A prática pedagógica no curso de Relações Públicas de uma universidade pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lenilda Austrilino
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mércia Medeiros, Leneide Austrilino Petta, Josenilda Almeida Cavalcante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e741
Resumo: A prática pedagógica é um processo que abrange planejamento, execução e avaliação. Nela estão contidos conteúdo, tema, metodologia, recursos didáticos e avaliação, que devem possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências, que favoreçam uma formação adequada a atuação no mercado de trabalho. Visando a qualificação do futuro profissional é importante planejar o processo ensino aprendizagem. Objetivo: Identificar a prática pedagógica e de planejamento utilizadas durante o curso de Relações Públicas de uma universidade pública. Método: Pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica. O campo de estudo compreendeu o curso de graduação de Relações Públicas, numa instituição de ensino superior público. A produção de dados se deu a partir de entrevistas realizadas com docentes, discentes e coordenadora do curso. As respostas dos participantes foram categorizadas, se estabeleceu a relação destas com o Projeto Político Pedagógico do Curso, e com as reflexões advindas da literatura sobre o tema. Os resultados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo na Modalidade Temática. Foram identificados, por meio de inferência, os núcleos de sentido que reorganizados resultaram em duas categorias: objetivo do planejamento e práticas pedagógicas. Resultados: Os docentes planejaram suas aulas com o objetivo de interagir com os discentes visando uma prática articulada com a realidade. Os discentes atentos a atuação dos docentes, no que se refere ao processo formativo enquanto futuros profissionais, perceberam que alguns docentes não seguiram o planejamento proposto. A coordenação acompanhou a ação docente, com foco nos conteúdos e na metodologia, previstas nos planos de aula e nas descrições orais dadas pelos docentes. Conclusão: Ao identificar as práticas pedagógica e de planejamento desenvolvidas, se revelou a necessidade de intervenções, para que o processo ensino aprendizagem realizado tenha um acompanhamento mais efetivo.
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spelling A prática pedagógica no curso de Relações Públicas de uma universidade públicaThe pedagogical practice in the Public Relations course of a public universityPrática pedagógicaRelações PúblicasPlanejamentoEducaçãoAprendizagemPedagogical practicePublic RelationsPlanningEducationTeachingLearningA prática pedagógica é um processo que abrange planejamento, execução e avaliação. Nela estão contidos conteúdo, tema, metodologia, recursos didáticos e avaliação, que devem possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências, que favoreçam uma formação adequada a atuação no mercado de trabalho. Visando a qualificação do futuro profissional é importante planejar o processo ensino aprendizagem. Objetivo: Identificar a prática pedagógica e de planejamento utilizadas durante o curso de Relações Públicas de uma universidade pública. Método: Pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica. O campo de estudo compreendeu o curso de graduação de Relações Públicas, numa instituição de ensino superior público. A produção de dados se deu a partir de entrevistas realizadas com docentes, discentes e coordenadora do curso. As respostas dos participantes foram categorizadas, se estabeleceu a relação destas com o Projeto Político Pedagógico do Curso, e com as reflexões advindas da literatura sobre o tema. Os resultados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo na Modalidade Temática. Foram identificados, por meio de inferência, os núcleos de sentido que reorganizados resultaram em duas categorias: objetivo do planejamento e práticas pedagógicas. Resultados: Os docentes planejaram suas aulas com o objetivo de interagir com os discentes visando uma prática articulada com a realidade. Os discentes atentos a atuação dos docentes, no que se refere ao processo formativo enquanto futuros profissionais, perceberam que alguns docentes não seguiram o planejamento proposto. A coordenação acompanhou a ação docente, com foco nos conteúdos e na metodologia, previstas nos planos de aula e nas descrições orais dadas pelos docentes. Conclusão: Ao identificar as práticas pedagógica e de planejamento desenvolvidas, se revelou a necessidade de intervenções, para que o processo ensino aprendizagem realizado tenha um acompanhamento mais efetivo.Pedagogical practice is a process that encompasses planning, execution, and evaluation. It contains the content, theme, methodology, didactic resources, and assessment, and should enable the development of skills, competences that favor an adequate formation to work in the job market. Aiming at the qualification of the professional future, it is important to plan the teaching-learning process. Objective: To identify the pedagogical and planning practices used during Public Relations course at a public university. Method: qualitative research with a phenomenological approach. The field of study comprised Public Relations undergraduate course at a public higher education institution. Data production was based on interviews with professors, students, and course coordinator. The data obtained from participants responses were categorized and their relationship was established with the Course Political Pedagogical Project, and with reflections arising from literature on the subject. The results were analyzed from the Content Analysis in Thematic Modality. This analysis identified, through inference, the nuclei of meaning that, when reorganized, resulted in two categories: planning objective and pedagogical practices. Results: The teachers planned their classes with the aim of interacting with students, directing a practice articulated with reality. The students attentive to the performance of teachers, regarding training process as future professionals, realize that some teachers did not follow the proposed plan. The coordination followed the teaching action with a focus on content taught and methodology described in lesson plans and on information given informally by teachers. Conclusion: Identifying the pedagogical and planning practices developed showed need for interventions, so that teaching-learning process carried out has a more effective monitoring.Ludomedia2022-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e741https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e741New Trends in Qualitative Research; Vol. 12 (2022): Investigação Qualitativa em Educação: Avanços e Desafios; e741New Trends in Qualitative Research; Vol. 12 (2022): Investigação Qualitativa em Educação: Avanços e Desafios; e741New Trends in Qualitative Research; Vol. 12 (2022): Investigação Qualitativa em Educação: Avanços e Desafios; e7412184-777010.36367/ntqr.12.2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/741https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/741/787Lenilda AustrilinoMércia MedeirosLeneide Austrilino PettaJosenilda Almeida Cavalcanteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:13:54Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/741Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:48:32.907038Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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