Universidade Nova de Lisboa – Um estudo de casoEDUCAÇÃOENSINO SUPERIORINOVAÇÃO EDUCACIONALDESENVOLVIMENTO PROFISSIONALPROFESSORESEDUCATIONHIGHER EDUCATIONEDUCATIONAL INNOVATIONPROFESSIONAL DEVELOPMENTTEACHERSConscientes das exigências colocadas às Instituições de Ensino Superior e às competências que os seus docentes são chamados a desenvolver, é objetivo deste artigo discutir um modelo de formação pedagógica de docentes do ensino superior, feito à medida, para dar resposta a necessidades específicas de um grupo de docentes – Coordenadores de 1.º Ciclo e de Mestrado Integrado – da Universidade Nova de Lisboa. Desenvolveu-se um estudo de caso exploratório cujos resultados apontam para uma grande diversidade de tarefas e desafios colocados a este grupo de docentes e, consequentemente, de temas que estes consideram pertinente trabalhar num contexto de formação pedagógica. A proposta de um modelo de formação customizado e negociado com os participantes parece ir ao encontro da preocupação em dar resposta a desafios pedagógicos concretos e em contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Por fim, o interesse em prosseguir com esta formação parece revelar um crescente interesse de alargamento da aposta no desenvolvimento profissional dos docentes naquela Universidade.Aware of the demands placed on Higher Education Institutions and the skills that their teachers are called to develop, the objective of this article is to discuss a model of pedagogical training for higher education teachers tailored to meet the specific needs of a specific group of teachers - Coordinators of 1st Cycle and Integrated Masters - Universidade Nova de Lisboa. An exploratory case study was developed. The results point to a great diversity of tasks and challenges posed to this group of teachers and, consequently, of themes that they consider pertinent to work in a context of pedagogical training. The proposal of a “tailor made” training model that is negotiated with the participants seems to meet the concern to respond to concrete pedagogical challenges and to contribute to the improvement of the quality of teaching. Finally, the interest in continuing with this training seems to reveal a growing interest in broadening the focus on professional development of teachers at that University.Les exigences imposées aux établissements d’enseignement supérieur et les compétences que leurs professeurs sont tenus de développer sont à la base de cet article, qui vise à présenter un modèle de formation pédagogique pour ces professeurs. Le modèle de formation pédagogique conçu essaye de donner une réponse aux besoins spécifiques d’un groupe de professeurs, coordinateurs de 1er cycle, et de maîtrise intégrée – de l’université Universidade Nova de Lisboa. Une étude de cas exploratoire a été développée dont les résultats font ressortir une grande diversité de tâches et de défis pour ce groupe de professeurs et, par conséquent, de thèmes qu’ils considèrent pertinents pour travailler dans un contexte de formation pédagogique. La proposition d’un modèle de formation sur mesure, négocié avec les participants, semble répondre au souci de relever des défis pédagogiques concrets et de contribuer à l’amélioration de la qualité de l’enseignement. Enfin, l’intérêt de poursuivre cette formation semble révéler un intérêt croissant pour l’élargissement de l’axe de développement professionnel des enseignants à cette Université.Conscientes de las exigencias planteadas a las Instituciones de Enseñanza Superior ya las competencias que sus docentes están llamados a desarrollar, es objetivo de este artículo discutir un modelo de formación pedagógica de docentes de la enseñanza superior hecho a la medida para dar respuesta a necesidades específicas de un grupo de docentes - Coordinadores de 1er ciclo y Master Integrado - Universidade Nova de Lisboa. Se desarrolló un estudio de caso exploratorio cuyos resultados apuntan a una gran diversidad de tareas y desafíos planteados a este grupo de docentes y, consecuentemente, de temas que éstos consideran pertinente trabajar en un contexto de formación pedagógica. La propuesta de un modelo de formación personalizado y negociado con los participantes parece responder a los desafíos pedagógicos concretos y contribuir a la mejora de la calidad de la enseñanza. Por último, el interés en proseguir con esta formación parece revelar un creciente interés por la ampliación de la apuesta en el desarrollo profesional de los docentes en esa Universidad.Edições Universitárias Lusófonas2020-01-22T17:58:07Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10009por1646-401XMarques, JoanaTinoca, LuísPinto, Patrícia Rosadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-23T01:33:37Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:01.171984Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos para o desenvolvimento profissional de Coordenadores de 1.º Ciclo e Mestrado Integrado na Universidade Nova de Lisboa – Um estudo de caso
title Contributos para o desenvolvimento profissional de Coordenadores de 1.º Ciclo e Mestrado Integrado na Universidade Nova de Lisboa – Um estudo de caso
spellingShingle Contributos para o desenvolvimento profissional de Coordenadores de 1.º Ciclo e Mestrado Integrado na Universidade Nova de Lisboa – Um estudo de caso
Marques, Joana
EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
INOVAÇÃO EDUCACIONAL
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
PROFESSORES
EDUCATION
HIGHER EDUCATION
EDUCATIONAL INNOVATION
PROFESSIONAL DEVELOPMENT
TEACHERS
title_short Contributos para o desenvolvimento profissional de Coordenadores de 1.º Ciclo e Mestrado Integrado na Universidade Nova de Lisboa – Um estudo de caso
title_full Contributos para o desenvolvimento profissional de Coordenadores de 1.º Ciclo e Mestrado Integrado na Universidade Nova de Lisboa – Um estudo de caso
title_fullStr Contributos para o desenvolvimento profissional de Coordenadores de 1.º Ciclo e Mestrado Integrado na Universidade Nova de Lisboa – Um estudo de caso
title_full_unstemmed Contributos para o desenvolvimento profissional de Coordenadores de 1.º Ciclo e Mestrado Integrado na Universidade Nova de Lisboa – Um estudo de caso
title_sort Contributos para o desenvolvimento profissional de Coordenadores de 1.º Ciclo e Mestrado Integrado na Universidade Nova de Lisboa – Um estudo de caso
author Marques, Joana
author_facet Marques, Joana
Tinoca, Luís
Pinto, Patrícia Rosado
author_role author
author2 Tinoca, Luís
Pinto, Patrícia Rosado
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Joana
Tinoca, Luís
Pinto, Patrícia Rosado
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
INOVAÇÃO EDUCACIONAL
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
PROFESSORES
EDUCATION
HIGHER EDUCATION
EDUCATIONAL INNOVATION
PROFESSIONAL DEVELOPMENT
TEACHERS
topic EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
INOVAÇÃO EDUCACIONAL
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
PROFESSORES
EDUCATION
HIGHER EDUCATION
EDUCATIONAL INNOVATION
PROFESSIONAL DEVELOPMENT
TEACHERS
description Conscientes das exigências colocadas às Instituições de Ensino Superior e às competências que os seus docentes são chamados a desenvolver, é objetivo deste artigo discutir um modelo de formação pedagógica de docentes do ensino superior, feito à medida, para dar resposta a necessidades específicas de um grupo de docentes – Coordenadores de 1.º Ciclo e de Mestrado Integrado – da Universidade Nova de Lisboa. Desenvolveu-se um estudo de caso exploratório cujos resultados apontam para uma grande diversidade de tarefas e desafios colocados a este grupo de docentes e, consequentemente, de temas que estes consideram pertinente trabalhar num contexto de formação pedagógica. A proposta de um modelo de formação customizado e negociado com os participantes parece ir ao encontro da preocupação em dar resposta a desafios pedagógicos concretos e em contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Por fim, o interesse em prosseguir com esta formação parece revelar um crescente interesse de alargamento da aposta no desenvolvimento profissional dos docentes naquela Universidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-22T17:58:07Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/10009
url http://hdl.handle.net/10437/10009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137759800066048